Tribos Jornada Cultural completa 20 anos desenvolvendo a cidadania e o empoderamento juvenil
Em dezembro, a Parceiros Voluntários disponibiliza e-books com as imagens das últimas oito cidades que receberam o apoio do projeto
Porto Alegre, dezembro de 2024 – Para retratar o impacto positivo das tecnologias sociais e homenagear os 20 anos da jornada de Tribos, a Parceiros Voluntários, organização da sociedade civil com a missão de ampliar a cultura do voluntariado e educação para a cidadania no Brasil, lançou quatro e-books apresentando uma coletânea de fotos produzidas pelos estudantes da última edição do projeto. O Tribos Jornada Cultural é um projeto, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, que oportuniza a formação em fotografia artística e documental para estudantes de escolas públicas. A produção do material é uma maneira de registrar a história da ação social e dar visibilidade para os jovens que apoiaram e fizeram parte dessa trajetória.
Desde junho de 2024, a Parceiros realizou o projeto em quatro cidades brasileiras: Campo Grande, Catalão, Palmas e Salvador. A primeira etapa de execução é a formação dos educadores em quatro horas presenciais. Na segunda etapa, os estudantes são estimulados a pensar na resolução de problemas de sua comunidade por meio das Trilhas da Cidadania (Culturas, Meio Ambiente e Educação para a Paz), utilizando metodologias ativas e construindo um projeto que envolve ações de cidadania. Já na terceira fase, os alunos recebem oficinas de fotografia, a partir da sensibilização do olhar através das lentes das câmeras fotográficas, na perspectiva de um olhar mais profundo sobre seus contextos e territórios, além de técnicas para manuseio de câmeras fotográficas profissionais, e também aprendem a usar recursos dos celulares próprios para registro fotográfico dos projetos e das iniciativas que foram colocadas em prática nas suas comunidades.
“Nossa expectativa é sempre abraçar o maior número de escolas, estudantes e educadores possível. Também, ver na prática os impactos que o protagonismo juvenil pode gerar em suas comunidades. O grande objetivo de Tribos Jornada Cultural é desenvolver a cidadania e o empoderamento juvenil, incentivando as lideranças positivas e o poder de transformação social que existe em cada jovem. Acompanhamos de perto indicadores de Educação, como taxas de abandono escolar e a importância do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e acreditamos que projetos como Tribos são determinantes para motivar os estudantes da Educação Básica e despertar sonhos que muitas vezes são deixados de lado por jovens em situação de vulnerabilidade social. É por isso que um dos nossos pilares de atuação é voltado para Jovens Líderes e buscamos expandir nossas ações para todo o Brasil”, declara Anna Paula Montini, Superintendente da Parceiros Voluntários.
As Imagens dos e-books ilustram os estudantes, sua comunidade, as práticas de fotografia, as ações sociais realizadas e o resultado dos seus projetos. Os conteúdos desta edição e do ano passado, que ocorreu nas cidades de São Gonçalo (RJ), Mogi Guaçu (SP), Cabo Santo Agostinho (PE) e Balsa Nova (PR), estão disponíveis no site de Tribos.
Sobre a Parceiros Voluntários
A Parceiros Voluntários é uma Organização da Sociedade Civil com 27 anos de existência que atua desenvolvendo uma série de tecnologias sociais que permitem hoje, junto com parceiros, cocriar e implantar soluções que impactam positivamente todo o ecossistema social. Atua com a execução de projetos para que as empresas possam atender às questões sociais do ESG e alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.. Suas ações e projetos, em parceria com diversas organizações, já beneficiaram mais de 9 milhões de pessoas no Brasil.
Thaís Bittencourt| PinePR
Deixe um comentário