CRÍTICA POR OSCAR D´AMBROSIO

Katia Velo durante a abertura da exposição “Adornos & Arabescos” no Hotel Mabu
Foto / Luiz Renato Ramos

MATÉRIA PUBLICADA – 20/10/2009 (Site Antigo)

O apreço pelo detalhe

O grande desafio de todo artista plástico é encontrar uma linguagem diferenciada que traduza uma identidade visual. Atingir esse patamar demanda uma pesquisa constante, mas não pode deixar de lado aquilo que existe de mais autêntico, ou seja, a força motriz de criar que mobiliza cada um de nós.
Em séries como Corpus, onde predomina a cor amarela, em homenagem a Kandinsky, e no conjunto Utensílios, Katia Velo, paulistana radicada em São José dos Pinhais, PR, obtêm os melhores resultados quando se propõe a perscrutar detalhes do assunto que enfoca.
É o que ocorre no conjunto denominado Arabescos. São mais frequentes temas florais e as curvas de inspiração árabe, além da conversa plástica com Beatriz Milhazes que se tornou um ícone deste começo de século. Novamente, parece ser na exploração dos detalhes que essas configurações sugerem que se revela uma linguagem genuína.
Quando o primeiro plano de seus quadros exige a composição e o apreço pela minúcia, a artista gera telas marcadas pela intensidade cromática e riqueza de composição. Estabelece assim uma poética bastante pessoal e diferenciada que lhe permite alcançar um espaço próprio no panorama artístico nacional.

Oscar D’Ambrosio, jornalista (ECA-USP), mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de São Paulo, é crítico de arte e integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (Aica – Seção Brasil). Bacharel em Letras (Português e Inglês), é coordenador de imprensa da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp e publicou, entre outros, Os pincéis de Deus: vida e obra do pintor naïf Waldomiro de Deus e O Van Gogh feliz: vida e obra do pintor Ranchinho de Assis (ambos pela Editora Unesp) e Mito e símbolos em Macunaíma (Editora Selinunte). Escreveu para a Coleção Contando a arte de…, da Editora Noovha América, livros sobre os artistas plásticos Adelio Sarro, Aldemir Martins (em parceria com Rubens Matuck), Bittencourt, Caciporé, CACosta, Claudio Tozzi, Da Paz, Di Caribé, Elias dos Bonecos, Estevão, Garrot, Gisele Ulisse, Gustavo Rosa, Jocelino Soares, Jonas Mesquita, Juan Muzzi, Marcos de Oliveira, Maroubo, Ranchinho, Rubens Matuck, Peticov, Romero Britto, Sima Woiler, Sinval e Waldomiro de Deus.

http://www.artcanal.com.br/oscardambrosio/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*