Céline Dalcher & Taran Wilkhu abrem sua casa para Casa Vogue e mostram a premiada intervenção feita no projeto original de Walter Segal
Com a ajuda da arquiteta Lizzie Fraher, do escritório Fraher & Findlay, a designer de interiores e o fotógrafo, encararam uma reforma que ampliou a singela casa de madeira em um desenho original dos anos 1980 concebido pelo suíço Walter Segal
Foi em 2009, durante o festival Open House London – no qual propriedades históricas e de valor arquitetônico para a cidade costumam abrir ao público a fim de celebrar a paisagem urbana –, que a designer de interiores Céline Dalcher e o fotógrafo Taran Wilkhu visitaram pela primeira vez uma casa desenhada pelo suíço Walter Segal (1907 -1985), autor de um econômico sistema de autoconstrução popular nas décadas de 1970 e 1980.
A residência, toda de madeira compensada e inundada por luz natural, localizadas na Rua Walter’s Way, fascinou os dois de imediato, resgatando memórias de cada um. “Decidimos na hora que iríamos tentar comprar uma daquelas unidades”, revela a designer.
Quando ela engravidou do primeiro filho, Taran se empenhou na árdua busca pelo novo endereço e o encontrou não muito longe dali: na Rua Segal Close, onde, por sorte, um imóvel de 100m² se encontrava à venda.
Cerca de 30 anos depois, ela e o marido se perguntaram como ampliar a morada, que é destaque a edição de junho da Casa Vogue, e decidiram pedir ajuda a Lizzie Fraher, do escritório londrino Fraher & Findlay. “O método de Segal dá liberdade ao cliente de atuar na obra, e também pode ser entendido como uma crítica à habitação de massa da época, desprovida de qualquer possibilidade de personalização”, observa a arquiteta, que sugeriu algumas alterações, respeitando a proposta pioneira.
A intervenção, agraciada como Environmental Leadership Prize em 2021, adicionou quase 40mr à área, tudo com a mesma madeira compensada do bloco antigo. “Sustentabilidade é mais do que reciclagem. É também criar uma casa funcional e organizada, com espaços bem aproveitados”, afirma Céline.
A designer encarregou-se do décor, repleto de móveis de traços limpos. “Foi natural e quase intuitivo escolher peças minimalistas com nuances claras”, comenta. Para os donos, o verdadeiro trunfo da reforma é manter o espírito e o estilo de vida previstos há quase 40 anos pelo visionário suíço. “Hoje, a maioria de nós pertence à segunda geração do Segal Close. Apesar de não termos feito tudo sozinhos, como os primeiros que chegaram aqui, herdamos o senso de comunidade e preservamos a alma deste lugar”, arremata.
A matéria completa pode ser conferida na edição de junho de Casa Vogue, já disponível nas bancas de todo o país.
Desígnios, um podcast de Casa Vogue
Para quem também busca a sustentabilidade na hora de construir, reformar ou decorar, Casa Vogue apresenta “Desejo por Designer”, nova série de entrevistas do podcast Desígnios, que traz conversas inspiradoras com alguns dos vencedores do prêmio Casa Vogue Designer sobre questões que pautam as produções contemporâneas brasileiras.
Em episódio inédito veiculado nesta quinta-feira (2/6), a apresentadora e redatora-chefe de Casa Vogue Marianne Wenzel, recebe Pietro Oliveira, designer de produto e vencedor da categoria “Talento em ascensão”do Prêmio Casa Vogue Designer 2021 na, em um bate-papo sobre sustentabilidade e a importância de enaltecer o regionalismo em um mundo com cada vez menos fronteiras. Com duração média de 30 minutos por episódio, Desejo por Designer está disponível nas plataformas Spotify e Deezer.
Sobre a Casa Vogue
Casa Vogue é a revista de maior prestígio do Brasil em decoração, design, arquitetura e lifestyle. Referência máxima em comportamento e tendências, todos os meses encanta e inspira os amantes do bom viver.
Enviado por
Deixe um comentário