Coletiva de Natal 2013 no Hall de entrada do Teatro Fernanda Montenegro

Obra de Dirce Polli

 

Nesta quarta, 18 de dezembro, às 20 horas no Hall de entrada do Teatro Fernanda Montenegro no Shopping Novo Batel acontece uma exposição de pinturas de cinco artistas de Curitiba intitulada “Coletiva de Natal”, onde estão expostos 24 quadros de temas diferentes indo do figuativo ao mais ousado, trazendo temas relacionados a natureza (pássaros), ao social ( caos urbano) , temas agrários, relacionados a imigração italiana, temas natalinos, esta exposição terá parte das venda repassada a uma fundação que faz importante trabalho social, dando assim ao conjunto de obras expostas além da beleza artística, uma participação da arte em prol de pessoas necessitadas.

 

Artistas plásticos participantes:

Dirce Polli

Professora licenciada pela–Universidade Federal do Paraná, frequentou o curso de Educação Artística na FEMP durante o ano de 1976, pós graduada em Arteterapia .
Membro da APAP- PR Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná. Catalogada no Dicionário de Artes Plásticas Brasil – Julio Louzada, Vol. V, pg. 701.
Frequentou cursos de desenho e pintura no Museu Alfredo Andersen (1990 e 1992), em seguida, no Atelier Pró-Criar, Atelier Delavi, Solar do Rosário, Solar do Barão, além de cursos de leitura de obras de arte, leituras de imagens e gravura na UFPR.
Trabalhou no Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro de 2004 a 2008 e em diversos projetos sociais de Arteterapia.
Atualmente realiza orientação em atelier no Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri.
É integrante do Atelier de Arte Edilson Viriato, onde participou no exterior de workshop e viagem cultural em museus da Espanha, Suíça, Alemanha e Holanda.
Realizou EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS na Caixa Econômica do Paraná (1992/98), Biblioteca Pública do Paraná (1993/94/98) Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri (1995, 1996),
Participou de diversas EXPOSIÇÕES COLETIVAS entre elas em espaços culturais: BRDE, SESC, APAP, SEC. Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri
SALÕES DE ARTE CONTEMPORÃNEA, entre eles: XII Salão Banestado de Artistas Inéditos 1996, 53º Salão Paranaense(1996) com o Grupo Correndo o Risco, V Salão de arte de Itajaí 1996, III Mostra de Artes Plásticas– UNIOESTE 1997 e 2002, XXII Semana Portinari 1997, Salão de Artes de Paranaguá 1998, Salão de Arte Prefeitura de Vinhedos/SP; III Muestra Latina Americana de Miniprint – Rosário Argentina, 1998, entre outros.
Premiada em 1996, Menção honrosa – III EXPAM-Exposição de Artes Místicas Rosa Cruz, e em 2000 XVI Exposição Nacional de Arte ASPAR.-“Paraná Terra de todos nós”
Integrou a COMISSÃO JULGADORA do III Salão de Arte Mística Rosa Cruz em 2004.
Participou na CURADORIA das exposições:
“ Os diversos olhares do natal” SESC- Agua Verde
“Arte Ítalo Brasileira” – Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri.

Di Magalhães.

Nasceu na cidade de Goiás, estudou na Escola de Artes “Veiga Valle” , com mestres: Goiandira do Couto, Octo Marques, Neusa Moraes, em 1985 forma-se em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – Bacharelado com Habilitação em Pintura e Gravura, onde teve como Mestres: novamente Neusa Moraes, Angelos Katenas, Marcos Veiga, Maria Veiga, Cleber Gouveia entre outros…
Durante o período na universidade teve os seguintes cursos: Perspectiva Cônica – Fundamentos e Métodos,Introdução ao Marketing,Diagramação em Artes Gráficas,Promoção de Vendas e Merchandising,Serigrafia,Percepção Visual e Arte, A Arte em seus Processos : O papel como suporte,Iniciação Prática a Litografia Artística,Aperfeiçoamento contínuo em Cenografia todos em Goiânia, Possibilidades de Argila em Curitiba, Curso de Figurino e Cenário(Teatro Guaíra ,Curso Técnico de Criação e Montagem de Figurino para espetáculos(Teatro Guaíra ), Curso de Serigrafia Magyrus todos em Curitiba, Curso “ Uma metodologia italiana para restauro e pinturas em murais” em Museu de Arte de Goiânia – Goiânia, ministrado pelo L’Opificio delle Pietre Dure – Florença -Itália.

Fernando Nolasco.

Natural de Curitiba, formado em DESIGN 1978 – PUC. Curso de CURADORIA pelo MUSEU DE ARTE MODERNA (MAM) – SP. Professor voluntário de artes plásticas do “PONTO ATIVO”, para a melhor idade, iniciativa da Associação Comercial do Paraná e do Centro Vivo. Curador das exposiçõs anuais “AMIGOS DA ARTE” no Museu Botânico de Curitiba, TRE, Shopping Bairro Alto…
Coordenador do grupo “AMIGOS DA ARTE” na livraria/sebo Acervo, na rua Saldanha Marinho nº 459– Curitiba – PR.
Diversas exposições coletivas e individuais na Biblioteca Pública do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral, SESC Portão, Jardim Botânico de Curitiba, entre outas.

Sandoval Tibúrcio.

Natural de Itumbiara, Goiás, residente em Curitiba desde 2001, onde constantemente aprimora sua arte e sensibilidade. Suas características, seus estudos foram iniciados no Rio de Janeiro na década de 90.
O encanta a subjetividade e a multiplicidade da arte, pincéis, telas, espaços, vazios, cenários… Diante deste fascínio, um determinado dia ao visitar um atelier decidiu pintar e se reconheceu como criador, como autor, como artista. Ao apreciar uma tela de Van Gogh com suas pequenas pinceladas se encantou com tamanha sensibilidade e habilidade. Encantou-se com os traços livres de Miró, com o azul dos jardins de Monet, se sentiu provocado a criar, a se expressar. Assim como muitos outros artistas recebeu influência de: Renoir, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Romero Brito entre outros. Tem traço peculiar, curioso, instigante sobre o ser humano em sua singularidade e em sua coletividade, ele cativa e provoca o sentir.
A geometria é sua parceira constante, losangos, quadrados e retângulos, buscando e descobrindo pessoas, cidades. A cidade revela, a cidade esconde, a cidade liberta, a cidade também aprisiona determinando diferentes atitudes de comportamento: a aglomeração; a coletividade; a consciência; a inconsciência; as sensações; as emoções; o abandono; o encontro; o reconhecimento; a proteção; a desproteção; a alegria, a tristeza, testemunhais, autorais num espaço amplo ou confinado, chaminés, marginais, centrais, laterais, bocas, olhares, visão, supervisão, sobreposição. Sandoval Tibúrcio traz um olhar provocativo para enxergar além do que se pode ver.

Vanice Zimerman.

Nascida em Curitiba-PR. Artista plástica, prosadora e poetisa Formada em Letras (2010) com oito livros lançados.
Nome artístico: Vanice Ferreira/ Vanice Zimerman
Amo pintar e escrever. Escrevo inspirada nas imagens do dia a dia. E para cada quadro que pintei, tenho uma crônica, ou poema escrito. Também tenho contos inspirados em quadros de Van Gogh, Renoir, Vermeer e Escher.
Na pintura, as flores e paisagens são minhas fontes de inspiração, também admiro as Estações do ano e as casas antigas, museus… Sinto que estão repletas de poesias, tendo transmitir nas telas a beleza e encantamento que existe em uma folha do plátano, no pôr do sol ou na harmonia das gotas d’áqua, que cintilam ao sol.
Em 2005, iniciei um Curso de Desenho e depois Pintura no Espaço de Arte Dante Alighieri, com a professora Dirce Polli. Minha pintura é Figurativa. Entre as técnicas que mais gosto destaca-se Óleo/ tela, e Aquarela. Atualmente seu trabalho esta evoluindo para um estilo menos acadêmico, mais pessoal. Gosto de trabalhar com tons de rosa, amarelo, azul, verde, mas ao misturar as tintas, as novas possibilidades de cores me encantam.
EXPOSIÇÕES
Desde 2005, participei de diversas Exposições vários espaços de Curitiba e também na Argentina, entre elas destacam-se:
– Espaço de Arte Dante Alighieri (desde 2005 a 2009);
– “TERAPIA PELA ARTE” (22/11/2007).
EXPOSIÇÕES/ 2012
– Exposição “SEMANA CORA CORALINA” Restaurante e Bar Dona Doida (20/08/2012);
– Exposição Coletiva – Centro Cultural de Comodoro Rivadavia – Argentina (16/02-2013);
– Exposição Coletiva – Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco – Argentina.
– Exposição de Artes Plásticas “MÊS DA MULHER” (13/03/ a 29/03/2013), no Estação Business School- 5º andar. Participação com o poema: “Encontros com o espelho”.
– Exposição “ARTE E CULTURA ÍTALO BRASILEIRA” – Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri (05/11/2013)
– Exposição “FACHADAS DE IGREJAS”, no Museu de Arte Sacra de Curitiba (10/11/2013), participo com a Instalação “Buscando a Luz…”
Para o ano que vem, tenho muitos projetos, entre eles, continuar pintando, estudar, participar de Exposições de Arte e Literatura e publicar mais livros de contos, ou de poemas fotografias.

 

Serviço:

Exposição Coletiva de Natal

Dia: 18 de dezembro de 2013

Horário: 20 horas

Local: Rua Coronel Dulcídio, 517 – Batel, Curitiba – PR, 80420-170
(41) 3222-4484

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*