Adrianópolis recebe projeto de universidade para ações de infraestrutura

Iniciativa da Universidade Positivo (UP) faz parte da parceria firmada em 2014

O município paranaense de Adrianópolis recebeu, na última semana, projetos desenvolvidos por alunos dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Positivo (UP). As ações apontam para melhorias em áreas como saneamento, habitação, mobilidade e saúde.

A apresentação dos trabalhos, que contou com a presença do prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini e da comitiva da prefeitura, faz parte do projeto criado pelo Laboratório de Cidades da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, em 2014. A iniciativa tem a finalidade de estimular o desenvolvimento da cidade de Adrianópolis, que apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

Para o diretor da Escola de Comunicação e Negócios da UP, Rogério Mainardes, a entrega consolida o projeto desenvolvido na cidade. “Estamos tirando o conhecimento da sala de aula para aplicar nas necessidades de Adrianópolis”, afirma. Segundo Mainardes, o município vai identificar onde será possível colaborar e a UP irá ajudar a materializar todo o processo. “Queremos levar esse bom exemplo. O trabalho dos alunos que saem da sala de aula e vira algo concreto e efetivo cria um diferencial no mercado para nossos alunos”, garante.

A busca dos recursos para a consolidação das ideias depende do orçamento do munícipio, que irá adequar com a realidade financeira, por isso, essa fase abre nova etapa na parceria. “A UP se compromete em manter o acordo e ajudar a alavancar os recursos para direcioná-los às necessidades da cidade”, finaliza Mainardes.

Segundo o prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini, os projetos vão auxiliar no planejamento em longo prazo do município. “A entrega acontece num momento importante da cidade, com a chegada de uma grande empresa do setor de cimento”, explica. Para o prefeito, os projetos vão ajudar a planejar o futuro da cidade. “É um total planejamento, em todas as áreas, e com o apoio que estamos tendo vamos construir e fazer as coisas já com o pensamento no crescimento. A parceria tem ajudado muito a nossa administração e pode ajudar as outras administrações também”, completa.

Para o estudante Marcos Roberto dos Santos, que está concluindo o curso de Sistemas da Informação na UP, o projeto abriu a chance de captar mais experiências práticas. “Foi uma experiência única. Pela primeira vez, tivemos a chance de ir lá e conhecer a realidade da comunidade, junto com os professores. Demos um passo a mais para sair da faculdade com um pouco mais de experiência”, afirma.

A equipe do estudante analisou o funcionamento da área de saúde do município e reuniu as informações sobre as atividades do dia a dia do setor em um sistema de dados. Com base nesse sistema, a equipe de saúde de Adrianópolis poderá identificar com mais detalhamento as áreas, por exemplo, que necessitam de mais intervenção e de recursos que podem ser solicitados junto às instâncias governamentais do Estado e Federal.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*