AS BIOFORMAS DO ARTISTA VISUAL LAVALLE

O artista plástico Lavalle / Divulgação

Curitiba receberá no final deste ano de 2022 uma exposição marcante na Galeria Mezanino da Caixa Cultural. Trata-se das obras da pesquisa recente do artista Luiz Lavalle Filho, mais conhecido como Lavalle.

Reunindo obras de grande tamanho, que causam um grande impacto visual e sensorial, a exposição terá abertura no dia 01 de dezembro de 2022, às 19 horas, com entrada franca para toda a população e indicação etária livre.

Realizada graças à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o incentivo fiscal das empresas Instituto de Oftalmologia de Curitiba e Maxi Graf e Editora e o apoio essencial da Caixa Econômica Federal, é mais um grande evento na área de Artes Visuais levado ao público por este importante espaço cultural de Curitiba.

Nas palavras do curador da exposição,  Fabricio Vaz Nunes “Lavalle pesquisa a forma biológica: na sua obra, animais e vegetais formam corpos híbridos, quimeras em que se misturam diferentes espécies e gêneros de seres vivos. São imagens estranhas e inquietantes: como as antigas gravuras de animais fantásticos, são indagações sobre a essência da matéria viva, que trazem consigo a sombra inquietante da morte e da putrefação ‒ que são também outras manifestações de vida”. 

Já o organizador da exposição, o professor Jul Leardini, nos diz que “Lavalle tem uma trajetória como artista muito importante no mundo artístico do Paraná e do Brasil. Faz parte de um pequeno grupo de artistas que têm uma preocupação muito forte com a pesquisa artística e profissional. Dedica grande parte de seu dia nessa pesquisa e na produção pictórica, para aprimorar-se técnica e também filosoficamente, na procura incessante de “uma verdade artística” que o estimula e empurra na jornada para alcançar a quintessência formal e estética, nunca deixando de lado uma das questões básicas da semiótica: o equilíbrio entre SIGNIFICADO (conteúdo) e SIGNIFICANTE (forma).]

RETALHAMENTO
óleo, acrílica e costura sobre tecido 200×300 cm, 2022 / Divulgação

Serão 20 obras distribuídas no belo espaço da Galeria Mezanino da Caixa Cultural, onde o visitante terá a oportunidade de conhecer a obra instigante de Lavalle, que, ainda nas palavras do curador “(…) Na sua manifestação física, busca recriar a propagação típica da biologia, e por isso a sua tendência às grandes dimensões, à pintura que envolve o corpo do espectador, que pede o seu movimento de aproximação e distanciamento e provoca, ao mesmo tempo, atração e repulsa.”

O artista plástico Luiz Lavalle Filho, nascido em Curitiba, é graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas pela FAP e possui pós graduação em Artes Visuais pelo SENAC. Já participou de diversas exposições coletivas como individuais, e tem várias premiações em seu rico currículo. Além de artista visual é também orientador das oficinas de desenho e pintura do Atelier de Arte do Museu Alfredo Andersen há muitos anos, tendo descoberto muitos talentos durante este período.

SERVIÇO

BIOFORMAS – Exposição do artista visual LAVALLE

Local: Galeria Mezanino, da Caixa Cultural.

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba, Paraná.

Abertura: 01 de dezembro de 2022, às 19 às 21:30 horas. Entrada Franca.

Período expositivo: 02 de dezembro de 2022 a 12 de março de 2023

Visitação: Terça a Sábado, das 10h às 20h e Domingos e Feriados das 10h às 19h.

Indicação Etária: Livre

Informações: (41) 4501-8717 Caixa Cultural

                       (41) 98839-7935 Coordenação do Projeto

                       (41) 99760-2104 Organizador Jul Leardini

                       (41) 99143-5777 Lavalle (agendar entrevista com o próprio artista)

Por CULT CHANNEL

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*