ABERTURA COLETIVO DUAS MARIAS NO MACPR EXIBE FORJADA PELO TEMPO
Exposição: FORJADA PELO TEMPO
Artista: COLETIVO DUAS MARIAS
Curadoria: Massimo Scaringella e Brugnera
Local: MAC no MON
Período expositivo: 14/03 a 21/05/2023.
FORJADA PELO TEMPO, faz uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e Heroínas de distintas culturas criam vida através das obras do coletivo em fotografias, vídeos e instalação.
O Coletivo trabalha com a poética do Ser Feminino. As artistas pesquisam o tema por meio da recriação dos objetos de análise (mitos) num jogo performático onde são registradas as imagens. Neste sentido as obras são o resultado da criação de várias personagens femininos que reforçam o papel da mulher em todos os tempos, num deslocamento temporal e territorial.
Na tarde de quarta-feira, dia 15/03, as artistas do Coletivo Duas Marias, Malu Rebelato e Nani Nogara, receberam o público no Museu, para visitas guiadas e conversas sobre a exposição FORJADA PELO TEMPO.
O curador Massimo Scaringella, em seu texto curatorial destaca o processo artístico do Coletivo Duas Marias, no seguinte trecho:
“O Coletivo Duas Maria com o meio de fotografia, instalações e vídeos cruza histórias femininas, mostrando a representação da condição humana contemporânea, entre a dimensão natural do tempo que passa, e a identidade que busca se libertar, engajando-se na busca da sedução e sensualidade. Com uma série de imagens que são evidentemente narrativas, as artistas constroem seu silabário que se torna cada dia mais coerente e mais adequado, inclusive em sua composição estética. Suas performances abordam o tema do corpo como um lugar de introspecção capaz de fazer várias perguntas interessantes. Jogadas entre a ação e a paixão, numa viagem entre as camadas e cômodos da essência de uma pessoa, as obras questionam imediatamente a possibilidade de atingir a alma através da representação do corpo, como se conhecesse e expressasse seus segredos mais íntimos.”
MINI BIO E MINI CURRÍCULO
O Coletivo Duas Marias, de Cascavel-PR, é formado pelas artistas Malu Rebelato e Nani Nogara, graduadas e pós-graduadas em Arte Visuais. Trabalha com a fotografia artística performática e tem como tema o ser feminino. Sendo um trabalho conceitual, expõe em Museus e Salões no Brasil e exterior. Fizeram várias exposições, incluindo “Se fosse você…”, no Ecomuseu de Itaipu-Foz do Iguaçu/2015 e diversas exposições em vários estados brasileiros. Participaram de inúmeras mostras, recebendo prêmio aquisição no 6° SAV, de Vinhedo-SP/2014 e prêmio aquisição na 21 Mostra Cascavelense de Artes Plásticas/2019. Em 2014 fizeram uma residência artística no Casa Museu Maurício Penha em Portugal, que resultou em uma exposição itinerante na região, em 2015. Participou das Bienais de Curitiba 2015, 2017 e 2019 e da Bienal Black Arte sem Fronteiras 2020. Prêmio destaque 2017, concedido pela FEBACLA. Em 2018, Medalha ao Mérito Cultural, pela Academia Medalhística do Brasil.
Deixe um comentário