A LINHA DO TEMPO
Exposição de pinturas e colagens de Naná Ribeiro
Paranaense, Nádia Ribeiro, agora Naná Ribeiro, filha do escritor, contista e crítico de cinema Armando Ribeiro Pinto, foi aluna da EMBAP na década de 60, se transferindo para o Rio de Janeiro na década de 80, retornando a Curitiba e aqui fixando residência desde 2002.
Sobre sua obra destacamos os textos dos críticos de arte:
“Em sua criação expressionista Naná Ribeiro, emprega a linguagem sintética das cores, ora sóbrias, ora audazes, de volumes simplificados e de figuração esquematizada. Suas criações abstratas são valorizadas por zonas de cor e pela ordenação espacial rigorosamente arquitetada. Em todas, afirma-se, a vontade de exprimir o universo ao mesmo tempo poético e finito”. Alcidio Mafra de Souza, AICA/ABCA, 07/1996.
“São obras construídas como poemas virginais, concebidas como arquiteturas grandiosas, as quais, ora combinam com efervecentes florações, ora fruto de rigorosas impetuosidades de cor e composição. Tudo criação plástica em seu estado mais puro”. Alcídio Mafra de Souza AICA/ABCA ,03/2001.
“(…) a espontaneidade, a busca de novas expressões e a linguagem abstrata, ora próxima as incursões “desta terra, nesta terra, para esta terra” e ora próxima a indagações espirituais, metafísicas, formam o giro rápido e cíclico de Naná Ribeiro, que correspondem as ansiedades de nosso tempo”. Joice Gumiel Passos, membro AICA/ABCA, 10/1986.
“Explosão cromática e destreza técnica, formal.
Espontaneidade e pesquisa.
Estética e poética é a obra de Naná Ribeiro”.
Joice Gumiel Passos, membro ABCA/AICA, 07/2013.
“Seus espaços são às vezes formais e cartesianos, outras vezes suaves e sensuais, utópicos e felizes. Compartilhar de sua obra é um privilegio”. Maria Luiza Tambellini, 06/2001.
SERVIÇO:
A LINHA DO TEMPO Pinturas de Naná Ribeiro
Abertura 01/08 às 20h
Período: 01/08 à 29/08
Horários: terça a sexta 14h às 20h sábado 10h às 14h
Local: Subsolo Galeria de Arte Contemporânea.
Av. Iguaçú, 2481. Água Verde. Curitiba/PR (041)30198701
Deixe um comentário