Coletiva artística retrata o universo do Bicudinho-do-brejo em diferentes olhares
Do brejo à Aliança Francesa, exposição pretende evidenciar a forma de vida desse pequeno pássaro, além de arrecadar fundos para a Reserva Bicudinho-do-brejo
Publicado em 26 de julho de 2018 por katia em Arquitetura, Decoração, Design, Moda e Estilo, Cultura // 0 comentários
Por Emanuelle Spack
A bióloga Bianca Luiza Reinert foi quem idealizou a Reserva Bicudinho-do-brejo que fica localizada em Guaratuba. Em 20 anos Bianca descreveu três espécies novas para a ciência e coordenou estudos com os pássaros que vivem nessa Reserva que tem o objetivo de preservar e conservar a natureza numa área em que existem muitas espécies raras de nossa fauna, algumas ameaçadas de extinção. Para ela esse trabalho tem muito a revelar, “é como se essa junção de arte e conservação da natureza estivesse sendo celebrada em uma festa!”, diz Bianca.
Para organizar o evento Bianca fez dois encontros com os artistas para esclarecer como é o projeto e como funciona a Reserva, “mostrei fotos para explicar aos artistas as características desse ambiente e as particularidades do Bicudinho-do-brejo. Nesse sentido, a exposição visa apresentar a leitura que cada artista fez em relação ao projeto, à Reserva e ao passarinho”, explica Bianca. Por meio de suas inspirações cada artista trabalhou à sua maneira e, no contexto geral, a exposição apresenta obras de porcelana, cerâmica, vidro, mosaico, pintura, entre outras.
A exposição coletiva integra o Rendez-vous Artistique de julho que tem como tema: a arte da preservação ambiental. “A Aliança Francesa promove exposições frequentes, mas nem sempre conseguimos juntar os temas. Desta vez acabou dando tudo certo”, explica Cassandra revelando que essa será uma experiência importante, pois as exposições da Aliança Francesa são para integrar a cultura local e a cultura francesa. “Apoiamos os artistas da comunidade que estamos inseridos. Nesta mostra em especial, queremos divulgar o projeto, promover a captação de recursos e, como já está acontecendo, viabilizar a legalização da Reserva para que eles possam receber recursos de projetos e entidades apoiadoras”. Nesse sentido a Aliança Francesa e o Consulado estão mobilizados em apoiar e divulgar o projeto e a Reserva Bicudinho-do-brejo devido a sua importância e relevância ambiental.
Esta é uma coletiva artística muito rica e diversificada. Além das técnicas variadas, a forma como cada artista vê o projeto é muito bacana. As obras estão disponíveis para aquisição e os valores serão revertidos para apoiar a Reserva e o projeto Bicudinho-do-brejo que protege não só este passarinho, mas outras 12 espécies ameaçadas de extinção. Além das obras, na abertura e durante a exposição estarão à venda no espaço o livro A descoberta do Bicudinho-do-brejo lançado no Rendez-vous Artistique, camisetas e produtos de cerâmica do atelier Bianca Reinert. Todos terão como ajudar!
Bianca Reinert
Bióloga com mestrado em Conservação da Natureza pela UFPR e doutorado em Zoologia pela UNESP, Bianca Luiza Reinert, idealizadora da Reserva Bicudinho-do-brejo, descreveu três espécies novas para a ciência e coordenou por mais de 20 anos estudos com os Bicudinhos-do-brejo. A cerâmica entrou na sua vida nos anos 80, mas foi apenas em 2016 que os trabalhos com argila tomaram espaço definitivo em sua vida. A partir de então, a arte também está presente no dia a dia nos trabalhos da bióloga.
Serviço
O Bicudinho-do-brejo pousou na Aliança Francesa
Data: de 20 de julho até 06 de setembro de 2018.
Local: Café Babette da Aliança Francesa
Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 1100 – Curitiba, Paraná.
Entrada: Franca
Dias e horário: De segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00 e aos sábados das 9h00 às 12h00
Deixe um comentário