APAP/PR ABRE EXPOSIÇÃO “OLHAR O URBANO ATRAVÉS DO MOSAICO”

A exposição inédita, feita especialmente para homenagear a cidade de Curitiba, abre neste domingo, 12 de dezembro.

Obra de Patricia Ono. Título “Arcadas” / O local é a sede da APAP/PR.

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR realiza, neste domingo, 12 de dezembro, das 11h às 13h, a abertura da exposição “Olhar o Urbano através do Mosaico”. A cidade de Curitiba é sempre uma inspiração para os artistas nascidos (ou os que a adotaram) e para os artistas mosaístas que em suas variadas técnicas, apresentam a cidade de uma forma inédita. 

A exposição faz parte das ações do Núcleo de Mosaico da APAP/PR e está sendo desenvolvida desde julho especialmente para a exposição. “É uma exposição pensada e organizada por vários aspectos e, mesmo sendo pontos conhecidos da cidade de Curitiba, a arte mosaísta nos revela novos olhares, está imperdível”. Destaca Sabine Feres, curadora da exposição e vice-presidente da APAP/PR que acompanhou todas as etapas do processo.

Sobre a exposição “Olhar o Urbano através do Mosaico”

A técnica do mosaico é utilizada desde os sumérios na Mesopotâmia por volta de 3.000 a. C. e foi amplamente utilizada na Roma e Grécia antigas e devido a sua durabilidade é conhecida também como pintura eterna utilizada para homenagear os antepassados. O mosaico e as cidades estão sempre entrelaçados, por isto, destacar a cidade de Curitiba é sempre muito relevante para os mosaístas associados. Participam da exposição 15 artistas que escolheram vários pontos da capital paranaense como: Museu Oscar Niemeyer, Passeio Público, Farol do Saber, Boca Maldita, Ruas das Flores, as Arcadas de São Francisco (sede da APAP/PR), entre outros. “Entre arcos, encontramos a APAP/PR, uma corrente artística que emana criatividade no Centro Histórico”, enfatiza Patricia Ono, diretora do Núcleo de Mosaico da APAP/PR.

Artistas participantes:

ANA ISIS RIBAS

ANGELA KOTZIAS RIBEIRO

CARLOS HELENIO FERREIRA

DENISE RAASCH

LETÍCIA MELARA

MARISA M. GIACOMINI

MÔNICA LEBOIS

OLGA PCHEK

PATRICIA ONO

ROSANA GOMES TAPADO

ROSANGELA KUSMA GASPARIN

ROSILANE SKRABA

SONIA SGANZERLA

TELMA NALINI

VAGNER D’AGNOLUZZO

Sobre a APAP/PR

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR há quase 40 anos vem se destacando como a primeira associação do gênero no país. Com o objetivo de promover e fomentar a arte, a cultura e os artistas visuais e profissionais relacionados à área artística tem se destacado pela realização e envolvimento em projetos como a Bienal Internacional de Curitiba, ODS&ARTE – Um Novo Olhar Sobre o Mundo, livro edição APAP/PR “Muros Visuais de Curitiba”. Participações em espaços expositivos oficiais como no Memorial de Curitiba, Espaço Cultural BRDE Palacete dos Leões, Museu de Fotografia Cidade de Curitiba, Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão), entre outros projetos. Participa ativamente das Políticas Culturais e Leis de Incentivo em nível Municipal, Estadual e Federal.

Com a exposição “Olhar o Urbano através do Mosaico”, mesmo num período pandêmico, a APAP/PR conseguiu valorizar e divulgar os artistas paranaenses associados, apresentando a arte em suas diversas linguagens, finaliza o presidente da APAP/PR, Vidal.

Serviço:

Exposição: “Olhar o Urbano através do Mosaico”

Período de exposição: de 12 de dezembro a março de 2022

Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR

Galerias Poty Lazzarotto e Osmar Chromiec

Horário de visitação: 14h às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)

Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR CEP – 80.510-100

Telefone: (41) 3232-0408

E-mail: apap@apap.com.br

www.apap.com.br

Instagram @apap_pr

Facebook acebook.com/artistas.parana 

Enviado por Katia Velo / Diretora de Comunicação da APAP/PR

4 Comments on APAP/PR ABRE EXPOSIÇÃO “OLHAR O URBANO ATRAVÉS DO MOSAICO”

  1. Os trabalhos estão primorosos.

    Parabéns a todos!

  2. Viviane M. Giacomini // 13 de dezembro de 2021 em 8:15 //

    Amo esta arte!!

  3. Carlos HELENIO // 13 de dezembro de 2021 em 8:40 //

    Bela exposição. Trabalhos maravilhosos!!

  4. Ana Isis Ribas // 13 de dezembro de 2021 em 8:45 //

    A Exposição Olhar o Urbano através do Mosaico está imperdível!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*