APAP/PR exibe a exposição “POÉTICA & CICLOS” das artistas Joseli Bezerra, Lígia Barros e Silvia Serbena.

A abertura aconteceu domingo, 10 de março, na Sede da APAP/PR.

Joseli BezerraLígia Barros,  a vice-presidente da APAP/PR, Sabine Feres e Silvia Serbena. Foto: Zelinda Fialla

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR exibe até 07 de abril de 2024, a exposição coletiva “Poética & Ciclos” das artistas Joseli BezerraLígia Barros e Silvia Serbena.

A abertura da exposição coletiva “Poética & Ciclos” aconteceu no último domingo, 10 de março, e contou com a presença de convidados, as artistas expositoras, a vice-presidente da APAP/PR, Sabine Feres, a diretora de comunicação, Katia Velo, os artistas associados, Alfi Vivern e José Antonio de Lima entre outros, as professora da EMBAP, Juliane Fuganti e Maria José Justino, o advogado, artista e professor da UFPR, Marcelo Conrado, a artista plástica e professora da FAP, Mazé Mendes, entre outras personalidades importantes no cenário artístico paranaense.

“A APAP/PR cumpre sua missão: promover a arte e a cultura dos artistas em sua diversidade e, em especial, no mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, a exposição coletiva “Poética & Ciclos” celebra a arte e a amizade entre as artistas que estudaram juntas na EMBAP. A síntese dessa amizade está concretizada no obra em destaque na Galeria da APAP/PR.” destaca Sabine Feres, vice-presidente da APAP/PR.

Sobre a APAP/PR

APAP/PR / Divulgação

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há  40 anos vem escrevendo sua história como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba”, exposições em espaços oficiais como Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Memorial de Curitiba, entre outros. Participa ativamente das Políticas Culturais e Leis de Incentivo em nível Municipal, Estadual e Federal.

Sobre a exposição “Poética & Ciclos”

Joseli Bezerra

Joseli Bezerra / Divulgação

movimento …da infância para a maturidade a representação do olhar, a socialização, a interação, a identidade estética em um mesmo espaço na diversidade da representação do repertório, a individualidade. Político cultural étnico, nas representações que permitem inovações relacionada ao tema do feminino”.

Na exposição POÉTICAS & CICLOS as artistas Joseli Bezerra, Lígia Barros e Silvia Serbena trazem à tona em suas pesquisas a polissemia do termo MOVIMENTO palavra abarca uma ampla gama de significados e interpretações em diferentes contextos.

As POÉTICAS & CICLOS aqui apresentados abordam novos significados, atuando e acrescentando em diferentes aspectos e possibilidades de conexões para a ressignificação visual das pinturas, mergulhando em um universo de possibilidades poéticas, idealizando uma narrativa visual que transcenda a representação da natureza.

Ao mesmo tempo articulando elementos da figuração, destacando as semelhanças e diferenças entre as mulheres em suas origens, honrando suas histórias e tradições, bem como desafiando estereótipos e preconceitos, mas principalmente celebrando a beleza de todas as mulheres.

Nessas pesquisas poéticas e cíclicas observamos o construído e o desconstruído, promovendo reflexões sobre as questões básicas da vida como as transformações que ocorrem a todo instante nas materialidades bem como nas relações interpessoais trabalhando novas formas criadas na action painting e com as combinações de tonalidades e transparências. Nessa abordagem as “imperfeições” podem refletir os ciclos vividos. A impermanência do escuro e sombrio, a percepção do tempo e de momentos altos ou baixos, pode apresentar conexão com as temperaturas dos matizes refletidos.

Curadoria Coletiva

Artista visual, mora e trabalha em Curitiba-Paraná; formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Brasil, transita entre as linguagens artísticas da pintura e o tridimensional, priorizando em seu processo artístico a cerâmica. Suas obras são em pequenas dimensões e seu processo de pesquisa tem como tema a representatividade poética do feminino e a reflexão sobre ser natureza. Participou de exposições coletivas, com obras em instituição pública e coleção particular.

Lígia Barros / Divulgação

Lígia Barros

Lígia de Oliveira Barros, natural do Amazonas/Brasil, artista visual com produção artística em desenho, gravura, pintura e escultura. Expôs na Finlândia, França, Japão e Canadá. Com obras no acervo do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (RJ), na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) e na Pinacoteca do Estado do Amazonas. Fundadora da Academia de Artes, Ciências e Letras do Amazonas (ACL). Participa da Associação de Artistas Plásticos do Amazonas (AMAP), da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP). Graduada no Curso Superior de Pintura (UNESPAR/2014); participou do Projeto de Iniciação Científica pela UNESPAR (2013); cursou o Aperfeiçoamento de Extensão em Prática e Teoria da Cor (2015). Pós-graduada em Poéticas Visuais (UNESPAR/2016); em História da Arte (Claretiano/2017); Direção de Arte, Design e Estratégia Criativas (2018); e Museografia e Patrimônio Cultural (Claretiano_2019). Mestre em Educação pela Univ. Tuiuti do Paraná (2019_2021). Nas Artes representou a Região Norte (2010_2012) no Colegiado Setorial de Artes Visuais do Ministério da Cultura/Brasil. Participou na Pré-bienal de Arte do Amazonas em 2012 e Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba em 2019. Em curso o Doutorado em Educação pela Univ. Tuiuti do Paraná. Email: ligiaobarros@gmail.com,  tel:988036600.

Silvia Serbena

Silvia Serbena / Divulgação

Silvia Serbena, artista plástica curitibana é formada em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tem especialização em História da Arte pela PUC – PR, é membro da APAP/PR, participou de diversas exposições coletivas e individuais, foi premiada na XIV Exposição Coletiva de Artes Plásticas.

Em seus trabalhos utiliza a observação do silêncio, do não discurso, do não verbal, do contraditório que, em alguns momentos e espaços nos transmite a ideia de movimentação, e em outros transmite sensações de estabilidade. Demonstra em sua liberdade de criação a intenção de criar formas novas pelas sobreposições de camadas de tintas e veladuras, cores e formas que surgem de pinceladas soltas e intuitivas.

Instagram @silviaserbena.art

Site www.silviaserbena.com.br

Serviço:

Exposição “Poética & Ciclos”

Artistas Joseli BezerraLígia Barros e Silvia Serbena

Período de exposição: De 11 de março a 07 de abril de 2024

Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR – Galerias Poty Lazzarotto e Osmar Chromiec.

Horário de visitação: 14h às 18h (2ª a 6ª feira) e 10h às 13h30 (domingo)

Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR CEP – 80.510-100

Telefone: (41) 3232-0408

E-mail: apap@apap.com.br

Site: www.apap.com.br

Facebook facebook.com/artistas.parana

Instagram @apap_pr

Katia Velo – Diretoria de Comunicação APAP/PR

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*