CASACOR Paraná 2017 – Contêineres multifuncionais
As arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas assinam ambiente residencial com conceito de décor baseado na vida em família
A construção em contêiner foi a escolha das arquitetas Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas, da Leal Ribas Engenharia e Arquitetura, para levar ares de praticidade e modernidade para a CASACOR Paraná 2017. Localizado fora da casa principal, o Estúdio Container foi criado a partir de três contêineres que foram recortados, acoplados e receberam estrutura metálica para sustentar os vãos livres, revestimento termoacústico, fechamento interno das paredes e forro em drywall. O ambiente conta com 125m² multifuncionais pensados para atender a dinâmica familiar com integração, convivência, socialização e no bem receber em locais amplos.
O espaço traz todos os ambientes sociais de uma residência e foi planejado para valorizar a convivência familiar, acomodar amigos, realizar eventos, preparar refeições e assistir filmes desfrutando dos recursos tecnológicos disponíveis, como automação e tela de projeção.
Totalmente integrada dentro de uma atmosfera urbana, a cozinha de conceito aberto com mobiliário planejado da S.C.A. Curitiba com a Coleção Attico é um destaque – expressiva e de forte identidade, a cozinha conta com o Sistema Cartesia com diferentes possibilidades de composição entre acessórios em madeira e cerâmica artesanal, central multimídia, back panel, além dos painéis deslizantes em madeira, componentes estes evidenciados com luzes de LED integradas, que realçam brilho e texturas dos materiais e dão profundidade. Com cor sóbria e elegante, dois padrões de base em tom de cinza médio com acabamento fosco de toque natural e textura 3D que dão à superfície um sombreado interessante. A cozinha comunica-se com a mesa de jantar e com o estar que abriga um home cinema – a única divisória do espaço são as paredes do lavabo que receberam pintura geométrica estilo mural. Toda esta estrutura conta com um ambiente ao ar livre sobre um deck em madeira, que reforça o aconchego e o conceito de integração, e possui toldo retrátil para proteger o espaço e prolongar o estar, criando mais um generoso ambiente em que móveis soltos compõem uma ambientação informal com cara de jardim. A integração e a permeabilidade entre área externa e interna prevalecem graças às porta-janelas de vidro do piso ao teto em toda a fachada, que trazem ventilação e iluminação natural, que por sua vez é controlada por cortinas motorizadas. O deck destaca-se como uma extensão natural do espaço, acolhendo e convidando o visitante a entrar no local.
A proposta de decoração é atemporal e busca o minimalismo nos vazios, no layout descomplicado e linear que traz um respiro aos ambientes. O projeto explora a espacialidade através dos traços simples e linhas retas, quebradas pela forma orgânica dos pendentes e luminárias. A paleta de cores conta com branco, tons de cinza, preto e tem toques de azul e madeira no mobiliário e no décor, além de móveis de fibra sintética na área externa que acompanham a linguagem do ambiente interno. Esta base de cores neutras contribui para o destaque das obras de arte e das texturas e tonalidades usadas nos demais elementos.
O uso de contêiner
O método construtivo parte do reaproveitamento de contêineres marítimos e tem se mostrado crescente na arquitetura: é uma construção seca, sem resíduos e sem desperdícios, além de apresentar rápida execução. O Estúdio Container é transportável e mais sustentável, funciona como um módulo residencial itinerante, que tanto pode ser ampliado, como pode ser unido à outra estrutura existente. Vale ressaltar que o projeto prioriza escolhas econômicas e funcionais de materiais.
Fornecedores
O projeto conta com contêineres da Total Storage Brasil, mobiliário solto, persianas (Hunter Douglas) e toldo (Stobag), papel de parede, tapetes, iluminação e objetos de decoração da Marili Decor, mobiliário planejado da S.C.A. Curitiba, esquadrias e espelhos da Vidraçaria Cometa, piso Balaroti, deck de madeira da Realiza Design, automação e home theater por Avex Technology, tecnologia e segurança por Link Technology, elétrica pela Axel do Brasil, forro e paredes em drywall, pintura e painel 3D pela Mabe Divisórias, paisagismo da Flora Quatro Elementos, obras de arte do arquiteto e designer Andre Brik e da artista visual Raquel Lima, Euromax com fornecimento dos materiais Dekton e Mármore, Marmoaria Via mar com execução de tampos e bancadas em Dekton e Mármore, louças e metais Deca, coifas da Coifatec, molduras de quadros e obras de arte da Moldari Molduras e projeto e execução pela Construtora Leal Ribas.
Deixe um comentário