BIC Brasil Celebra 75 Anos da Icônica Caneta BIC Cristal com o Projeto ‘Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos’

Homenageando sete décadas de escrita, criatividade e histórias atemporais

A BIC, líder global reconhecida por sua dedicação à escrita e criatividade, celebra com orgulho o 75º aniversário da icônica caneta BIC Cristal em 2025, com o lançamento do inovador projeto “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos”. Criada pela agência VML, a campanha dá nova vida à obra literária “Romeu e Julieta” ao recriar como seria a caligrafia de William Shakespeare, se escrita com uma única BIC Cristal, famosa por sua notável durabilidade e capacidade de escrever até 3 quilômetros.
 

O projeto teve como elemento central um robô equipado com inteligência artificial, que replicou meticulosamente a caligrafia de Shakespeare. Durante 20 dias, o sistema recriou o texto da peça, guiado por análise de caligrafia e validação de especialistas. Um perito em caligrafia comparou 10 das 22 características definidoras do script original de Shakespeare e confirmou a autenticidade na escrita. Por meio da combinação de tecnologia e habilidade artesanal, o projeto destacou o toque humano duradouro na arte de contar histórias, mostrando a intensidade, estilo e as particularidades únicas da escrita do autor.
 

Robô criado para simular a pegada da mão de Willian Shakespeare foi utilizado para a produção do manuscrito de Romeu e Julieta. Livro de 212 páginas foi escrito com uma única caneta BIC Cristal Dura+ (Foto e Direção – Felipe Julian e Foto Júlia Machado)

“Além de celebrar 75 anos de um produto que deixou uma marca indelével em gerações, estamos homenageando o poder transformador da escrita – uma ponte para a conexão, inspiração e histórias que transcendem o tempo”, afirmou Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina.

Rodrigo Iasi, diretor de marketing da BIC Brasil e Argentina (Foto: Renata Santos/Divulgação/BIC Brasil)


BIC doa a edição reescrita de Romeu e Julieta ao Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro

Francisco Gomes da Costa, Presidente do Real Gabinete Português de Leitura, recebe o exemplar manuscrito de Romeu & Julieta com uma única BIC Cristal Dura+ (Foto e Direção – Felipe Julian e Foto Júlia Machado)


Como parte das celebrações do 75º aniversário, a BIC fez um presente especial à comunidade literária. No dia 30 de janeiro, foi realizada uma cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, onde a edição reescrita de Romeu e Julieta foi oficialmente doada à instituição. O evento também serviu como palco para o lançamento do filme principal do projeto, uma homenagem ao legado da BIC Cristal e à influência duradoura de Shakespeare na literatura mundial.
 

Decio Duarte, gerente de comunicação da BIC, ao lado do Presidente do Real Gabinete Português de Leitura, Francisco Gomes da Costa, durante a entrega do exemplar manuscrito com uso de inteligência artificial e uma única caneta BIC Cristal Dura+ (Foto e Direção – Felipe Julian e Foto Júlia Machado)

Refletindo sobre o significado do projeto, Rodrigo Iasi destacou seu impacto cultural: “A caneta BIC Cristal sempre foi um símbolo de simplicidade e funcionalidade. Ao reescrever Romeu e Julieta com uma única caneta Cristal, prestamos homenagem tanto ao legado da escrita quanto à natureza ilimitada da criatividade. Esta celebração ressalta a missão da BIC de inspirar novas histórias e reunir as pessoas por meio do poder da palavra escrita.”

Clique aqui para abrir o navegador e assistir ao filme do projeto.


Para mais informações sobre o projeto, acesse a landing page “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos” clicando aqui.

 

SOBRE A BIC

Líder global em papelaria, isqueiros e lâminas, a BIC traz simplicidade e alegria para o dia a dia. Há 80 anos, o compromisso da BIC em oferecer produtos de alta qualidade, acessíveis e confiáveis estabeleceu a companhia como um símbolo de confiabilidade e inovação. Com presença em mais de 160 países e mais de 14.000 colaboradores em todo o mundo, o portfólio da BIC inclui marcas e produtos icônicos como BIC® 4-Color™, BodyMark®, Cello®, Cristal®, Inkbox®, BIC Kids®, Lucky™, Rocketbook®, Tattly®, Tipp-Ex®, Wite-Out®, Djeep®, EZ Load™, EZ Reach®, BIC® Flex™, Soleil®, Tangle Teezer® e mais. Listada na Euronext Paris e incluída nos índices SBF120 e CAC Mid 60, a BIC também é reconhecida por seus compromissos constantes com a sustentabilidade e a educação. Para mais informações, visite o site corporativo de BIC clicando aqui e para conhecer a linha completa de produtos BIC, clique aqui.
Siga a BIC no LinkedIn,InstagramYouTube e TikTok.

Anna Bittencourt

Time Approach – PR BIC Brasil

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*