CARNAVAL: A ALEGRIA QUE CONTAGIA!

Coletivo de artistas participa do Carnaval em SJP com bloco de foliões com máscaras artísticas.

FOLHA DA MULHER SJP – ED 129 – FEV 2023 – Katia Velo

ORIGEM DO CARNAVAL

Muito se diverge quanto a origem do carnaval, para alguns pesquisadores o carnaval surgiu dos bacanais e a festejos na Roma Antiga, em homenagem ao deus Dionísio ou Baco; para outros está ligado a celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no Antigo Egito. Uma outra corrente acredita que a festa iniciou com a adoção do calendário cristão. Do nome Baco, surgiram bacana e bacanal do grego. Nos bacanais como você já deve supor ocorria de tudo um pouco. No entanto, não era apenas festas regadas a muito vinho e sexo, havia também as fantasias; o rico se vestia de pobre, o pobre de rico, mulher de homem, homem de mulher, o escravo de patrão, o patrão de escravo e o que a imaginação mandasse. As festas em homenagem ao deus Baco influenciaram e motivaram as primeiras peças de teatro como a commedia dell arte na Itália no Renascimento. Com o fortalecimento da Igreja Católica seus representantes logo pensaram num jeito de acabar com a festa pagã. Então no século VIII, as festas passaram a ser realizadas antes do período religioso. No século XII o Papa Gregório definiu 40 dias de jejum para relembrar os sacrifícios de Jesus Cristo. A palavra carnaval deriva do latim, carnis levale, que significa retirar a carne.  

CARNAVAL NO BRASIL

Devido a nossa geografia e etnia, são muitos os carnavais brasileiros, múltiplas as formas de expressão que revelam a nossa diversidade cultural. O Carnaval é uma das maiores festas no Brasil é muito festejado. No Paraná temos carnavais mais nostálgicos e familiares como os bailes em Antonina, o desfile de rua de Curitiba e a animação no litoral.  E em São José dos Pinhais, o Carnaval dos Bonecos foi criado em 2000 pela Prefeitura de São José dos Pinhais com a intenção de resgatar a história dos antigos carnavais são-joseenses e de inserir a cultura do boneco animado. “O Boneco e a Sociedade” durante 10 anos de desenvolvimento ininterruptos, transformou o município numa das principais referências do teatro de bonecos no Brasil.

BLOCO DE MÁSCARAS DO CARNAVAL SJP

O coletivo de artistas que participará do bloco CARNACULTURAL 2023 é liderado por Tadica Veiga, bonequeira, carnavalesca, atriz, diretora da Cia dos Ventos, empresa responsável pela criação e realização do Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais, além da criação do Museu do Boneco, entre outras atividades. Tadica convida todos artistas de São José dos Pinhais e todos que amam o Carnaval dos Bonecos para desfilarem no bloco dos artistas. “Traga sua fantasia, seus amigos e familiares. Vamos mostrar que nos importamos com nossa arte e cultura, assim juntos podemos fazer a diferença”, destaca Tadica. Para participar entre em contato diretamente com a Tadica pelo WhatsApp 41 996083572.  A 16ª Edição do Carnaval de Bonecos no desfile de carnaval será promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio de sua Secretaria de Cultura.

MÁSCARAS

Foram mais de dois anos de uso contínuo de máscaras para nos proteger deste terrível vírus que já ceifou de forma trágica e inesperada quase 700 mil vidas, só aqui no Brasil. No entanto, o uso de máscara vai muito além da proteção a nossa saúde. A humanidade ao longo de sua existência tem usado máscaras para diversos fins, desde rituais religiosos na pré-história, culturais como na Roma Antiga, festivos como em Veneza, passando pela confecção de máscaras mortuárias e chegando aos aclamados super-heróis e vilões. Agora temos a possibilidade de usar máscaras para festejar a vida!

CARNACULTURAL 2023

Realização Prefeitura de São José dos Pinhais / Secretaria de Cultura

16ª Edição do Carnaval de Bonecos

Desfile de carnaval com o trio elétrico

Dia 11, Sábado, a partir das 19h

Saída Usina do Conhecimento, R. Veríssimo Marques, 299 até a Rua Voluntários da Pátria (atrás do Shopping São José)

Outras informações sobre o CARNACULTURAL 2023 no site sjp.pr.gov.br

Katia Velo – Colunista cultural, artista visual e assessora de comunicação.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*