Amazônia e suas gentes – biodiversidade e produção artesanal amazônica são temas de um Festival-Movimento gratuito

Valentina Ricardo | Artesol Peça da Cestaria Baniwa que será exposta no Festival / Divulgação

Acontece no CCSP, de 03 de setembro a 03 de outubro, o Festival Criativos por Tradição, evento gratuito que é também um movimento – um convite para os visitantes refletirem sobre a urgência da proteção da Amazônia que só é possível a partir da valorização dos modos de vida, da cultura, do ritmo e das comunidades tradicionais desse território. Patrocinado pelo Instituto Vale Cultural, o evento conta com o apoio da varejista Pernambucanas, e é  promovido pela Artesol, organização que apoia os artesãos de todo o país há 23 anos. O Festivalconta também com uma exposição, seminário, oficinas e feira para a comercialização do artesanato e é um dos eventos âncora do DW! – Design Weekend.

 
O foco da Exposição Conexões Amazônia é revelar a história, o modo de vida, os saberes populares e a linguagem criativa de oito diferentes comunidades envolvendo povos indígenas como os Baniwa e krahô, vilas de ceramistas tapajônicos, povoados de seringueiros, entre outros núcleos. “Para revelar a potência do patrimônio cultural relacionado aos fazeres artesanais nesses territórios, promovemos uma imersão de oito designers, um em cada comunidade, estimulando a troca de conhecimentos, o diálogo e o pensamento reflexivo entre tradição e contemporaneidade.  A ideia de documentar essa experiência e revelar esse processo na exposição é enfatizar o protagonismo dos artesãos como autores de uma produção de grande relevância sociocultural e guardiões da biodiversidade da Amazônia”, explica Jô Masson, diretora executiva da Artesol.

A diversidade dos artefatos criados na região é resultado da experimentação de técnicas, formas, elementos naturais, símbolos e memórias ancestrais que conferem ao artesanato da Amazônia um caráter plural e singular ao mesmo tempo.  Além do valor cultural, um aspecto importante da produção do território é a questão da sustentabilidade, porque uma das grandes contribuições destas comunidades tradicionais para a nossa sociedade é o seu modelo de inter-relação com a natureza.

Além da mostra, que contará com recursos de fotografias, audiovisual e objetos, a programação do Festival também inclui um seminário com importantes atores e pensadores da Amazônia, entre artesãos, pesquisadores e ativistas, que irão promover reflexões e discussões sobre o contexto da salvaguarda dos saberes populares, as políticas públicas, o mercado de consumo desse artesanato, processos de cocriação e iniciativas que são referência de desenvolvimento sustentável.  Já as oficinas ministradas pelos próprios artesãos têm o objetivo de aproximar o público das técnicas a partir de uma experiência mão na massa. A feira de artesanato, por sua vez, trará uma diversificada oferta de produtos da Amazônia para quem quiser levar para casa um pedacinho da história e das expressões culturais da Floresta e sua gente.  

Por se tratar de um evento híbrido, o Festival contará com uma plataforma virtual onde os visitantes poderão fazer um tour pela mostra, acessar conteúdos sobre o universo do fazer artesanal da Amazônia, assistir às palestras do seminário e assistir as oficinas ministradas pelos artesãos.  “A plataforma digital irá proporcionar ao público de qualquer lugar do planeta uma imersão no contexto cultural e simbólico dos artesãos da maior floresta tropical do mundo”, afirma Josiane Masson.  

 Mais informações (inscrições, evento digital e demais informações)

https://www.criativosportradicao.org.br/

Sobre a Artesol  

A Artesol é uma Organização sem Fins Lucrativos que atua na inclusão socioeconômica dos artesãos brasileiros e na valorização do artesanato de tradição e seus modos do fazer, fortalecendo-os como patrimônio cultural material e imaterial do país. A organização é idealizadora da Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro, uma tecnologia social premiada, que promove a capacitação de milhares de artesãos, fomenta a economia criativa, cria oportunidades de negócios e divulga o artesanato e arte popular brasileira para todo o mundo através do portal www.artesol.org.br.  

Festival Criativos por Tradição  

Patrocinadora master: Instituto Vale Cultural

Local: Centro Cultural São Paulo  

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000  

De 03 de setembro a 03 de outubro de 2022  

Horários: Terça à sexta, das 10h às 20h; Sábado e Domingo, das 10h às 18h  

Entrada: Gratuita  

Mais informações: festivalcriativosportradicao.org.br 

Inscrições nos eventos: festivalcriativosportradicao.org.br 

Artesol  

Sitehttps://www.artesol.org.br/  

Instagramhttps://www.instagram.com/artesol_oficial/  

Facebookhttps://web.facebook.com/ArtesanatoSolidario.Artesol  

Twitterhttps://twitter.com/artesol  

Youtubehttps://www.youtube.com/user/ArtesanatoSolidario

Enviado por Patricia Buarque / Compor Comunicação  

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*