ALUNOS ESCOLA EVOLUTIVA REALIZAM VISITAS CULTURAIS PARA FUNDAMENTAÇÃO SOBRE A 2ª. GUERRA MUNDIAL

Alunos Escola Evolutiva retornam ao Museu do Expedicionário e são orientados pelos professor de História, Celso Rocha.
Crédito: Katia Velo

 

Na última sexta, dia 6 de maio, os alunos do 9º. Ano da Escola Evolutiva realizaram visitas guiadas aos Museus do Holocausto e do Expedicionário. O motivo do passeio cultural foi enfatizar e ilustrar o que os alunos já haviam estudado em sala de aula com o professor de História, Celso Rocha, sobre a 2ª. Guerra Mundial. Além do passeio, houve um trabalho de interdisciplinalidade com as disciplinas de Arte e Português.

A professora de Português, Juliana França, solicitou aos alunos a leitura do livro  “Prisioneiro B-3087”  (AutorAlan Gratz, Editora Ática). O livro é sobre um menino de 10 anos, Yanek Gruener que viveu 10 anos os horrores do Holocausto. É uma história tocante. Além do livro, a professora Juliana exibiu em sala de aula o filme “A Vida e Bela” dirigido e atuado por Roberto Benigni  conta a história do judeu Guido que junto da sua família são capturados e levados para um campo de concentração. Guido busca minimizar o sofrimento do filho e faz com que o menino acredite que tudo aquilo é apenas um jogo, uma brincadeira.

A professora de Arte, Katia Velo, trabalhou sobre um artigo da revista Superinteressante que aborda como a publicidade e propaganda foram fundamentais para a proliferação e engajamento dos alemães ao partido nazista.

SOBRE O LIVRO:

O livro prisioneiro 3087 de Alan Gratz, baseado na vida de Ruth e Jack Gruener, conta a história de Yanek, menino judeu que viveu desde os 10 anos de idade os horrores do Holocausto. A história narrada por Alan Gratz relata a vida familiar comum de Yanek antes da invasão e aprisionamento no gueto onde vivia, bem como os momentos de horror vividos ali mesmo depois da chegada dos cruéis invasores.

A obra descreve ainda o momento que  Yanek é separado da família e ambos são levado para campos de concentração diferentes e nunca mais se veem.

O livro conta os momentos de fome, de dor, de desespero de uma criança que teve que ver uma imensidão de coisas terríveis e trabalhar muito para sobreviver às crueldades nazistas dos dez campos de concentração pelos quais passou.

Depois de tanto horror aos quais sobreviveu, Yanek consegue reencontrar alguns amigos e alguns parentes que lhe ajudam a recomeçar até resolver se mudar para os Estados Unidos, onde serviria o Exercito e convocado para lutar em outra guerra (da Coreia), a qual também sobreviveria.

Por fim Yanek retoma contato com seus amigos sobreviventes dos campos de concentração que agora vivem em Nova York onde reencontra Luncia com quem se casa e fixa residência no Brooklyn, e juntos viajam pelo mundo contando suas histórias de vida.

Juliana de França

GRATZ, Alan. Prisioneiro B-3087; tradução: Antony Cleaver. 1ª Ed. São Paulo: Ática, 2013.

SOBRE OS MUSEUS:

Museu do Holocausto de Curitiba possui em seu acervo documentação e informações que são referência para o estudo sobre o Holocausto. Museus sobre o tema existem em outros locais como Jerusalém, Berlim e Nova York com características em comum como: objetos em exposição e que pertenceram aos judeus presos e mortos em campos nazistas. Um dos principais objetivos é transmitir valores universais de paz, tolerância e respeito.
Informações:

Museu do Holocausto
Rua Coronel Agostinho de Macedo, 248, Bom Retiro.
Será aberto ao público, desde que as visitas sejam agendadas.
Informações pelo (41) 3908-2750
http://www.museudoholocausto.org.br

O Museu do Expedicionário apresenta a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, em especial, a participação dos soldados paranaenses. Possui em seu acervo vários materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Expedicionária Brasileira, pela Força Aérea Brasileira e pela Marinha de Guerra do Brasil.

Informações:

Museu do Expedicionário
Praça do Expedicionário, Alto da XV,
Tel: (41) 3362-8231.
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h as 17h.
http://www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=156

ESCOLA EVOLUTIVA

Rua Veríssimo Marques 1565,
Centro – São José dos Pinhais
Tel.: (41) 3035-7227
www.escolaevolutiva.com.br

 

Alunos Escola Evolutiva visitam o Museu do Holocausto.
Crédito: Divulgação KV

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*