CASA COR 2016 – O BICHO ESTÁ SOLTO
O resgate da tendência de animais na decoração é destaque em ambientes da Casa Cor Paraná 2016
Apesar de compor tradições milenares, as representações de animais ainda se mantém atuais na forma de itens inusitados e diferenciados da decoração de interiores. Seja por meio de estampas, objetos ou esculturas, os bichos marcam presença como tendência atemporal em espaços da Casa Cor Paraná 2016. Ao serem contextualizados da maneira correta, os artigos diferenciados proporcionam aos ambientes o toque de descontração e até mesmo de imponência requintada. De acordo com Marcia Almeida, proprietária da Villa Batel Decor, os animais são inspiradores em vários aspectos da vida, principalmente no que diz respeito à decoração. “Com suas formas, cores, estampas e texturas, eles têm capacidade de transformar o visual de um ambiente com charme e personalidade”, complementa a empresária.
Composto em linhas sóbrias e sofisticadas, o espaço “Open Bar Miami”, elaborado pelo arquiteto Marcelo Lopes, é uma das referências de ambientes em que a peça de animal protagonizou no décor. Inspirado no luxo da decoração internacional, o bar da Casa Cor Paraná foi composto em tons escuros e nuances amadeiradas, buscando assim imprimir o aspecto de pub internacional ao projeto. A originalidade do espaço, no entanto, fica por conta das obras artísticas, como a escultura de rinoceronte acoplada à parede. Confeccionada em resina, a peça foi produzida pelo artista Rafael Sartori exclusivamente para o espaço do arquiteto. Para o arquiteto, uma peça representada por animal pode ser adequada em qualquer ambiente, desde que seja idealizada no local da mesma forma que se faz com qualquer outro objeto ou obra de arte. Sobre a adequação do item, o profissional ainda explica: “Na decoração tudo deve ser pensado antes para que não se banalize nada e para que não fiquem objetos perdidos, sem sentido. Com isso temos a valorização tanto dos objetos, como do projeto executado no seu todo”.
Para criar o “Lugar da Criança”, a arquiteta Viviane Busch estabeleceu a proposta de um espaço multifuncional e que priorizasse a conscientização com o cuidado da natureza, além do amor aos animais. Como se estivessem em um dia na selva, os pequenos são encantados pelos animais de pelúcia em tamanho real e pela vegetação do espaço. Outro destaque são as almofadas com estampa de animais, da Murall Estamparia, que se encontram no enorme futon incorporado a uma plataforma de madeira com iluminação de led – desenhada pela profissional. A sócia da Murall Estamparia, Marise Prosdócimo, afirma que a vantagem dos objetos com forma ou estampa de animais é a associação que a criança pode fazer a um brinquedo. Além de tornar a decoração mais divertida, as peças auxiliam na proposta lúdica de espaços como um quarto infantil ou brinquedoteca.
Inspirado em grandes hotéis ao redor do mundo e na cultura de cada local, o ambiente “Lobby de Hotel” foi projetado pela decoradora Walkiria Nossol e pela arquiteta Jéssica Brandão. Os itens marcantes, com referência na cultura oriental, europeia e brasileira, configuram o espaço com aconchego e personalidade. Uma das peças de grande destaque é a onça esculpida para ser a mesa de centro do lounge de espera. Elaborada por Rafael Sartori, exclusivamente para o espaço, a mesa em formato de onça teve seu molde desenvolvido em argila para resultar em uma peça feita em resina com pó de grafite e tampo de vidro. A representação do felino no espaço é a peça-chave da singularidade do lobby das profissionais.
O refinado “Home Office” da mostra, desenvolvido pela designer de interiores Larissa Gomes, é feito de materiais nobres para possuir uma leitura leve e dinâmica. As lâminas de madeira natural, os enormes blocos de mármore do piso e o mobiliário assinado pelo designer Sérgio Rodrigues constituem o valor deste espaço. Para assegurar a atmosfera descontraída e reforçar o estilo próprio do Home Office, a profissional incorporou peças de animais no local. A mesa de apoio lateral – em formato de rinoceronte – e os objetos em molde de girafa, todos da Villa Batel Decor, são feitos em resina e surpreendem pelo design arrojado. As bandejas com gatos estilizados são de acervo pessoal da designer, que adquiriu os itens durante uma viagem internacional.
Composto por materiais nobres e de riqueza artística, o espaço “Living Principal” foi criado pelo arquiteto Ivan Wodzinsky para mesclar o estilo luxuoso ao vintage das décadas de 60 e 70. O ambiente é valorizado pelas estampas e texturas dos tecidos importados de maisons francesas, que revestem as paredes e os móveis do lugar. Carregado de arte, o living é destaque nesta edição da Casa Cor Paraná. Em evidência no coração do ambiente se encontram dois felinos em tamanho real: a ‘Luar do Sertão’ e o ‘Tigre Esmagando a Cobra’, peças em bronze que compõem o acervo do escultor paranaense João Turin (1978- 1949), um dos mais importantes representantes da arte animalista brasileira. Ambas as peças foram premiadas em edições distintas do Salão Nacional de Belas Artes, e se transformaram em ícones da obra do paranaense formado em Bruxelas e que viveu durante uma década em Paris.
Deixe um comentário