Brechó de luxo usa a tecnologia a seu favor para a autenticação e precificação das peças
Ferramentas como smart pricing e inteligência artificial contribuem para uma gestão eficiente das vendas do second hand
Que a tecnologia é uma grande aliada das empresas, já não é novidade. Mas você sabia que os brechós também podem fazer uso de sistemas como inteligência artificial e tecnologias de visualização de dados, como o Power BI? Essas ferramentas auxiliam as empresas a manterem o controle sobre diversas etapas do processo, desde a aquisição de novas peças até a venda para o consumidor final.
Uma empresa do segmento de second hand que usa a tecnologia a seu favor é o brechó de luxo INFFINO, especializado em bolsas de marcas internacionais. Há dez anos no mercado de produtos seminovos, o brechó incorpora ferramentas para deixar o trabalho de autenticação das peças mais rápido e eficiente. Um dos principais diferenciais da INFFINO é o sistema antifraude utilizado na avaliação das peças recebidas: em poucos segundos, ele identifica se uma peça é, de fato, autêntica, ou se é uma cópia, por meio da comparação com um banco de dados que dispõe de mais de 45 milhões de imagens.
“Como trabalhamos com marcas internacionais, grifes como Chanel e Louis Vuitton, é importante fazer essa verificação. São marcas bastante pirateadas em todo o mundo, e nós trabalhamos apenas com peças originais”, ressalta a sócia-fundadora Mila Silbermann. O sistema ajuda muito a “desmascarar” com rapidez as peças falsas, mas não é a única ferramenta utilizada pelo brechó — os anos de experiência com moda de luxo fazem com que Mila e os sócios conheçam a fundo as especificidades de cada marca.
Por meio de uma análise do toque das costuras, do som do zíper, peso da bolsa, etiqueta e outros detalhes, é possível também detectar quando uma bolsa é ou não original. “Os nossos cinco sentidos são muito importantes para essa aferição. Cheiro, som e tato nos ajudam muito a identificar cópias”, explica ela.
Gestão tecnológica
Todos os processos internos da INFFINO são desenvolvidos por meio de tecnologia. Softwares e ferramentas digitais contribuem para a gestão da empresa e das peças. “Temos trabalhado em parceria com um grupo de tecnologia e inovação que está nos auxiliando a trazer cada vez mais novidades para a INFFINO, buscando desenvolver ainda mais os nossos processos ligados à tecnologia”, diz o sócio Cassio Silbermann.
Além disso, com a ferramenta de “smart pricing” (precificação inteligente), a equipe da INFFINO consegue fazer uma comparação de preços das peças seminovas disponíveis no mercado, o que permite sugerir ao cliente uma precificação mais assertiva. Conforme explica Cassio, a venda de itens seminovos é efetuada com mais agilidade quando os preços são ajustados para os valores ideais e justos, de acordo com o mercado, e conhecer o cenário ajuda a deixar os produtos com valores mais atrativos. “Na hora de precificar, enviamos uma sugestão para o cliente, mas é a pessoa que está desapegando que tem a palavra final”, destaca.
Outra tecnologia que auxilia o brechó em suas atividades é o Power BI, um “dashboard vivo” que permite identificar em poucos cliques as peças desapegadas pelos clientes, há quanto tempo não desapegam, valor pelas quais foram vendidas e outras informações importantes. Todas as informações estão constantemente atualizadas e o sistema contribui para que a empresa mantenha o controle do crédito das clientes que desapegam de suas bolsas e outras peças.
Sobre a INFFINO
A INFFINO Second Hand Luxury é referência em bolsas e peças de luxo seminovas no Brasil. Com atuação 100% online, a plataforma possui um acervo composto por mais de mil peças de grifes como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci e Hermès, cujos valores variam de R$ 1 mil até R$ 50 mil, com ticket médio em torno de R$ 2 mil. A empresa foi fundada em 2010 pelos sócios Mila Silbermann, Cassio Silbermann e Roberta Silbermann.
Mila é pedagoga formada pela PUC/SP e foi professora infantil por mais de 20 anos. Hoje, além de comandar a INFFINO e a Likiest, é influenciadora digital na área de moda. Roberta é administradora de empresas formada pela Unicep/São Carlos e tem passagens por empresas como TAM e Santander. Cassio, por sua vez, é publicitário formado pela FAAP, tem MBA em Finanças pelo Ibmec e atuou por mais de 25 anos no mercado financeiro. Tem passagens pelo ING Bank, UBS Investment Bank, RBS Global Bank, Deutsche Bank, entre outros.
Enviado por Natália Huf / edb comunicação
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