ACERVO DA PINACOTECA
O prédio que abriga a Pinacoteca do Estado foi construído em 1897, projetado por Ramos de Azevedo, como instituição – formava técnicos e artesãos – o “Liceu de Artes e Ofícios”. Foi inaugurada como espaço de arte, em 24 de dezembro de 1905, com o acervo de 26 pinturas de importantes artistas que atuaram na cidade.
No entanto, após uma reforma minuciosa e a abertura da exposição de esculturas de Auguste Rodin (1840-1917), que reuniu 150.000 visitantes em 38 dias, a Pinacoteca deu uma grande guinada.
A Pinacoteca do Estado abriga exposições permanentes de obras valiosíssimas tanto pelo contexto histórico, artístico e cultural, como: Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, além de obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, Rodin, entre outros, além de exposições temporárias de grande relevância de artistas contemporâneos representativos.
Na loja da Pinacoteca além de preciosos livros,você encontra joias inspiradas em obras que integram o acervo do museu. Desenvolvidas pela designer Aurea Sacilotto, as peças prometem conquistar o público. Uma das reproduções é da obra de Almeida Júnior, o belíssimo brinco do quadro “Saudade” (foto). “Para quem gosta de arte e joias é simplesmente irresistível”. Declara Katia Velo.
Pinacoteca do Estado de São Paulo –
End.Praça da Luz, 02 Tel. 11 3324-1000.
Visitação: Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h.
Ingresso: R6,00 reais. Aos sábados a entrada é gratuita.
Deixe um comentário