As cores do desespero e do triunfo de Mercedes Sosa

Biografia de autoria da dinamarquesa Anette Christensen retoma trajetória artística e pessoal de uma das maiores vozes latinas

Divulgação/Anette Christensen

Considerada a maior intérprete do folclore argentino, Mercedes Sosa se tornou uma das principais representantes da música latina no mundo. A trajetória artística e pessoal da cantora, símbolo das lutas por igualdade e justiça, é contada no livro Mercedes Sosa – A Voz da Esperança. A biografia é de autoria da escritora dinamarquesa Anette Christensen.  

Publicado originalmente em inglês, a obra com traduções de Mariana D’Angelo é fruto de mais de sete mil horas de pesquisa. Além da consulta bibliográfica, a autora teve acesso a gravações, participações da cantora em eventos, shows, entrevistas concedidas, entre outras realizadas por Anette em quase uma década. Amigos, colegas e fãs revelam histórias nunca antes contadas ao público.

Ilustrada com 44 fotos históricas, a primeira parte retrata a extraordinária vida e carreira de Sosa e mostra como a criação em uma família pobre da classe operária, o ambiente político da Argentina durante a ditadura militar e as aflições pessoais moldaram sua vida e carreira. Entre os períodos marcantes, como as perdas do pai e do marido, a cantora foi acusada de desobediência civil, chegou e a ser presa e também exilada. 

Eram músicas de protesto? Eu nunca gostei desse rótulo. Eram canções sinceras sobre o modo como as coisas realmente são. Eu sou uma mulher que canta, que tenta cantar o melhor possível com as melhores músicas disponíveis. Foi-me atribuído este papel de grande contestadora, mas não é nada disso. Eu sou apenas uma artista pensante. (…) Eu acredito em direitos humanos. A injustiça me faz sofrer, o que quero é a paz verdadeira.. (Mercedes Sosa – A Voz da Esperança, p. 29 )

Na segunda parte, a autora retrata os impactos positivos da conexão com “La Negra”, como a argentina era conhecida, que a ajudaram a superar traumas emocionais e a fadiga crônica. Através de princípios da neurobiologia interpessoal, Anette Christensen explora o impacto terapêutico da vida e da música de Sosa e usa as próprias experiências para mostrar como relações afetivas, música e mindfulness têm o poder de curar e reformular o cérebro.

O filho da artista e presidente da Fundação Mercedes Sosa, Fabián Matus, endossa o livro, “uma nova e tocante perspectiva sobre a nossa amada Mercedes”. Fabián faleceu em 2019, ano de publicação da versão original do livro. Na ocasião, a primeira parte da obra foi publicada em português sob o título Mercedes Sosa – Uma Lenda. O retorno positivo dos leitores brasileiros levou a autora a lançar também a versão completa.

Ficha técnica
Livro: Mercedes Sosa – A Voz da Esperança
Autor: Anette Christensen
Tradução: 
Mariana D’Angelo
Editora: Tribute2Life  
Preço: R$ 55,90 e R$ 14,95 (eBook)    
ISBN: 978-87-998216-0-0
ISBN eBook: 978-87-998216-8-6
Formato: 23×16 cm
Páginas: 235
Onde encontrar: Amazon | Um livro

Sobre a autora: Anette Christensen, nascida e criada na Dinamarca, começou sua carreia ajudando a desenvolver programas beneficentes internacionais. Mais tarde, tornou-se professora de línguas para estudantes universitários e depois, com seu marido, administrou uma agência de turismo e uma imobiliária. Atualmente, semiaposentada e morando na Turquia, ela escreve e foca no crescimento pessoal. Por anos, Anette viajou para muitos lugares do mundo. Suas experiências com várias culturas possibilitaram-na conhecer pessoas com visões de mundo diferentes da dela. Ela anseia aprender com os outros e tem prazer em acolher as diferenças, encontrando a singularidade que acredita estar dentro de cada indivíduo.

Site: https://www.mercedes-sosa.com/

Redes sociais
Facebook | Instagram | YouTube 

Enviado por Carolina Tomaselli / LC Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*