Sucesso do Litercultura confirma gosto do curitibano pela leitura
Festival trouxe grandes nomes da literatura contemporânea mundial a Curitiba, na Sociedade Garibaldi, e ofereceu várias eventos culturais paralelos
O primeiro Festival Literário – Litercultura em Curitiba confirmou a vocação do curitibano para a leitura e o gosto pelos livros. Evento gratuito, as sessões com os autores lotaram e até teve fila de espera para ouvir as conversas literárias. O foco do Litrercultura foi o leitor. O evento foi realizado de 16 a 18 de agosto na Sociedade Garibaldi, com grandes nomes da literatura mundial como o argentino canadense Alberto Manguel, o português Gonçalo M. Tavares, a presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, e os paranaenses Cristovão Tezza , Miguel Sanches Neto e Luis Henrique Pellanda.
Com ênfase na literatura, o Litercultura teve vários eventos culturais paralelos no Centro Histórico da capital paranaense como shows musicais, filmes, exposições, leitura de poesias, contação de histórias, oficinas de literatura para adultos e crianças e concursos de fotografia e para escritores. E para dar maior oportunidade de acessibilidade às sessões literárias, o evento contou com intérpretes de libras para surdos nas sessões literárias.
A coordenadora do evento, Manoela Leão, salientou que a estratégia foi interligar várias áreas culturais com a literatura para estimular a leitura. Ela salientou ainda que o fato de concentrar os eventos culturais no Centro Histórico de Curitiba facilitou a locomoção a pé para uma atividade ou outra.
Segundo Manoela, a organização do Litercultura 2014 já começou e muitos autores de renome internacional que não puderam comparecer neste ano já estão pré-agendados para o próximo evento. A expectativa de Manoela é que o Litercultura de 2014 repita o sucesso do evento este ano.
Veja mais sobre o Litercultura 2013 em www.litercultura.com.br
Deixe um comentário