Clube Curitibano lança concurso de arquitetura para revitalização da Sede Mercês

Gustavo Pinto, diretor de engenharia do Clube Curitibano e um dos organizadores do concurso, e os arquitetos Milton Naigeboren e Felipe Guerra, ambos do escritório de Jaime Lerner.
Crédito: Divulgação

Em um café da manhã que reuniu arquitetos de cerca de 30 escritórios da cidade, o Clube Curitibano lançou no dia 1º de abril concurso para construção da Nova Sede Mercês. “A proposta do Clube é colocar novamente em evidência o talento arquitetônico e urbanístico pelo qual Curitiba tornou-se conhecida nacional e internacionalmente, seguindo padrão das edificações das Sedes do Clube Curitibano”, explica a diretora de arquitetura do Clube Curitibano a arquiteta Silvana Laynes de Castro.
A partir de cartas-convite, os arquitetos são convidados a apresentar estudos de projetos para construção de aproximadamente 10 mil metros quadrados da Sede Mercês. Para a comissão avaliadora, o concurso vai fomentar diferenciadas soluções que integrem o Clube ao ambiente urbano. O renomado arquiteto Joel Ramalho relembrou a importância da arquitetura curitibana em concursos nacionais num passado recente. Afinal, esta é uma área localizada no coração do tradicional bairro Mercês, com uma importante área verde de preservação de 4.850 m2, que faz parte da história da cidade.

“O Concurso Sede Mercês está dividido em duas etapas, e contará com a participação dos associados na escolha do melhor projeto para a nova sede que queremos ter”, finaliza o arquiteto Gustavo Pinto, diretor de engenharia do Clube Curitibano e um dos organizadores do concurso.

Ideias inovadoras
Com presença de arquitetos experientes e novos talentos da profissão, o concurso quer promover o debate em torno do espaço urbano e das ideias inovadoras para Curitiba. As inscrições dos escritórios convidados para participar do concurso vão até o dia 22 de abril, enquanto a entrega dos estudos preliminares da 1ª fase está marcada para o dia 26 de maio. Dessa fase inicial, serão selecionados três finalistas, cujos projetos em maquetes eletrônicas e físicas serão expostos aos associados do clube. Estes, por sua vez, vão votar na melhor proposta, tendo peso na escolha do vencedor, que será conhecido no dia 5 de agosto. A previsão é de que as obras físicas tenham início em meados de 2015.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*