Concerto ‘Clássicos do Rock’ com a Orquestra Cordas do Iguaçu, no Guairão

Carla Fonseca / Divulgação

Um show com a união de música clássica com rock ´n roll, no palco do Teatro Guaíra

No próximo dia 30, os músicos da Orquestra Cordas do Iguaçu irão unir violinos e guitarras no grande palco do Teatro Guaíra. Um encontro de música clássica e rock ‘n roll com releituras de sucessos de bandas como AC/DC, Metallica, Iron Maiden, Guns N’ Roses e Pink Floyd. O Cordas do Iguaçu é um projeto social que há mais de 13 anos ensina música gratuitamente com aulas de violino, viola e violoncelo para jovens de Curitiba e região metropolitana. Ao todo, mais de cinco mil jovens já foram beneficiados pelo projeto desde 2011. 

Sucesso de público e crítica, a apresentação Clássicos do Rock volta ao Teatro Guaíra um ano após ter emocionado a plateia neste mesmo palco. É uma oportunidade para quem não viu o espetáculo em 2023 e aos que já foram na edição passada também vale reviver a emoção com as canções em arranjos únicos. Além disso, o novo repertório conta com canções inéditas preparadas, exclusivamente, para surpreender. 

Preparem-se para se emocionar com clássicos como Fear Of The Dark, Sweet Chilld O’ Mine, Bohemian Rhapsody , Hey Jude, entre outros. O espetáculo começa às 21 horas e a partir das 20h os portões já estarão abertos para recepcionar o público. A programação é de quase duas horas de músicas embaladas por violinos, violoncelos e violas acompanhados dos sons das guitarras, bateria e contrabaixo.  

Os ingressos estão à venda no site da plataforma Disk Ingressos com valores a partir de R$75. 

Sobre o Cordas do Iguaçu 

O Projeto Cordas do Iguaçu nasceu do sonho do Maestro José Maria Magalhães, membro da Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná. Músico cearense, José Maria quis retribuir o apoio que teve nos estudos com a música, que também teve em uma ação social. Foi quando em 2011, ele passou a ensinar música clássica para jovens em Tunas do Paraná, uma região com altos índices de violência e pobreza, na época. Atualmente, o projeto é realizado em mais três cidades: Curitiba, Balsa Nova e Araucária com o ensino de violino, viola e violoncelo, abrangendo mais de 520 crianças e adolescentes nas aulas de música.  

Como forma de incentivo para o aprendizado, alunos em condição de vulnerabilidade social ainda recebem instrumentos doados para as aulas e uma bolsa de estudos. Esse incentivo tem rendido frutos, pois muitos jovens integrantes do projeto decidiram seguir carreira profissional na música, fazendo parte de outras orquestras como Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Filarmônica da UFPR e Orquestra da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). O jovem Cesar Augusto Vieira, por exemplo, foi aprovado para a Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo. Já Bruna Foss ganhou uma bolsa integral para estudar na renomada Grinnell College, uma das melhores faculdades de artes liberais dos Estados Unidos.  

Mario Batista, de Tunas do Paraná, foi aluno e depois, se tornou professor do Cordas do Iguaçu. Ele concluiu bacharelado na EMBAP e ganhou uma bolsa integral para mestrado em Música em Performance de Viola na University of North Dakota (UDN). Atualmente, ela também se apresenta no Quarteto de Cordas Estudantis da instituição. 

Serviço

O que: Clássicos do rock com a Orquestra Cordas do Iguaçu

Onde: Teatro Guaíra – Curitiba

Quando: 30 de abril de 2024 às 21 Horas

Não perca a única apresentação. Ingressos pelo Disk Ingressos.

Por Raphael Souza Lima Marchiori – RV Press

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*