BRASILEIROS SE DESTACAM NO FESTIVAL DE CLERMONT-FERRAND

Divulgação
*** Dois curtas de diretores brasileiros foram premiados no evento
*** 8 curtas brasileiros promoveram a diversidade e a criatividade da produção nacional no maior evento mundial dedicado ao formato
*** O Brasil foi um dos 48 países que participaram do Short Film Market, um dos maiores eventos do mercado audiovisual
*** O Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo divulga abertura de inscrições e as datas do evento
O curta-metragem brasileiro brilhou no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, o maior festival de cinema do mundo dedicado ao formato, e que recebeu este ano 173.000 espectadores e mais de 4.000 profissionais da indústria cinematográfica, cineastas, distribuidores e programadores de festivais de todo o planeta.
O evento, que teve lugar em Clermont-Ferrand, na França, entre os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro, teve entre os premiados o filme Jacaré, de Victor Quintanilha, que recebeu uma menção honrosa do júri oficial da Competição Internacional do festival. Outro brasileiro contemplado foi Sorel França, diretor do curta-metragem francês L’Homme de Merde, escolhido como Melhor Primeira Obra de Ficção da Competição Nacional pela SACD – Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques.
Além dos curtas premiados, o Brasil também esteve representado na Competição Internacional pelos filmes Amarela, de André Hayato Saito, e Eu Sou um Pastor Alemão, de Angelo Defanti, e também pela programação do Short Film Market com o programa Brazilian Shorts from São Paulo. O programa foi composto pelos filmes 2 Brasis, de Carol Aó e Helder Fruteira; Migué, de Rodrigo Ribeyro; Anastácia, de Lilih Curi; Carlinha e André, de Ricky Mastro; e Quase Trap, de Filipe Barbosa, e contou com a presença dos realizadores, em uma iniciativa conjunta da Spcine, do Instituto Guimarães Rosa através da Embaixada do Brasil em Paris e da Associação Cultural Kinoforum que acompanhou os cineastas durante toda a programação de indústria do festival.
A Kinoforum esteve presente na organização do estande brasileiro no Short Film Market, ao lado de representações de outros 48 países. O Meet & Greet do estande brasileiro reuniu mais de 200 profissionais e convidados do mercado. A Kinoforum também participou de uma mesa realizada pela Short Film Conference intitulada De Labs a Festivais: Apoiando Talentos Emergentes, que discutiu o papel dos festivais, laboratórios e residências artísticas em nutrir novas vozes na produção cinematográfica. Além do Festival Internacional de Curtas de São Paulo, a mesa contou com palestrantes de festivais como Cannes, Doha e La Guarimba, com amplo público.
O Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo abriu oficialmente suas inscrições durante o evento. Curtas-metragens de até 25 minutos podem ser inscritos através da plataforma ShortFilmDepot (www.shortfilmdepot.com), e os deadlines são: 31 de março (para filmes produzidos em 2024), 15 de abril (para filmes internacionais produzidos em 2025) e 30 de abril (para filmes latino-americanos e brasileiros produzidos em 2025). O evento chega este ano à sua 36ª edição e já tem data de realização definida: 21 a 31 de agosto de 2025.
A Associação Cultural Kinoforum é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades e projetos de apoio ao setor audiovisual brasileiro e de promoção da cidadania, com ações que focam na inclusão cultural e social. A Kinoforum também é responsável pela realização do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulistano e seu impacto em âmbito cultural e social.
O Instituto Guimarães Rosa (IGR) é a unidade do Ministério das Relações Exteriores responsável pela diplomacia cultural brasileira. Tem como missão a promoção, no exterior, de ações no campo das artes, da educação e da língua portuguesa. O IGR é representado, na França, pela Embaixada do Brasil em Paris.
Conheça ao final mais detalhes da programação.
realização
Associação Cultural Kinoforum
Spcine
Embaixada do Brasil em Paris
Instituto Guimarães Rosa
redes sociais
www.instagram.com/curtakinoforum/
www.linkedin.com/company/kinoforum/
www.tiktok.com/@curtakinoforum
www.youtube.com/curtakinoforum
sites de interesse
Kinoforum: www.kinoforum.org
Spcine: www.spcine.com.br
Brazilian Shorts @ Clermont-Ferrand ISFF 2025: https://www.brazilianshorts.kinoforum.org/
Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand: https://clermont-filmfest.org/

Foto Camille Dampierre
DETALHES DA PROGRAMAÇÃO
Programa Brazilian Shorts from São Paulo
2 Brasis
dir. Carol Aó, Helder Fruteira • 15′ • 2024
Estrela, líder revolucionária, foge do maior presídio do Brasil do Norte para cruzar a fronteira e lutar pela unificação dos Dois Brasis.
Migué
dir. Rodrigo Ribeyro • 15′ • 2025
Elisa, uma trabalhadora da cidade de São Paulo, decide faltar ao serviço para ir à praia.
Anastácia
dir. Lilih Curi • 15′ • 2025
Quando a liberdade está por um fio, Anastácia luta para romper o silêncio e levar o seu opressor à justiça.
Carlinha e André
dir. Ricky Mastro • 14′ • 2024
Carlinha passa o seu dia esperando a volta do amor de sua vida.
Quase Trap
dir. Filipe Barbosa • 23′ • 2025
Com o incentivo de Du, seu irmão mais velho, Tiunai luta para encontrar seu lugar no mundo, conquistar a garota dos seus sonhos e provar seu valor em meio às dinâmicas da quebrada.
Curtas de realizadores brasileiros que integram outras programações da seleção oficial:
Amarela
Competição Internacional
dir. André Hayato Saito • 15′ • 2024
São Paulo, julho de 1998. No dia da final da Copa do Mundo contra a França, Erika Oguihara, de 14 anos, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, está ansiosa para comemorar um título mundial pelo seu país. Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com uma violência que parece invisível e adentra em um mar doloroso de sentimentos.
Jacaré
Competição Internacional
dir. Victor Quintanilha • 17′ • 2024
Pedro é um adolescente que vende bebidas no engarrafamento de uma estrada expressa que leva milhares de pessoas ao litoral durante o verão. Movido pela curiosidade e pelo desejo, Pedro embarca em uma aventura que o transforma profundamente.
Eu Sou um Pastor Alemão
Competição Internacional
dir. Angelo Defanti • 15′ • 2024
Olá, eu sou um pastor alemão. Graças à minha formidável capacidade de aprendizado, lealdade e versatilidade, sou responsável por zelar pela segurança deste rebanho. Infelizmente, hoje, não trago notícias auspiciosas.
L’Homme de Merde
Competição Nacional
dir. Sorel França • 22′ • 2024
Lutando entre a faculdade e o emprego em um hotel de luxo, Fernanda se pergunta se algum dia alcançará algo significativo em sua vida. A chegada do Homem de Merda lhe trará uma oportunidade inesperada.
Filme Som
Retrospectiva “Le Bruit Qui Court”
dir. Cesar Gananian, Alexandre Moura, Brasil • 9′ • 2014
Roberto Michelino é um criador de instrumentos musicais que percorre a cidade acompanhado pelos sons que ele mesmo produz. Uma composição visual e sonora que convida os espectadores a uma jornada hipnótica e rítmica, durante a qual eles observam o som e ouvem as imagens.
ATTi Comunicação – Karina Mancini
Deixe um comentário