UniBrasil tem melhor curso de Jornalismo de Curitiba, segundo Enade

Imagem: Divulgação

Com nota 4, graduação sobe no conceito do governo federal; resultado é atribuído aos investimentos, formação humanitária e boa relação entre professores e estudantes

O curso de Jornalismo da UniBrasil foi reconhecido como o melhor de Curitiba pelo Exame Nacional do Desempenho de Estudantes (Enade), promovido pelo governo federal. A graduação recebeu a nota 4 – em uma escala que varia de 1 a 5 – e obteve melhoria de desempenho na comparação com a última edição da prova, que ocorreu em 2009. Desde então, houve investimento na melhoria de infraestrutura, aumento de atividades extraclasse e iniciativas relacionadas à prática de mercado e à qualificação da relação professor-estudante.

O Enade é um dos procedimentos de avaliação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação. O objetivo do exame é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos universitários, seguindo as diretrizes curriculares do próprio curso e a capacidade de compreensão da realidade brasileira e mundial em outras áreas do conhecimento.

De acordo com coordenadora do curso de Jornalismo da UniBrasil, Maura Martins, a instituição se preparou para atingir esse nível de excelência. “A consolidação da nota foi uma grata notícia, visto o trabalho feito nos últimos anos”, diz. Entre as razões, encontram-se o corpo docente formado basicamente por doutores e mestres, uma grade curricular de formação ampla e o nível maior de exigência dos universitários. A realização de atividades extracurriculares, como a Radioweb e a agência de jornalismo Midiabólicos (voltadas à experimentação prática e à prestação de serviços à comunidade), também contribuiu para o crescimento profissional e pessoal dos estudantes.

“A proatividade dos estudantes foi fundamental, pois permitiu que tivessem contato com outras realidades sociais as quais não estavam inseridos”, afirma a professora. A avaliação de Maura é corroborada pela professora de Telejornalismo, Elaine Javorski. “A formação humanística que os alunos adquirem sempre os conecta de alguma forma com as atualidades. Isso muda a perspectiva deles e facilita a compreensão do mundo”, ressalta.

Formado pela instituição em 2011, o jornalista Douglas Santucci elogia o curso. “Eu aproveitei muito. A grade é bem atual, com formato atraente e voltado à prática”, afirma. De acordo com ele, o apoio do corpo docente e o grande número de atividades extracurriculares colaboram para que o aluno possa aprender um jornalismo de qualidade.

Para Daiane Andrade, formada pela UniBrasil em 2012, o curso tem um nível de exigência elevado, o que reflete nos bons resultados obtidos no Enade. “O nível de exigência da universidade com o corpo docente se reflete na sala de aula”, opina. Para quem ainda está no curso, a sensação é de pertencimento. “Eu gosto bastante do curso porque, além de uma boa base teórica, há um estímulo forte ao envolvimento do aluno”, afirma Narley Resende, aluno do oitavo período.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*