Artista brasileiro João Turin é homenageado em exposição na Itália

Escultor paranaense conta com um espaço na 45 Premiazione Internazionale d’Arte Grolla d’Oro, realizada em Treviso, na região do Vêneto

Arquiteta Mirna Cortopassi (IABPR), arq. Jean Pierre Velo (FAVEP), prof. Carlos França (premiado no Concurso João Turin de Urban Sketching) e Sr. Massimo Zanta (Grolla d’Oro) – Foto Divulgação Grolla d’Oro

Arquiteta Mirna Cortopassi (IABPR), arq. Jean Pierre Velo (FAVEP), prof. Carlos França (premiado no Concurso João Turin de Urban Sketching) e Sr. Massimo Zanta (Grolla d’Oro) – Foto Divulgação Grolla d’Oro  O escultor paranaense João Turin tem um espaço com seu nome em uma renomada exposição de artes na Itália. Inaugurada em 27 de outubro, a “45 Premiazione Internazionale d’Arte Grolla d’Oro”, segue até 17 de novembro no Museo Casa Robegan, do Palazzo Trecentesco, localizado no centro histórico de Treviso, cidade e comuna na região do Vêneto, ao norte do país europeu.

A mostra possui um espaço dedicado ao projeto “Turin in Veneto”, em homenagem ao artista brasileiro. Trata-se do “Spazio Giovanni Turin”, que conta com uma miniatura da escultura Marumbi (uma das mais conhecidas de Turin, que representa duas onças em combate, em que a silhueta forma o contorno do Pico Marumbi, no Paraná) e três trabalhos selecionados no “Concurso João Turin de Urban Sketching”, de autoria dos arquitetos Fernando Luiz Popp, Carlos Emiliano de França e Débora Ciociola.

O espaço conquistado nesta importante exposição é fruto do projeto ‘Turin in Veneto’, idealizado pelo arquiteto Jean Pierre Velo, diretor cultural da Federação das Associações Vênetas do Paraná (FAVEP) junto ao Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB/PR), em parceria com a Família Ferrari Lago, gestora do legado artístico de João Turin. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer os laços entre o Paraná e a região italiana do Vêneto, por ocasião dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Trata-se de uma série de esforços para resgatar e atualizar as relações históricas entre o Paraná e o Vêneto, através da figura icônica do artista de origem vêneta, João Turin, como “o embaixador dos vênetos do Paraná no mundo”. O projeto promoveu um concurso com o nome de João Turin, que em 04 de outubro realizou uma cerimônia para revelar os trabalhos selecionados.

Na ocasião, também houve o sorteio do livro “João Turin. Vida, obra, arte”, escrito pelo historiador e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, sob a Coordenação Geral de Samuel Ferrari Lago, gestor do legado artístico de João Turin, que gentilmente o cedeu para o evento. “Esta homenagem, no nome do concurso, e a exposição na Itália é um orgulho para a história de João Turin, filho de imigrantes italianos e que deu muitas contribuições não só para as artes, mas também para a arquitetura, especialmente por suas criações no Movimento Paranismo”, ressalta Samuel Ferrari Lago.

Em 27 de outubro, os trabalhos estavam expostos na “45 Premiazione Internazionale d’Arte Grolla d’Oro”. O evento de abertura contou com presenças de Massimo Zanta (diretor artístico, produtor e promotor cultural da Grolla d’Oro), Jader De Longhi (Presidente da Grolla d’Oro), entre outras autoridades, e da delegação brasileira formada pelos arquitetos Jean Pierre Velo (FAVEP), Eduardo Bini (IABPR), Mirna Cortopassi (IABPR) e Carlos De França (premiado na seção “veneti nel mondo” de Grolla d’Oro, realizada em Curitiba).

Durante o jantar de premiação da Grolla d’Oro, realizado em 26/10, o arquiteto Jean Pierre Velo recebeu do Sr. Massimo Zanta o troféu “Fontana delle Tette”, por sua colaboração ao incentivo das relações Paraná-Vêneto, por mais de 20 anos, na promoção da cultura vêneta no exterior. A “Fontana delle Tette” é um famoso e icônico monumento escultórico de Treviso.

Rodrigo Duarte

Lide Multimídia

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*