Compositor que deu vida à animação ultrarrealista em 3D sobre o Dr. Alberto Rivera revela os bastidores do thriller

Assim como a produção visual usou uma das mais sofisticadas tecnologias, Fabrício, que esteve na equipe do filme Simonal e em outras séries como no Mundo da Luna, buscou também recursos de última geração para dar uma profundidade esperada para a densidade da série

Fabrício Modesto, compositor, produtor musical e engenheiro de som, especialista em áudio para games Fabrício Modesto, compositor, produtor musical e engenheiro de som, especialista em áudio para games. Divulgação

Alberto: a Série, antes contada pelas revistas em quadrinhos sobre as experiências do Dr. Alberto Rivera – um ex-padre jesuíta que desmascarou o sistema católico romano – e que ganhou as telas em dezembro, foi produzida ao longo de 2022 com recursos inovadores na produção audiovisual brasileira e na América Latina. No entanto, a animação ultrarrealista em 3D, só ganhou vida depois de passar cada um dos seus 10 episódios pelas mãos do compositor Fabrício Modesto, que assina também como diretor de áudio, engenheiro de mixagem e sound designer  da série disponível pela Univer Vídeo.

Para o especialista que já esteve na equipe de Max de Castro e Wilson Simoninha, no filme Simonal (premiado em 2020), receber a obra do zero, somente com a voz dos personagens vestidos com roupas de capturas de movimentos, atuando em tempo real e torná-lo em um thriller, foi um desafio já que, diferentemente do filme musical, ele e sua equipe teriam que criar todos os sons, as trilhas e ainda fazer o tratamento das vozes dos personagens.

“Essa experiência em produzir trilhas e efeitos sonoros em geral pra games, peças publicitárias, séries e filmes já faz parte da nossa rotina. Mas no caso da animação da série Alberto, desenvolver os temas buscando passar  o clima de tensão, enquanto o protagonista vai contando as suas histórias, foi muito desafiador”, conta.

“Isso porque construímos do zero esses ambientes sonoros que só existem no mundo 3D. É o que chamamos de sound design, que dá o efeito dos pássaros, das folhas, dos passos, da porta se abrindo, também muito comum nos games. É um trabalho criativo, mas também muito intenso e gratificante quando vemos o resultado final. Nós demos vida para as imagens com  efeitos e trilhas que impactam de imediato, dando a impressão de que os personagens são reais, muito mais que em 3D”, afirma Fabrício.

Assim como a produção visual que usou uma das mais sofisticadas tecnologias de renderização 3D, criando visuais fotorrealistas e experiências imersivas, por meio da plataforma Unreal Engine, associada à técnica de motion capture (captura de movimentos) corporal e facial, para trazer um nível de realismo inédito ao segmento, Fabrício buscou também  recursos da tecnologia para trabalhar dentro da estética da obra,  observando o que precisava ser produzido, utilizando de recursos de áudio digital de ultima geração como recursos de espacialização sonora 3D e os mais atuais sintetizadores de som, que conseguem dar uma profundidade esperada para a densidade da série.

Além de fazer parte da equipe de áudio do filme Simonal e assinar pela série Alberto, Fabrício Modesto é também  compositor adicional e supervisor musical  da série Spectros (Netflix), dirigida por Doug Petrie ( conhecido como escritor, diretor e co-produtor executivo de Buffy the Vampire Slayer,  American Horror Story: Coven . CSI: Crime Scene Investigation e outros) e um dos responsáveis pelo sound design da serie da Gloob, Escola de Gênios, (Globo Play) e compositor adicional e engenheiro de mixagem das trilhas da série No Mundo da Luna (HBO).


Luciana Debom – Assessora de Imprensa

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*