Campanha em SJP beneficia pacientes como Franciele Franzoni

Franciele Franzoni vem de Laranjeiras do Sul uma vez por mês para a atendimento no Hemepar de Curitiba
Foto/PautaSJP

Ação de Doação de Sangue é semifinalista do Prêmio Protagonistas 2013

Gazeta do Povo / GRPCOM. Voto online no voluntariado são-joseense encerra dia 27.

 

Depois de muitos anos mostrando doadores, o Ministério da Saúde tem feito divulgação de pacientes que recebem as doações de sangue, intitulada “Para doar precisa conhecer a pessoa?”. O PautaSJP.com traz a história de Franciele Franzoni, de 27 anos, que uma vez por mês sai da cidade de Laranjeiras do Sul para a transfusão. Franciele é atendida em Curitiba no ambulatório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). O ônibus do Hemepar estaciona no Hospital São José dos Pinhais na última quarta do mês, e teve aumento de mais de 25% no voluntariado com a campanha “Faça do seu dia mais um dia de alguém”.

 

Em pouco mais de um ano de atividade, a mobilização são-joseense é semifinalista do Prêmio Protagonistas 2013 Gazeta do Povo/GRPCOM na categoria Voluntário. A votação no site da Gazeta é até dia 27 no link http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/politica-cidada/premio-protagonistas/votacao.phtml.

 

Franciele Franzoni viaja de ônibus quase seis horas para o tratamento que demora um dia inteiro no departamento ambulatorial do Hemepar. Como outros pacientes que também fazem a transfusão mensal, ela possui Talassemia Major, doença hereditária que gera deficiência na hemoglobina causando anemia e outras dificuldades fisiológicas.

 

“A minha atual preocupação é a osteoporose, então tenho que me cuidar para não cair porque a recuperação óssea seria muito lenta. O período que me sinto mais cansada é a partir de uma semana antes da transfusão, mas, de uma maneira geral, consigo viver com certa tranquilidade”, conta Franciele Franzoni, que destaca a importância do voluntariado.

 

“Só tenho a agradecer a quem participa das doações no Hemepar. A gente diz que é igual a colocar gasolina no motor. Eu agendo vários compromissos nos dias após a transfusão porque me sinto 50% mais disposta”, fala Franciele, que começou a receber sangue quando tinha seis meses de idade.

 

Outro paciente de Talassemia no ambulatório é Fernando Barbosa Neto, de 30 anos. “No meu caso, depois da transfusão acho que a disposição é mais que o dobro, talvez até 70%”, avalia Fernando, formado em Logística e que trabalha em Curitiba no departamento de Tecnologia da Informação de uma multinacional.

 

“Dentro da empresa muita gente é doadora de sangue e não é apenas por minha causa. Felizmente, a responsabilidade social tem crescido e a doação de sangue também”, acrescenta Fernando Barbosa Neto, que é recebedor de sangue desde os quatro anos. Ainda criança, a família se mudou de Londrina para que o menino, na época, residisse mais perto do Hemepar.

 

Para doar

Homens a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 67 anos (menores acompanhados de pais e responsáveis). Pesar no mínimo 50 quilos. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte).

 

Impedimentos pontuais

Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura. Diarréia: aguardar 7 dias após a cura. Durante a gravidez. 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana. Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses). Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Tatuagem nos últimos 12 meses. Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada). Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias. Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses).

 

Impedimentos definitivos

Hepatite viral após os 10 anos de idade. Diabetes insulinodependente. Epilepsia ou convulsão. Hanseníase. Doença renal crônica. Antecedentes de Neoplasias (Câncer). Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame). Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas. Uso de drogas injetáveis ilícitas.

 

Retorno do voluntariado

O Hemepar registra a doação e emite carteira de doador. Quando o doador realizar a sua terceira doação dentro do prazo de um ano, ele pode entrar em contato com o Hemepar. É necessário avisar sobre esta terceira participação para receber a nova carteira acompanhada do certificado que dá direito a 50% de desconto em eventos culturais, como shows e peças de teatro.

 

Informações

Contato da campanha “Doação de Sangue – faça do seu dia mais um dia de alguém” no e-mail pauta@pautasjp.com e 41-9641-9674. Facebook perfil São José dos Pinhais https://www.facebook.com/facadoseudiamaisumdiadealguem.

 

PautaSJP.com

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*