COM AS CONTAS EM DIA

Cibeli Nardi
Crédito: Divulgação

 

 

Quais são os passos a serem adotados para alcançar a estabilidade financeira

 

Facilidades de crédito, infinidades de cartões sem limite e a falta de planejamento podem fazer com que o pagamento das contas mensais se torne uma dor de cabeça no cotidiano familiar. Como organizar as contas para que o dinheiro recebido seja suficiente para viver e ainda realizar sonhos?

 

A primeira coisa a ser feita é estabelecer uma meta e a data em que ela será realizada. “Sem um objetivo nada sai do papel. A meta pode ser comprar uma casa nova ou simplesmente quitar as dívidas. O importante é fixar uma data para que este plano seja concluído”, explica a coach Cibele Nardi, pois com o objetivo em mente começa-se a traçar o planejamento para atingi-lo.

 

Segundo Cibele, montar uma planilha de gastos e ganhos ajuda a visualizar onde o dinheiro está sendo consumido. Nela serão inseridos os gastos fixos, de valor invariável; variáveis, que mudam de acordo com o mês; e arbitrários, aqueles não são necessidades vitais. “Caso o cálculo feche no negativo, o primeiro passo é avaliar quais contas podem ser cortadas e o que pode ser feito para complementar a renda mensal”, alerta a coach.

 

Para identificar gastos supérfluos, a coach sugere que a pessoa observe seus hábitos de consumo por uma semana, do cafezinho no bar até o sapato que estava na promoção. “Com essa avaliação é possível detectar quais são as distrações diárias que “roubam” seu dinheiro e assim evitá-las”, conta.

 

Outra maneira de evitar compras indesejadas é deixar de lado cartões de crédito e talões de cheque. Para a coach, eles servem como um gestor financeiro e não uma linha de crédito. “Quem não tem controle sobre as compras feitas no cartão pode acabar endividado”, acrescenta.

 

Em caso de dívida, a mesma deve ser renegociada e incluída nos gastos fixos até ser quitada. “Consultar descontos ou outras formas de pagamento da dívida pode trazer economia de dinheiro e consequente reinvestimento do mesmo no pagamento de outras despesas”, diz Cibele.

 

Após a estabilização dos gastos e para manter uma vida próspera, a profissional indica que 70% dos ganhos sejam destinados para viver, 20% sejam poupados e 10% sejam destinados a contribuições de caráter social. “Essa fórmula trará mais tranquilidade de vida para a família que não irá mais se preocupar com o orçamento e ainda terá uma reserva para realizar seus planos”, conclui.

 

Sobre a Coach Cibele Nardi:

Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, licenciada pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), Cibele Nardi atua como coach por meio de sua empresa de treinamento High Places Coaching Brasil. Especializada em comportamento e relacionamento humano, seu grande diferencial de abordagem está na utilização da técnica do mentoring e cousuling aliada ao Coaching. Sua experiência pessoal na área de gestão financeira lhe deu embasamento para estudar o coaching executivo no Instiad, onde obteve sua formação, e então também pode oferecer este serviço a seus clientes. Além do trabalho como coach, Cibele também é formada em Teologia e há quatros anos está envolvida no projeto curitibano “Mulher Plena” que auxilia na formação da identidade feminina de mulheres com baixa autoestima.

 

Serviços:

High Places Coaching Brasil

Cibele Nardi – Coach

Email: contato@cibelenardicoach.com.br

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*