Confira os passos para organizar um evento de sucesso

Fundador da Showdesign dá dicas essenciais e revela como gerar recorrência no público-alvo

Rogério Fernandez / Divulgação

Como realizar eventos de sucesso, que mesmo depois de encerrados, ainda farão parte das lembranças de quem esteve presente? De acordo com Rogério Fernandez, fundador e CEO da Showdesign, o primeiro passo é estabelecer a real intenção. “Quando você tem clareza sobre a intenção, começa a ficar mais fácil desenhar. O foco é o lançamento de um produto ou de uma marca? É uma premiação? Uma confraternização? Um treinamento? Depois de responder a todas essas questões, pode começar o planejamento que vai indicar os setores corretos onde gastar ou não”, explica.

O especialista afirma que a maioria das pessoas não têm clareza sobre a real intenção do evento e incluem muitas coisas sem sentido. “Após essa definição, é preciso decidir se deseja fazer algo simples, usando apenas o necessário, ou se o objetivo é criar uma experiência e gerar impacto emocional no seu público”, destaca Rogério Fernandez.

Criar experiência é o segundo passo para quem quer algo realmente impactante. Nesse caso, trata-se de estimular os sentidos de quem estará presente para que se torne mais fácil fazer com que as pessoas absorvam o que vai ser apresentado. “Quando você adiciona experiência faz com que as pessoas dificilmente se esqueçam daqueles momentos e, com isso, elas contam para todo mundo, compartilham nas redes sociais e isso gera recorrência”, afirma.

Estimular os sentidos é trabalhar com algo que encante a visão, o olfato, o tato, o paladar ou a audição. Além disso, é fundamental pensar no formato e na quantidade de pessoas presentes, se deve ficar em pé ou sentado, se haverá interação ou não. “Ter essas informações é crucial para evitar problemas, como falta de iluminação na plateia ou até mesmo de algum microfone para interação”, aponta. Pensar no formato é avaliar com cuidado o local, a sonorização e a iluminação.

O fundador da Showdesign reforça que antes de pensar no tamanho ideal é preciso levar em consideração a quantidade de pessoas e o formato. “Tenha anotado a largura, profundidade e altura do espaço. Se o pé direito do local for muito baixo, talvez não consiga usar projetores. A sonorização também deve ser considerada um item fundamental, assim como a quantidade de palestrantes e quantos deles irão falar ao mesmo tempo, por exemplo. Verificar se os microfones serão estilo bastão ou headset. Dependendo do local, se utilizar microfone sem fio, a interferência pode ser grande e, por isso, é preciso contar com um sistema mais robusto para não ter problemas”, aconselha.

Ainda em relação ao local, o especialista em eventos afirma que é necessário pensar na iluminação. Existem três tipos: a que ilumina, a que realiza efeitos e as cênicas, cada uma com uma intenção diferente. “A intenção da que ilumina, por exemplo, é destacar o palestrante e dar um nível bom de fotografia para fotos e vídeos”, avalia.

Finalmente, quem promove um evento de sucesso precisa se atentar à questão do vídeo. “Nessa categoria nós temos a projeção e o painel de LED. Um dos pontos é a resolução, que depende da distância da qual o público vai ficar desse tipo de transmissão. Quanto mais perto as pessoas estiverem, maior precisa ser a resolução”, alerta.

São muitos os passos necessários para que um evento seja realmente perfeito. Por conta disso, Fernandez sugere que sejam sempre contratadas empresas e fornecedores reconhecidos. “Vejo muitos profissionais tirando pedido e tratando eventos como apenas mais um e não como único. Pesquise muito bem. Veja depoimentos, peça contatos de clientes satisfeitos, analise demais projetos realizados e olhe as redes sociais. Independentemente de priorizar custo ou qualidade, é preciso ter a certeza de que o seu evento será perfeito”, finaliza.

Sobre a Showdesign

A Showdesign está no mercado desde 2002, criando experiências com a integração audiovisual em shows, festivais, gravações de DVD, formaturas e eventos corporativos. Já atendeu mais de 12 mil clientes, entre artistas, palestrantes e empresas, sempre com o propósito de entregar uma solução de full experience: que compreende desde a ideia inicial à execução final. Todos os eventos são projetados em 3D e levam itens como iluminação, sonorização, painel de LED, tecnologia e conteúdo, com efeitos visuais, robóticos e trilha sonora. Para mais informações, acesse: https://showdesign.com.br/ ou pelas redes @showdesign.

Sobre Rogério Fernandez

O especialista em gestão e organização de eventos atua na área desde 1998. Atualmente, é fundador e CEO da Showdesign.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*