Casal prepara livro sobre experiência de passar um ano vivendo na Itália
"Brasileiros, paixão Itália" será lançado em sistema de crowdfunding
O casal curitibano Homero e Marisa Giacomini realizou um sonho comum a várias pessoas: viver a experiência de morar durante um ano em outro país. No caso deles a escolha foi pela Itália, mais especificamente pela pequena cidade de Jesi, região de Marche, na província de Ancona.
Homero explica que ele e sua esposa vinham trabalhando nessa ideia faz muito tempo. “Há vários anos vínhamos planejando esta viagem. Não foi algo assim de uma hora para outra. Já tínhamos definido que seria a Itália, em função das nossas origens a Itália, mas demoramos até decidir por Jesi”, relata Homero.
“Escolhemos Jesi para morar”, frisa ele, “por uma forte razão: amizades. Temos um amigo italiano casado com uma amiga brasileira, que moram no Brasil há muitos anos. Antes de irmos para Jesi, esse amigo italiano esteve em nossa casa e nós estivemos na casa deles na Itália. Mas três outras qualidades confirmaram Marche como nosso lugar de escolha. Primeiro a questão dos custos menores. Comparada comRoma, cidade entre as mais caras, os aluguéis na região deMarche custam a metade; restaurantes, feiras, ingressos e serviços em geral também são mais baratos. Em segundo lugar a questão da localização, uma vez que Marche é a região mais equidistante de todas as outras no país. Ancona, sua capital, é a única a partir da qual se pode atingir qualquer capital de província da Itália andando até, no máximo, novecentos quilômetros (excetuando a Sicília e a Sardenha). E por fim a tranquilidade e a bellezza”.
Já Marisa salienta que num projeto como este, a preparação é fundamental e pode ser feita de muitas formas. “Há até aquelas pessoas que arrumam dinheiro, compram passagens, fazem as malas e partem, sem preparação. Sua fé na ideia de que ‘é no andar da carroça que as abóboras se ajeitam’ é grande. Há também aqueles que pretendem prever tudo. Sua fé na ideia de que tudo pode ser planejado em detalhes é igualmente grande. Talvez uma média disso seja o melhor caminho. Nós somos do tipo músico de jazz, acreditamos que para improvisar bem é preciso ensaiar bastante”, esclarece ela.
Para contar a história desta experiência, Homero e Marisa estão preparando o livro “Brasileiros, paixão Itália”. A obra, além de trazer detalhes do dia a dia do casal em Jesi, apresenta um pouco de vários outros assuntos. Estão lá, por exemplo, a culinária e vinho do local, os roteiros com os lugares de destaque de toda região, os amigos italianos que eles fizeram e um pouco de história e geografia. Um ponto importante do livro são as informações minuciosas sobre todos os tipos de despesas que eles tiveram. “Para quem quiser ter uma ideia do custo de um projeto como este, nós anotamos todos os gastos que tivemos com moradia, alimentação, transporte e tudo o mais. Também apresentamos no livro dicas sobre comidas e restaurantes, roteiros de viagem, cultura e costumes. Além disso, ‘Brasileiros, paixão Itália’ traz 23 crônicas com nossas impressões sobre o país de nossos antepassados”, finaliza Homero.
“Brasileiros, paixão Itália”
O livro “Brasileiros, paixão Itália” está sendo lançado em sistema de crowdfunding. Por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse, cada pessoa contribui com o que pode e quer para a publicação da obra. Quem contribuir receberá o livro em formato físico, no papel, durante o lançamento (previsto para agosto) ou pelo correio.
Para contribuir basta acessar www.catarse.me/italia,escolher entre as opções de recompensas pelo seu apoio (um livro, dois livros ou mais!), fazer um cadastro rápido e realizar a compra, por boleto ou cartão de crédito. O site Catarse é muito seguro e despontou como a principal plataforma digital de lançamento de livros nos últimos anos.
Foram criadas diversas recompensas para quem participar do projeto, com valores a partir de R$ 10,00. A meta financeira foi estabelecida para cobrir os custos. Se ela for ultrapassada, tudo será revertido na impressão de novos exemplares. Metade deles terão distribuição gratuita em escolas públicas. A outra metade é destinada à venda, cujos recursos darão início a um novo ciclo de impressões e distribuição em escolas.
Mais informações sobre o livro podem ser encontradas na fanpage do Facebookwww.facebook.com/brasileirospaixaoitalia.
Carlos Homero Giacomini é médico pediatra, e mestre em saúde coletivo. Funcionário público por 35 anos, foi secretário municipal da Prefeitura de Curitiba durante 13 anos. É escritor e membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração.
Marisa Marini Giacomini foi assistente social da Prefeitura de Curitiba por 30 anos. Trabalhou em projeto de alfabetização de adultos em Moçambique, premiado pela ONU como o melhor do mundo em 2008.
Deixe um comentário