Bulgari apresenta a coleção cápsula Serpenti in Art
Em comemoração ao vínculo profundo entre a mítica serpente e o mundo da arte, a Bulgari lança bolsas de edição limitada criadas em colaboração com três artistas contemporâneos, Sunwoo Kim, Zhou Li e Sophie Kitching.
Como uma fonte inesgotável de inspiração através do tempo, espaço e diferentes culturas, a serpente sempre esteve ligada ao universo da arte, tornando-se uma manifestação da ilimitada imaginação humana.
Agora, no ano do 75º aniversário da Serpenti, o ícone de metamorfose da Bulgari mais uma vez oferece um território magnífico para experimentação criativa sem barreiras como uma tela em branco.
Uma coleção cápsula de seis bolsas, Serpenti in Art, nasce da colaboração com três artistas contemporâneos, que emprestaram sua visão criativa e maestria única para enriquecer o caráter hipnotizante da serpente Bulgari. Uma evolução infinita que chega pela primeira vez à dimensão virtual dos NFTs, abrindo-se para uma experiência digital única, acessível apenas por meio da bolsa.
Famoso por seus simbólicos pássaros dodô, representando a busca pela liberdade e felicidade, o pintor coreano Sunwoo Kim trouxe seu universo artístico ao centro da bolsa Serpenti Forever Top Handle.
Um emblema de elegância atemporal e versatilidade, a bolsa vem com duas animações diferentes. A versão Day apresenta uma floresta imaginária com folhas verdes em relevo no corpo de couro de bezerro, exaltando o efeito tridimensional e a textura dinâmica da imagem. Um deleite lúdico está escondido sob a aba superior, onde um divertido dodô surge em meio à folhagem fantasiosa, enquanto o fecho de cabeça de serpente é apresentado em uma rica paleta de esmaltação verde e complementado por olhos de ônix preto.
A versão Night é uma imersão em uma paisagem noturna, cravejada com as icônicas estrelas de oito pontas da Bulgari. Como se perseguisse seus sonhos, o simbólico pássaro dodô voa no céu azul iluminado por detalhes em glitter dourado e aplicações de bordados. Adicionando um brilho à bolsa, um fecho hipnotizante em forma de cabeça de serpente apresenta o efeito chamado “corte de diamante” – consistindo em uma textura metálica granulada que brilha como um pavé em cravação neve – bem como hipnóticos olhos de lápis-lazúli.
A multitalentosa artista chinesa Zhou Li – abrangendo desde a pintura à escultura por meio de instalações e arte pública – reimagina as bolsas Serpenti Forever Top Handle através da linguagem distinta de suas pinturas líricas abstratas.
Batizada de Ocean, conforme a imagem que evoca, a primeira criação é inspirada na série de pinturas da artista, Landscape of Nowhere: Water and Dreams, que se concentra no tema da liberdade e da esperança para a humanidade. A icônica combinação de tons de azul e rosa, assim como os requintados toques de pincel de Zhou Li, ganham nova vida no corpo de couro de bezerro da bolsa, desenhando um universo onírico.
Inspirada por outra famosa série da artista, chamada Spring, a segunda interpretação, Forest, celebra o poder da natureza e seu círculo infinito de vida. Um simbolismo evocativo e referências às pinturas de paisagens chinesas se misturam à atmosfera romântica da floresta, enquanto uma riqueza de detalhes dá personalidade à bolsa de couro de bezerro com bordados dourados e aplicações preciosas, que resultam em uma variedade de texturas.
Ambas adornadas pelo icônico fecho em forma de cabeça de serpente com escamas esmaltadas , bem como incrustações de pedras preciosas combinando – malaquita para uma bolsa e quartzo rosa para a outra. Resultado do encontro criativo entre a arte de Zhou Li e da Bulgari, as bolsas também apresentam uma alça de metal em efeito geométrico e acabamentos espelhados dourados. O design totalmente reimaginado deriva da instalação da artista Metamorphosis – The Ring of Life e celebra a serpente como um símbolo da união entre as culturas chinesa e europeia, razão e vitalidade, metal e pedras preciosas, Art Nouveau e Minimalismo.
Aos 33 anos, a artista radicada nos Estados Unidos, Sophie Kitching, aplicou sua abordagem conceitual em duas animações da bolsa Top Handle Serpenti Forever. Com foco na dualidade da serpente e seu poder infinito de transformação, a artista experimenta com elementos opostos como o dia e a noite, dentro e fora.
Como uma obra de arte de sua série de pinturas, Invisible Green apresenta a mesma miríade de cores, pétalas e folhas em um fundo branco de couro de bezerro. Reminiscentes das escamas sedutoras da serpente, os traços vivos e evocativos culminam no icônico fecho de cabeça de cobra adornado com inserções de esmalte multicolorido em tons combinando.
Motivos inspirados na natureza dão vida também ao segundo design da artista. Aqui, o contraste hipnotizante entre cores intensas e o fundo preto de couro de bezerro, inspirado na pintura Noturna de Sophie, faz alusão às formas misteriosas e à metamorfose da serpente.
Elaborada com a mesma atenção aos detalhes e profundo savoir-faire dos artigos de couro da Bulgari, a experiência NFT conectada a cada bolsa eleva ainda mais o potencial criativo da Serpenti, explorando por meio de alta tecnologia os diferentes temas desenvolvidos pelos artistas. Os seis vídeos tridimensionais – um para cada modelo – dão a cada proprietário acesso exclusivo a um universo digital dedicado à sua própria bolsa numa viagem perfeita da materialidade à imaterialidade.
As criações exclusivas dedicadas aos amantes da arte e entusiastas da Serpenti Bulgari foram reveladas no evento Serpenti in Art da Bulgari como parte da semana de Alta Costura em Paris. E como uma coleção nascida para comemorar o 75º aniversário de um ícone, cada bolsa vem em uma série limitada de 75 peças.
Alice Valdetaro – Malu Marino Communications
Deixe um comentário