Bienal do Livro Rio 2025: conceito de Book Park reforça presença de marcas não endêmicas

Formato inovador de parque de diversões literário consolida o festival como um canal de experiências imersivas para público amplo e diverso
Potente plataforma de conexão com a memória afetiva das pessoas, a Bienal do Livro Rio vem despertando a atenção de muitas marcas que querem se apropriar desse espaço de interação genuína e enxergam uma oportunidade única de troca com o público. O maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país arrasta multidões e mobiliza gerações a partir de sentimentos muito particulares, além da imaginação, do sonho e da criatividade. Nesta edição, no ano em que a cidade do Rio de Janeiro é consagrada como ‘Capital Mundial do Livro’ pela Unesco, a Bienal vai extrapolar o diálogo entre as diferentes narrativas, trazendo as histórias embaladas por um novo conceito de Book Park, que amplia ainda mais as possibilidades de ativação para marcas não endêmicas ao mercado editorial. E o livro, claro, permanece como protagonista deste parque de diversões literário. Assim como a Shell Brasil – que abraça a cota ‘Apresenta’ –, grandes marcas de diferentes segmentos renovam sua presença no festival, como Itaú, Suzano e BIC, comprovando a relevância da Bienal do Livro Rio e retorno sobre a participação. Além disso, empresas como Faber-Castell, Grupo Cataratas, Paper Excellence, o app de livros Skeelo e o operador portuário MultiRio se juntam ao time de apoiadores, conquistando visibilidade e conhecimento de marca para os fãs da Bienal de todas as idades – um público amplo e diverso. Muitos dos patrocinadores também participarão deste evento tão efervescente oferecendo experiências aos visitantes. Espaços como o “Palco Apoteose”, que terá uma curadoria conjunta formada por Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa, e a “Praça Além da Página” – um ponto de encontro para leitores compartilharem histórias, viverem desafios literários e explorarem a literatura de forma imersiva e interativa – terão os naming rights da Shell Brasil, que também assina a Cota ‘Sustentabilidade’, cuja missão é a neutralização de carbono e descarte responsável de resíduos. A Suzano, por exemplo, volta à Bienal, desta vez festejando os 25 anos do Café Literário, que tradicionalmente concentra as discussões mais profundas, com curadoria composta por nomes de peso como Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda. Já a Paper Excellence está patrocinando a Praça de Autógrafos e uma das grandes novidades desta edição: o Labirinto de Histórias, espaço interativo onde os livros ganham vida de forma lúdica. Além disso, ainda haverá um “Escape Room” temático patrocinado pelas editoras, oferecendo uma experiência imersiva inédita. Há ainda finalização de contratos com uma concessionária de energia e uma empresa de telefonia. “A Bienal do Livro Rio é um grande momento de celebração da experiência leitora e traz um impacto muito significativo para o mercado literário, mas também já o transcende. Assim como outros grandes festivais relacionados à música, geek e games, estamos cada vez mais nos posicionando como plataforma valiosa de associação e valorização de marcas. A diferença muito especial aqui é que nossos produtos são o livro, as histórias e narrativas, a cultura e a relação das pessoas com esse universo literário”, destaca Bruno Henrique, diretor de Marketing e BI da GL events Exhibitions, organizadora da Bienal em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Apresentada pelo Ministério da Cultura e Shell Brasil, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Bienal do Livro Rio 2025 vai acontecer de 13 a 22 de junho de 2025, no Riocentro, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Além das marcas já confirmadas, outras negociações estão em andamento e prometem trazer ainda mais novidades para o evento, ampliando o impacto e a diversidade de ativações no Book Park. A expectativa é de que novos patrocinadores e apoiadores sejam anunciados nos próximos meses. Sobre a GL events Exhibitions A GL events Exhibitions é uma empresa da multinacional francesa GL events – um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em 27 países. Importante catalisadora de negócios com a organização e promoção de eventos B2B e B2C, é responsável pela realização de congressos, festivais e feiras representativas em diversos segmentos da economia: Bienal do Livro Rio e Bienal do Livro Bahia, no Mercado Editorial; Mondial de la Bière e Brasil Brau, no universo Cervejeiro; Congresso e Feira Estetika, o evento mais importante de Estética, Saúde, Beleza e Bem-estar da América Latina; e ExpoPostos & Conveniência, maior evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Atenta às necessidades dos seus públicos, desenvolve produtos que estimulam o contato dos visitantes com as principais tendências e novidades, incentivando discussões de conteúdo relevantes, interação e networking, além da geração de negócios. Sobre a Shell Brasil Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia. |
Deixe um comentário