Artista plástico Vik Muniz cria produtos de revestimentos cerâmicos em parceria com a Portobello

A marca global traz produtos que combinam tecnologia e design para novas experiências sensoriais
O Portobello Grupo participa da Expo Revestir 2025, o maior evento de revestimentos da América Latina, entre os dias 10 e 14 de março. A feira reúne as principais inovações e tendências do setor, e é nesse período que a empresa apresenta as novidades para soluções completas, focadas em design, funcionalidade e sustentabilidade. Os lançamentos da marca são apresentados globalmente, com exposição simultânea nas lojas Portobello Shop e nos principais clientes. Neste ano, os produtos estão integrados ao conceito da coleção global Bossa On The Road “Feels Like Home”.
A Portobello tem expandido sua atuação global sem perder a identidade, e a coleção reflete essa filosofia ao incorporar influências culturais diversas, mantendo a busca pelo conforto e pelo design autêntico. Inspirados na arquitetura moderna e contemporânea, os produtos exploram elementos do design brasileiro e dialogam com diferentes mercados internacionais para criar produtos diferenciados. Com uma equipe local nos Estados Unidos, a marca amplia essa conexão ao interpretar a cultura do país e incorporá-la ao design.
Os lançamentos exploram novas tecnologias de superfícies que mostram outras possibilidades para o processo autoral de design da empresa. Cada detalhe reflete a essência da matéria-prima, com superfícies e texturas que reproduzem fielmente elementos naturais, criando experiências sensoriais únicas. A marca também amplia seu portfólio de lastras, reafirmando-se como a maior fabricante desse tipo de produto no Brasil e uma das líderes globais no segmento. Com os formatos 1,60×1,60m e tecnologia de relevo digital, a Portobello mantém o conceito Lastras Unlimited, destacando a versatilidade e o impacto visual desse material em projetos de grande porte.
Principais lançamentos
Um dos grandes destaques da Portobello na Expo Revestir é a linha Haptic, desenvolvida com o artista plástico Vik Muniz, combinando técnicas artísticas e processos industriais. Vik, conhecido por sua abordagem inovadora e sustentável, traz texturas inspiradas em papeis de aquarela, para intensificar a conexão sensorial entre as superfícies e os ambientes.
A coleção Bossa On The Road também inclui a linha Samba, desenvolvida em parceria com o designer Marcelo Rosenbaum. O projeto é fruto de uma extensa pesquisa do designer e da equipe Portobello, com base no diálogo com outros designers, arquitetos e consumidores dos principais mercados da marca. A linha reflete um olhar global com nuances locais, com uma abordagem contemporânea que valoriza tanto a identidade brasileira como as influências de outras culturas.
Seguindo também o objetivo de oferecer soluções cada vez mais completas, a marca apresenta sua nova linha de produtos exclusivos para ambientes de cozinha e banheiro, a Kitchen & Bath. A linha inclui metais projetados para atender às necessidades do cotidiano, sem abrir mão do design e da qualidade. As soluções de mobiliário em porcelanato da Officina Portobello também estarão na Expo Revestir 2025, assim como nas lojas Portobello Shop, criando um ecossistema integrado que facilita a personalização de projetos de interiores.
A Pointer, marca de design democrático do Portobello Grupo, levará à feira uma coleção que une novas texturas e superfícies com tons quentes e naturais, explorando a praticidade da cerâmica. A suavidade dos tons neutros encontra a liberdade da personalização, oferecendo design com mais cor, relevo e conforto para qualquer ambiente.
Sustentabilidade
A participação do Portobello Grupo na Expo Revestir também reflete seu compromisso com a sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa utiliza a mesma estrutura de estande no evento, que, após a edição 2025, será destinada para a construção do Centro Cultural Jardim Progresso, em Tijucas (SC). Neste ano, a fachada do estande foi renovada, assim como a dinâmica da exposição interna. A arquitetura mantém sua proposta imersiva no espaço, com um percurso sensorial e ambientes em escala real, como cozinhas, banheiros e salas.
Além disso, a empresa reapresenta o Projeto Sururu no espaço, uma iniciativa de economia circular que gera renda para comunidades locais no estado de Alagoas. Na feira, serão expostos produtos desenvolvidos a partir do projeto, como os cobogós Mundaú (vencedor do IF Design Award 2022) e Solar, criados por Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio, além da peça Fita, desenvolvida pela equipe da Portobello.
Serviço
Evento: Expo Revestir 2025
Data: 10 a 14 de março de 2025
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo, SP
Estande Portobello: C60/D60
Mais informações:www.exporevestir.com.br
SOBRE O PORTOBELLO GRUPO
Portobello Grupo é líder em inovação e design, uma das principais empresas de revestimentos no Brasil, além de protagonista global no setor. O Grupo possui quatro unidades de negócio no Brasil e nos Estados Unidos.
A Portobello Shop, única rede de soluções em revestimentos no Brasil, tem 163 lojas em todas as regiões. A empresa exercita a centralidade no cliente, proporcionando a melhor experiência possível com a marca para os profissionais de arquitetura e design, além de consumidores finais.
A Portobello America concretiza a estratégia de internacionalização do grupo, com uma operação de distribuição consolidada e a construção do primeiro parque fabril da marca, inaugurado em outubro de 2023, em Baxter, Tennessee.
A unidade Portobello distribui seus produtos através dos principais home centers do país, do mercado imobiliário e grandes obras, além da exportação para mais de 70 países. Essa unidade tem um parque industrial em Tijucas, Santa Catarina, com a produção dos mais inovadores produtos cerâmicos, com destaque para as lastras em porcelanato.
A unidade Pointer é a marca de design democrático, com atuação na região nordeste do país, além da exportação, e uma unidade industrial estruturada para ser a mais sustentável possível, em Marechal Deodoro, Alagoas.
Listada na B3 (PTBL3), a empresa adota as mais avançadas práticas de governança corporativa, com destaque para a gestão ESG, estruturada a partir de um Comitê de Sustentabilidade, composto pelo Presidente do Conselho e acionistas. Signatário do Pacto Global, o Grupo tem metas orientadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Julio Cesar Melo dos Santos – Marqueterie Comunicação
Deixe um comentário