EXPOSIÇÃO “PASSARINHAR: A ARTE DE CONTEMPLAR OS PÁSSAROS” DA ARTISTA VISUAL GIANA PUNDEK NA ORQUIDARIA ROSITA

Gralha azul
Obra de Giana Pundek

A partir do dia 22 de outubro de 2024, a artista visual Giana Pundek apresenta sua nova exposição com o título “Passarinhar: A Arte de Contemplar os Pássaros” na Orquidaria Rosita, em Curitiba. A mostra apresenta um diálogo artístico entre a geometria sagrada e as aves da Mata Atlântica, especialmente do litoral do Paraná. A exposição acontece na estação que celebra o florescimento e a renovação da vida: a primavera. Nesse cenário, a exposição “Passarinhar: A Arte de Contemplar os Pássaros” convida o espectador a se conectar com a espontaneidade da vida natural.

Giana Pundek, selecionou padrões da geometria sagrada como base visual para suas composições. A escolha de cada ave foi feita com base em sua relevância ecológica e natural para o ambiente retratado. As cores vibrantes das plumagens se destacam em meio aos padrões geométricos, proporcionando uma experiência visual enriquecedora. As aves são representadas com precisão em seu habitat natural, capturando a beleza da fauna e da flora locais. “A intenção é que possamos ‘passarinhar’, termo que nos chama a observar os pássaros. Passarinhar não é apenas uma atividade, mas um estado de espírito, e nesta exposição, o espectador é convidado a refletir sobre a simplicidade da vida e o quanto há para ser admirado naquilo que nos cerca”, destaca a artista.

A exposição é composta por obras inéditas, realizadas com aquarela sobre papel 100% algodão Saunders Waterford, com acabamentos em verniz de proteção UV e molduras feitas artesanalmente com madeira de demolição, ressaltando o compromisso da artista com o meio ambiente. Giana tem como inspiração o trabalho de aquarelistas renomadas como Sarah Stokes, Ana Victoria Calderón, e Sarah Margaret Gibson que também deixam impressos em suas obras o detalhismo e a delicadeza na representação da natureza, em especial, os animais.

A exposição “Passarinhar: A Arte de Contemplar os Pássaros” de Giana Pundek busca provocar uma imersão entre arte e natureza, especialmente significativa nesta época em que o desabrochar da primavera e a leveza dos pássaros nos lembram da interconexão de todas as coisas. A exposição permanecerá aberta para visitação até dia 26 de novembro de 2024.

Giana Pundek
Divulgação

Sobre a Artista

Giana Pundek, itajaiense, publicitária e especialista em computação gráfica pela PUCPR, é artista visual e ilustradora com uma trajetória marcada pela pesquisa e o detalhamento de elementos naturais em suas obras. Se destaca por seu trabalho em aquarela, que combina precisão técnica com delicadeza e sensibilidade artística. Sua paixão pela fauna e flora brasileira reflete-se em todas as suas criações, buscando sempre promover a conexão entre arte e natureza. Em 2019 foi premiada no concurso nacional do Selo de Natal dos Correios, participou de exposições coletivas em prol de causas sociais e hoje também faz parte do Coletivo de Arte PulsArte que elabora projetos artísticos que promovem a inclusão da arte em espaços públicos e hospitalares, como o realizado no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em 2024.

Sobre a Orquidaria Rosita

A Orquidaria Rosita, localizada em Curitiba, é um projeto do arquiteto Jayme Bernardo com paisagismo de Luiz Carlos Orsini, que une natureza, arte e gastronomia, sendo um ponto turístico da cidade. Sua fundadora, Rosita Beltrão Rischbieter, iniciou sua paixão por orquídeas em 1984, colecionando mais de 60 espécies. Rodeada por um exuberante jardim de orquídeas, o local proporciona um ambiente único e acolhedor, ideal para a apreciação de arte em sintonia com a natureza.

Serviço:

Exposição: “Passarinhar: A Arte de Contemplar os Pássaros”

Artista: Giana Pundek

Período: De 22 de outubro a 26 de novembro de 2024

Local: Orquidaria Rosita

Endereço: Rua Mateus Leme, 3.440 – São Lourenço, Curitiba

Site: www.orquidariarosita.com.br

Instagram: @orquidariarosita

Estacionamento: Próprio, anexo à propriedade

Apoio:

Zilda Fraletti

Katia Velo – Arte, Cultura e Comunicação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*