Bulgari contribui para a restauração de esculturas do Monumento Nacional a Vítor Emanuel II em Roma
Este patrocínio generoso de um símbolo de identidade nacional pela Maison romana irá preservá-lo para as gerações futuras
Março marca o início dos trabalhos de restauração das esculturas do Monumento Nacional a Vítor Emanuel II, ou Vittoriano, símbolo da república italiana e da história e cultura nacional, graças a uma contribuição da Bulgari que afirma os fortes laços da Maison com a cidade de Roma e seu patrimônio inestimável.
A decisão foi anunciada pela Diretora do VIVE – Vittoriano e Palazzo Venezia, Edith Gabrielli, durante coletiva de imprensa de apresentação do projeto de restauração, realizada em fevereiro na Sala del Refettorio do Palazzo Venezia. A ocasião também contou com a presença do CEO do Grupo Bulgari, Jean-Christophe Babin e a restauradora de arte Susanna Sarmati.
O projeto – que será totalmente financiado pela Bulgari através do Art Bonus – garantirá a conservação das esculturas da fachada principal do Vittoriano e também restaurará o acabamento dourado dos elementos de bronze – um dos objetivos específicos do projeto. Este generoso patrocínio preservará um património artístico e cultural que encapsula a identidade nacional do monumento, garantindo que as gerações futuras em todo o mundo possam desfrutar dele.
“O projeto de restauração das esculturas do Vittoriano é um motivo de grande orgulho para o nosso Instituto. São obras de considerável valor artístico, histórico e também simbólico, pois representam valores fundadores do Risorgimento e da nossa Constituição. É nosso dever fundamental preservá-los e aprimorá-los, especialmente para as futuras gerações. Esta responsabilidade social e cultural é totalmente partilhada pela Bulgari num exemplo de colaboração de sucesso entre os setores público e privado que pode criar valor partilhado e beneficiar toda a comunidade”, afirma Edith Gabrielli, Diretora do VIVE – Vittoriano e Palazzo Venezia.
“A ligação entre a Bulgari e Roma é indissolúvel”, afirma Jean-Christophe Babin, CEO do Grupo Bulgari. “Para a Bulgari, a Cidade Eterna não é apenas o local onde a marca nasceu há 140 anos, mas também uma fonte inesgotável de inspiração para todas as criações da Maison. Monumentos, palácios, arquitetura que admiramos diariamente e que devemos preservar em homenagem à história desta cidade maravilhosa. O compromisso da Bulgari com a restauração das esculturas do Vittoriano é uma honra e um dever para garantirmos que obras importantes sejam preservadas em Roma e sejam acessíveis, ao máximo possível, ao público. Temos orgulho de poder contribuir e servir de exemplo para aqueles que, como nós, apreciam o valor inestimável de tamanha beleza.”
Dirigido por Edith Gabrielli e entregue por Susanna Sarmati, o projeto de restauração – organizado em três fases, com início em 4 de março e conclusão prevista para setembro de 2024 – envolve as esculturas de mármore do Mar Adriático (Adriatic Sea) de Emilio Quadrelli, e do Mar Tirreno (Tyrrhenian Sea) de Pietro Canonica, as esculturas de bronze de O Pensador (The Thinker) de Giulio Monteverde e As Vitórias (Victories) de Edoardo Rubino e Edoardo De Albertis.
Em linha com o diálogo eficiente e produtivo que o VIVE (Vittoriano e Palazzo Venezia) sempre manteve com a comunidade, o local de restauro será um local “aberto” para que cidadãos e turistas possam observar o trabalho dos restauradores, subir em andaimes durante as visitas guiadas e monitorar o andamento do projeto com um “diário de restauração” que será publicado semanalmente no site do Instituto.
SOBRE A BULGARI:
Parte do Grupo LVMH, a Bulgari foi fundada no coração de Roma em 1884. Ao longo das décadas, a Bulgari estabeleceu uma reputação mundial como uma magnífica joalheria romana e um ícone de excelência italiana graças ao seu artesanato primoroso, design visionário e combinação audaciosa de cores. Por meio de uma visão pioneira intrínseca ao DNA da marca desde sua fundação, o sucesso internacional da empresa evoluiu para um fornecedor global e diversificado de produtos e serviços de luxo, desde joias finas e relógios de alta relojoaria a acessórios e perfumes, e apresentando uma rede incomparável de boutiques e hotéis nas áreas comerciais mais exclusivas do mundo. Demonstrado por meio de suas inúmeras parcerias filantrópicas, a Bulgari acredita profundamente em inovar o presente para um futuro sustentável por meio de seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, além da retribuição à natureza e à comunidade.
Por Alice Valdetaro
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