Com curadoria de Sidarta Ribeiro, exposição atrai mais de 30 mil sonhadores ao Museu do Amanhã

Crédito: Museu do Amanhã/Albert Andrade
A exposição ‘Sonhos: História, Ciência e Utopia’, em exibição desde 18 de dezembro no Museu do Amanhã, já recebeu mais de 30 mil visitantes. O sucesso da parceria inédita com o renomado neurocientista Sidarta Ribeiro, que atua como curador da mostra, pode ser conferido em diferentes setores: ‘Labirinto – Somos Descendentes de Sonhadores’, instalação com jogos de luz e sombra, textos e ilustrações; ‘Meditação – Sonhar-criar’, com redes, almofadas e meditação guiada, em ambiente revestido com materiais naturais e ativação olfativa; ‘O Sono é a Cama do Sonho’, em que é possível experimentar os ciclos do sono através de diferentes jogos, instalações e painéis gráficos; ‘Utopias’, obras interativas que se utilizam de recursos como inteligência artificial generativa e produção de vídeos; e ‘Galeria de sonhos e de grandes sonhadores’, uma homenagem a sonhadores de nossa história como Bertha Lutz, Cacique Raoni, Chico Mendes, Darcy Ribeiro, Dona Ivone Lara, Lélia Gonzalez, Lynn Margulis, Martin Luther King, Nise da Silveira, Paulo Freire, Pepe Mujica e Yoko Ono. Em parceria com o Museu de Imagens do Inconsciente, 18 quadros ligados ao que podemos acessar ao sonhar também fazem parte da visita. Os ingressos estão disponíveis no Sympla ou na bilheteria do Museu.


 Sobre o Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, a Shell, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui ArcelorMittal, Engie, IBM, Volvo e TAG. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Mercado Livre e Águas do Rio, conta ainda com apoio de Bloomberg, Colgate, EMS, EGTC, EY, Granado, Rede D’Or, Caterpillar, TechnipFMC e White Martins. Além da DataPrev, Fitch Ratings e SBM OffShore apoiando em projetos com a Lei de Incentivo Municipal, conta com os parceiros de mídia Amil Paradiso, Rádio Mix, Revista Piauí, Canal Curta ON e Assessoria Jurídica feita pela Luz e Ferreira Advogados.

Sobre o IDG

O IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão é uma organização social sem fins lucrativos especializada em conceber, implantar e gerir centros culturais públicos e programas ambientais. Atua também em consultorias para empresas privadas e na execução, desenvolvimento e implementação de projetos culturais e ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, e Museu das Favelas, em São Paulo. Atuou ainda na implantação e na gestão do Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica e como realizador das ações de conservação e consolidação do sítio arqueológico do Cais do Valongo, na região portuária do Rio de Janeiro. Também foi responsável pela concepção e implementação do projeto museológico do Memorial do Holocausto, inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro. Saiba mais no link
Assessoria de Imprensa Museu do Amanhã

Marcele Ferraz – Alter Conteúdo

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*