Aikidoistas realizam em Curitiba dia 11/11 o Seminário Tributo a Kawai Shihan

 

No Aikido não há troféu ou medalha, para que o praticante busque o seu melhor como técnica sem pensar em derrotar e humilhar um possível adversário. Crédito: Divulgação

Os grupos Aikido Keiko (sedes em Curitiba e São José dos Pinhais) e Aikido Kawai São Paulo, em parceria com o Aikido Fudoshin de Curitiba, organizam na Capital no dia 11 de novembro, no Sesc da Esquina – (Rua José Loureiro, 578), o  I Seminário em Tributo a Kawai Shihan. O japonês Reishin Kawai (falecido em 2010) chegou o Brasil nos anos 60 e abriu o primeiro dojo de Aikido no País. Shihan é um termo para designar professor exemplar. O evento, com cerca de 18 senseis e dezenas de alunos, celebra esta tradicional forma de defesa pessoal japonesa que não possui troféus e medalhas.

 

Em tempos de pancadarias ao estilo “trocação”, esta nobre arte marcial tem ganhado novos praticantes, inclusive crianças, pois o foco não é derrotar um possível adversário, mas exercer a técnica da melhor forma. O encontro nacional reunirá praticantes também do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Informações sensei Lincoln Ferreira (http://www.aikidokeikodojo.com.br (41) 999058962 / 3058-4192).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*