Coleção Novozymes Nova Perspectiva será apresentada no Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais
Projeto já levou literatura, sustentabilidade e biologia a mais de 26.000 pessoas no Brasil
O vice-presidente corporativo de Sustentabilidade da Novozymes, Pedro Luiz Fernandes, apresentará,nesta quinta-feira, 18 de agosto, às 16h, no Teatro Francisco Nunes, a Coleção Novozymes Nova Perspectiva, na terceira edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Sabendo que a leitura é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas o gosto pelos livros, muitas vezes, é superado pela atração que a tecnologia oferece, o projeto EDUCAÇÃO desenvolvido pela empresa no Brasil, uniu a tecnologia e a literatura em 3 livros aplicativos, elaborados em parceria com o SESI-Pr, StoryMax e com a ajuda de professores e cientistas experientes. Os aplicativos visam engajar os leitores a refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sobre como a Biologia pode contribuir com a solução de diversos problemas da humanidade.
O primeiro livro aplicativo, ou também conhecido comoapp book, tem como título “Frritt-Flacc”, é uma adaptação da obra do escritor Jules Verne. Com telas que trazem muita história e interatividade, o texto trata do tema da diferença social e a mesquinhez, traçando uma ponte entre a indiferença humana de todos os tempos e o flagelo da pobreza nos dias de hoje, com foco em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o ODS 1, que é a erradicação da pobreza.
O segundo livro aplicativo traz um outro clássico, do russo Anton Tchékhov, intitulado como “Ostras”, a obra busca estimular o leitor a refletir sobre a erradicação da fome (ODS 2). O terceiro livro aplicativo traz um conto do inglês John Ruskin, “O Rei do Rio de Ouro”, tratando do tema: água limpa e saneamento (que faz parte do ODS 6). Apresentado como um conto de fadas, conta a história de um velho que visita a casa de três irmãos durante uma tempestade. O irmão bom acolhe o velhinho, mas os outros dois o maltratam e o expulsam. O que eles não sabiam era que se tratava do “Senhor Vento Sudoeste”, que trazia as chuvas para aquele vale fértil. Ao ser maltratado, ele provocou uma grande seca na região.
Todos os app books são gratuitos e já vêm em três traduções de especialistas em literatura e educação – em português, inglês e espanhol.
Em 2016 o aplicativo Frritt-Flacc ganhou destaque com o Selo Distinção Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, um dos mais significativos do Brasil, sendo considerado pela banca julgadora (de pesquisadores relevantes em literatura) como uma das melhores obras infanto-juvenis publicadas em 2016. Já neste ano o mesmo aplicativo ganhou o prêmio Opening Up Digital, uma iniciativa de pesquisadores da Bangor University, País de Gales e da Sheffield Hallam University, Inglaterra. Durante todo o mês de maio de 2017, leitores do mundo todo puderem escolher a melhor obra, e o “Frritt-Flacc” venceu na categoria “Escolha Popular”.
A principal proposta dos livros aplicativos, além de trabalhar a literatura dentro do universo digital, é instigar a reflexão dos leitores acerca dos ODS e da história que é narrada, por isso cada aplicativo possui, além do conto, uma área de atividades extras que permitem ao leitor conhecer mais sobre o ODS que está relacionado ao conto, bem como aprender a realizar um experimento científico que mostra como a Biologia pode contribuir com a solução daquele problema humanitário em questão.
O mais interessante do projeto é que além de promover a discussão sobre a temática proposta pelos ODS, por meio do experimento científico e do convite à realização de ações sociais, diversos colégios parceiros já realizaram atividades fora de sala para levar o conhecimento adquirido a creches e entidades locais.
Conheça mais sobre este projeto acessando a página:http://www.bioapp-novozymes.com.br/
Deixe um comentário