Artista do mural gigante em Curitiba faz importante exposição sobre mobilidade urbana

A mostra apresenta reprodução de obras, integradas ao Museu da República em Brasília, e registro fotográfico documental realizado sobre o mural na fachada de edifício no centro histórico da capital

 

 

Desenho de Vidal
Crédito: Rubens Nemitz Jr

Domingo, 25 de agosto, às 11h, Luiz Gustavo Vidal, artista que inaugurou no Dia Mundial Sem Carro de 2018, um mural gigante em azulejos (7m x 7m) na Rua Treze de Maio, realiza exposição sobre os seus trabalhos de Mobilidade Urbana, que traz uma importante reflexão sobre locomoção, homens e animais – abordando o tema mobilidade de maneira universal. As obras fazem parte da sua série sobre Mobilidade Urbana, que reúne diversos desenhos à mão livre, pintura e arte digital, onde Vidal utiliza superfícies variadas, cartela de cores fortes e reduzida, as quais trazem movimento e intensidade ao seu trabalho.

O artista alerta que no seu processo criativo a utilização dos animais de outrora, que serviam para ganhar tempo, foram substituídos por máquinas tecnologicamente simples, como a bicicleta no caso, sendo que a incansável luta da humanidade contra o tempo acabou trazendo também novas tecnologias e contornos, como o próprio aparelho celular por exemplo. Todavia o que se busca hoje é uma energia limpa, sustentável e com qualidade, como existia antigamente, da mesma forma que se buscam alimentos naturais.

Enfim, os elementos utilizados são uma mutação, com a utilização de figuras inicialmente femininas com elementos de tauromaquia que contrapõem a liberdade e força bruta, podendo também ser interpretada como uma metáfora do poder opressor ou da capacidade para autoafirmação e emancipação pela liberdade do movimento, onde o desenho ganha velocidade, fertilidade e força até se sintetizar em linhas simples, quase que tridimensionais para escultura, onde o animal se resume a figura de uma mesa, a bicicleta num feixe de traços e o (a) ciclista simplesmente some diante da chegada ao ponto final.

Nessa exposição o público poderá contemplar também a reprodução de obras que foram recentemente integradas ao Museu da República em Brasília, bem como o registro fotográfico documental realizado sobre o mural na fachada do antigo Edifício 13 de Maio, no centro histórico da capital, onde foram utilizados 1250 azulejos e mais de mil horas de queima em fornos a 900graus, numa produção que levou dois anos e envolveu a colaboração de artistas como Elvo Benito Damo e Maria Helena Saparolli.

Vidal, que tem o apoio fundamental da Elejor (Centrais Elétricas do Rio Jordão), empresa do Governo do Estado do Paraná, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura), e ainda prevê para esse mês uma intervenção com imagens plotadas em muros com mais imagens de sua série, ação em que convidou outros artistas para abordarem o seu tema, sendo que no final dessa ação, pretende doar todo o acervo fotográfico de sua série – com mais de 3mil registros feitos por Rubens Nemitz Jr -para o centro de documentação e pesquisa da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba, devendo o material ficar disponível para consulta pública.

O Artista –

LG Vidal (Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto) nasceu e reside em Curitiba. Artista Visual, desenhista, ilustrador, gravador e realizador de arte urbana, Vidal tem participado de diversas mostras não só como artista, mas também na qualidade de Curador, Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, sendo também Vice-Presidente da Comissão Especial de Cultural e Arte do Conselho Federal da OAB, membro da Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR e Diretor do Centro Juvenil de Artes Plásticas e Museu Alfredo Andersen. LG Vidal tem sua vida pessoal e profissional direcionada às artes desde a infância, onde iniciou seus estudos de pintura e manteve-se atento e intuitivo, desenvolvendo pesquisas e observações “in loco” em Nova Iorque, Los Angeles, Miami, San Francisco, Lisboa, Hong Kong – cidades que exercem forte influência em sua personalidade artística. Como advogado, especializou-se na questão dos direitos autorais em artes visuais.

Serviço 
Exposição Mobilidade Urbana Vidal
Abertura: 25 de agosto de 2019, às 11h
Local: Galeria Sala Osmar Chromiec e Sala Poty Lazzarotto (Avenida Jaime Reis, 107 – Arcadas de São Francisco), Bairro São Francisco, Curitiba – PR
O local conta com diversos estacionamentos nas proximidades

2 Comments on Artista do mural gigante em Curitiba faz importante exposição sobre mobilidade urbana

  1. Wilson Pizzatto // 25 de agosto de 2019 em 10:03 //

    Parabéns ao Vidal e à sua dedicação em prol do desenvolvimento da arte.

  2. Caro Wilson! Obrigada por sua participação. Beijos, Katia Velo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*