Orquestra Ladies Ensemble une culturas em concerto étnico no Solar do Rosário
Uma viagem do Oriente ao Ocidente sem precisar sair do lugar. É o que promete a Orquestra Feminina Ladies Ensemble no concerto Músicas do Mundo, que será apresentado na sexta, dia 22 de novembro, no auditório Regina Casillo, no Solar do Rosário, às 20 horas. A Ladies Ensemble é a única orquestra brasileira com instrumentos orientais em sua formação, o que a torna pioneira nessa linguagem artística.
Conforme a fundadora da orquestra, a violista Fabiola Bach Akel, instrumentos orientais trazem à apresentação um toque especial. “O Músicas do Mundo transporta o público a uma viagem aos sons e ritmos de outros povos e etnias, permeando paisagens sonoras exóticas e fascinantes. A intenção é proporcionar uma experiência musical única”.
O concerto é uma celebração da música como linguagem universal e da importância da diversidade cultural. Com um repertório diversificado que abrange desde a Europa até a Ásia, o concerto apresenta obras de compositores renomados como Yo soy Maria” de Astor Piazzolla (Argentina), “Zorba” de Mikis Theodorakis (Grécia), além de canções tradicionais de diferentes países, como “Keieve Mii” de Ihor Shamo (Ucrânia) e “Dovlet”, música tradicional do Azerbaijão e Turquia.
Protagonismo Feminino
A Orquestra Ladies Ensemble, pioneira no Brasil ao reunir exclusivamente mulheres instrumentistas, foi fundada em 2009 pela violista Fabiola Bach Akel. A Ladies Ensemble é um símbolo de empoderamento feminino e um exemplo de como a música pode ser um veículo de transformação social. Ao reunir mulheres de diferentes idades e origens, a orquestra demonstra que a música não tem gênero e que as mulheres podem ocupar qualquer espaço no mundo da música.
Com 25 musicistas, a Ladies Ensemble já realizou diversos projetos, como o Concerto das Rosas, Bravíssimo – Concertos Barrocos e Ópera Carmen encontra Butterfly. A orquestra tem como objetivo democratizar o acesso à música clássica e destacar o protagonismo de mulheres instrumentistas. “Nossa intenção é ampliar o espaço para mulheres na música, de maneira profissional. As pautas femininas fazem parte do dia-a-dia da orquestra”, explica Fabíola.
O concerto no Solar do Rosário promete ser mais um momento especial para a orquestra e para o público curitibano. A apresentação faz parte do Plano Anual Solar do Rosário, série de música e literatura. Realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Cartório da Barreirinha, Impextraco e Supermercado Tozetto, com direção geral de Lucia Casillo Malucelli.
Serviço:
O quê: Concerto Mùsicas do Mundo, da Orquestra Ladies Ensemble
Quando: Sexta, dia 22 de novembro
Onde: Auditório Regina Casillo – Solar do Rosário
Horário: 20 horas
Informações: Ingressos à venda no disk ingresso, a partir de R$18,00.
Fernanda Nardo | Jornalista
Isabela França Conteúdo Estratégico
Deixe um comentário