Artista diagnosticado com autismo faz obra em grafite no Shopping Curitiba, em homenagem ao Abril Azul

Ação aconteceu neste sábado (6/4); outras iniciativas de conscientização acontecerão no shopping durante o mês

Foto: Daniel Shime

No último sábado (06/04) o artista plástico Fulvio Pacheco (foto), portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA), produziu uma obra em homenagem ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Autismo. Ele fez uma pintura em grafite, ao lado de sua aluna Alice Siqueira, que também possui diagnóstico de TEA.. 

Fulvio Pacheco tem autismo Nível 1 de suporte e se expressa melhor por imagens. Ele descobriu que é portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) depois de adulto, quando seu filho pequeno foi diagnosticado com a condição. Ele é quadrinista, coordenador da Gibiteca de Curitiba, ministra aulas no Centro de Artes Guido Viaro, entre eles cursos capacitando professores sobre Autismo, e participa da UPPA (União de Pais pelo Autismo). O artista compartilha um pouco do seu trabalho na sua página no Instagram: www.instagram.com/fulvio_pacheco.

Tenho voltado minha produção artística para a difusão do autismo. Quanto mais divulgado esse tema for, menos capacitismo veremos na sociedade. Estou bem contente e grato em expor minha arte, por meio do convite do Shopping Curitiba”, comenta o artista.

A ação é um convite ao público para refletir sobre essa importante campanha que é o Abril Azul. Queremos contribuir para uma sociedade mais inclusiva, consciente e empática, e que enxerga as singularidades de cada pessoa com compreensão e respeito, explica Bruna Habinoski, gerente de Marketing do Shopping Curitiba. 

Durante todo o mês de abril o Shopping Curitiba preparou diversas ações de conscientização sobre o Autismo, sempre aos domingos. Confira a programação: 

Foto: Daniel Shime

14/04 Domingo

Programação infantil (Piso L1 em Frente a Hering)

Das 10h às 11h: Contação de histórias infantis com Ailen.

Das 10h30h às 16h30: distribuição de balões e espaço para colorir.

Programação Juvenil e Adulta (Coworking, Piso L3, Alameda de Serviços) – apoio Outback

Das 11h às 13h30:  Orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) com o Centro Conviver.

Das 14h às 16h30:  Direcionamento para adolescentes com os temas: escola, lazer e bullying, com o Centro Conviver. E roda de conversa para adultos com os temas: diagnóstico tardio, trabalho e lazer, com o Centro Conviver.

21/04 Domingo

Programação infantil (Piso L1 em Frente a Hering)

Das 10h30 às 16h30: distribuição de balões e espaço para colorir.

Programação Juvenil e Adulta (Coworking, Piso L3, Alameda de Serviços) – apoio Outback

Das 11h às 13h30: Orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) com o Centro Conviver.

Das 14h às 16:30h: Direcionamento para adolescentes com os temas: escola, lazer, bullying, com o Centro Conviver. E roda de conversa para adultos com os temas: diagnóstico tardio, trabalho e lazer, com o Centro Conviver.

28/04 Domingo

Programação Infantil (Piso L1 em Frente a Hering)

Das 10h às 11h: Contação de história com Mila.

Das 10h30 às 16h30: distribuição  de balões e espaço para colorir.

Programação Juvenil e Adulta (Coworking, Piso L3, Alameda de Serviços) – apoio Outback

Das 11h às 13h30: orientação para pais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) com o Centro Conviver.

Das 14h às 16h30: Direcionamento para adolescentes com os temas: escola, lazer, bullying, com o Centro Conviver. E roda de conversa para adultos com os temas: diagnóstico tardio, trabalho e lazer, com o Centro Conviver.

A ação faz parte de uma campanha da ALLOS, a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. A cada mês, os shoppings da ALLOS recebem mais de 54 milhões de visitantes. Entre os seus valores estão a promoção da diversidade, equidade e inclusão. Com mais de 50 shoppings em seu portfólio, a ALLOS acredita no seu papel também como uma importante plataforma de sensibilização, capaz de transformar o entorno dos seus ecossistemas e impactar positivamente a sociedade. 

Por Lívia Pulchério | Pg1 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*