Concurso nacional em Curitiba irá escolher as melhores cervejas do Sul do Brasil

Cervejarias dos três estados do Sul que abriga 686 fábricas têm até dia 10 de novembro para inscreverem seus produtos e terem a chance de disputar a final nacional em dezembro

3ª Copa Cerveja Brasil irá avaliar as bebidas dentro da cada estilo Divulgação Abracerva

A etapa Sul da 3ª Copa Cerveja Brasil, concurso nacional promovido e organizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), será realizada de 22 a 24 de novembro, em Curitiba (PR). A competição que já rodou o país e avaliou mais de 730 rótulos irá premiar as melhores cervejas produzidas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Pela primeira vez um concurso nacional está percorrendo o Brasil, avaliando e premiando os melhores rótulos produzidos em cada uma das cinco regiões. Cervejas que recebem medalhas nas etapas regionais, como a de Curitiba, participam da final nacional, que vale vaga para concursos internacionais da bebida.

“As etapas regionais ajudam a democratizar o concurso ao reduzir custos de inscrições e de logística ao mesmo tempo que valorizam as características de cada região, responsáveis por formar a identidade brasileira”, avalia o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

Também com o objetivo de valorizar a cerveja brasileira, entidade incluiu no regulamento e irá premiar cervejas que utilizam técnicas, madeiras e ingredientes nacionais.

Já foram realizadas etapas Sudeste, em Vitória (ES); Nordeste, em Salvador (BA); Centro-Oeste, em Brasília (DF), e Norte, em Belém (PA) durante as quais foram distribuídas 230 medalhas. Em dezembro a Abracerva promoverá a grande final em São Paulo.

Cervejarias que receberem medalha de ouro na final nacional ganharão inscrição para o concurso internacional World Beer Cup. Além disso, todas as cervejas premiadas na categoria Best of Show regional recebem inscrições para a Copa Cervezas de America. Todas as inscritas recebem um relatório com as análises técnicas de suas amostras que serão avaliadas por dezenas de jurados e especialistas na bebida.

Dados da região
A região Sul reúne 39,7% de todas as cervejarias do Brasil, segundo dados oficiais do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA). Em números absolutos, são 686 fábricas, um aumento de 7,5% em 2022 na comparação com 2021. São 310 cervejarias no Rio Grande do Sul, 215 em santa Catarina e 161 no Paraná. Segundo dados do MAPA, Curitiba é a terceira cidade com mais cervejarias no Brasil, com 26 fábricas. Atrás apenas de Porto Alegre, com 42 cervejarias, e São Paulo, com 59.

Congresso
Além da 3ª Copa Cerveja Brasil, Curitiba também recebe na mesma época o Congresso Cerveja Brasil. O encontro reunirá empresários e lideranças do setor para mesas redondas e palestras sobre temas como tributação, sustentabilidade, competitividade, além de uma rodada de negócios.

“O Congresso compõe o road show Conexão Cerveja Brasil com o qual temos conseguido aproximar as cervejarias das entidades e associações nacionais e regionais do setor de bebidas e do segmento de cervejas artesanais. O objetivo é conseguir a união para melhorar o ambiente de negócios reduzindo impostos e simplificando o dia a dia do empresário”, explica o presidente da Abracerva.

ABRACERVA
A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br.

Link para inscrições na etapas Sul da 3ª Copa Cerveja Brasil: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-2023-regiao-sul

Agenda do Conexão Cerveja Brasil 2023:
Sul – Curitiba (PR): 22 – 24 de novembro
Final em São Paulo: dezembro


Daniel Navarro
OPA Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*