COLUNA KV NA FOLHA DA MULHER – EDIÇÃO JULHO

ALÉM DA DECORAÇÃO - UMA OBRA DE ARTE - É UM ITEM AFETIVO

FOLHA DA MULHER SJP – ED 122 – JUL 2022 – Katia Velo

“A emoção não pode crescer, nem ser imitada; ela representa a semente, a obra de arte representa o botão”. Georges Braque, pintor francês

A UNIÃO DA ARQUITETURA E DA ARTE

“A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer.” John Ruskin, poeta e crítico inglês.

A arquiteta Camily Cavalcanti Camilo e eu realizamos nossa terceira parceria, desta vez no projeto autoral “living room e jantar do apartamento FH” onde os destaques são contemporaneidade, atemporalidade e funcionalidade.   A proposta do ambiente foi unir aconchego, suavidade e sofisticação. A arquiteta valorizou o uso de mármore, revestimento em madeira, cores claras com pontos terrosos e verdes, adornos selecionados, personalidade e fluidez para os ambientes integrados com mobiliário. “A integração dos ambientes em contraste com a personalidade que a arte traz -acolhimento e aconchego” destacou Camily.

AO INFINITO E ALÉM!

“A imaginação é positivamente aparentada com o infinito”. Charles Baudelaire, poeta francês.

Uma das coisas que eu gosto de fazer é  dar títulos às minhas obras. Eu adoro nomear meus quadros, geralmente o título está envolto em várias questões, pode ser um filme que vi, uma viagem, um acontecimento marcante que podem dar origem a nomes como: Arabescos, Tapisserie, Adornos Maria Antonieta, entre outros.  Mas, estranhamente pela primeira vez, não encontrava um nome que julgasse adequado. Mas, durante a instalação da obra, houve um pequeno incidente e  vi que tinha um pouco de sangue no verso no quadro, pois havia machucado o dedo e nem havia percebido. O proprietário do apartamento, Fabio Henrique Borges, muito atencioso, trouxe um bandaid com o desenho do Buzz Ligthyear, na hora pronunciei “Ao Infinito e Além!” e como ele também é fã do personagem, o título da obra surgiu deste momento deliciosamente inusitado.  A frase pode parecer simples e até infantil, mas é muito filosófica. Nela está incutida a ideia de se lançar ao desconhecido, acreditar, imaginar. “A Katia conseguiu traduzir através do pincel exatamente o que eu buscava para o ambiente. O quadro trouxe vida, luz e alegria para a minha casa!” declarou, Fabio.

VERDE ESPERANÇA

“A esperança é o sonho do homem acordado”. Aristóteles, filósofo grego.

Inspirada na planta escolhida pelo proprietário, a costela de Adão, usei uma infinidade de tons verdes, além dos terrosos e pinceladas em tons azuis. O destaque foi para o uso do dourado, destacando as duas principais folhas da planta citada e alguns contornos. A luminosidade, sobreposições de gestos intensos são características do meu fazer artístico.  A  moldura em ouro velho foi feita pelo moldureiro Claudio Tiburtius “abraçando” a obra com delicadeza e modernidade. Camily e eu formalizamos a entrega da obra certificada  e direito a assinatura em loco e orquídeas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*