Eduardo Kobra homenageia médicos em mural no Hospital Edmundo Vasconcelos
Em celebração aos 75 anos do hospital, artista une a história e
valorização dos profissionais do local em obra de 190 m²
Uma nova intervenção artística de Eduardo Kobra já pode ser apreciada na cidade de São Paulo. Em parceria com o Hospital Edmundo Vasconcelos, localizado na zona sul da capital, o artista retratou a dedicação dos profissionais da saúde que fazem parte dos 75 anos de história da instituição. O mural, com 190 m² de pintura, está visível para todos que passam pela Rua Borges Lagoa, ao lado do Parque Ibirapuera.
“Esse painel transmite uma mensagem de dedicação e confiança, características que acompanham a trajetória do hospital desde sua fundação. Coloquei nesta obra muita positividade, buscando expressar empatia e o renascimento de um corpo médico tão longevo e bem-sucedido”, comenta Kobra.
A ilustração, escolhida em conjunto com o Hospital Edmundo Vasconcelos, coloca o espectador no papel de paciente durante uma cirurgia, capturando a perspectiva do corpo clínico em ação. Kobra trouxe essa visão única, destacando a conexão entre a equipe médica e a comunidade, por meio de uma relação sólida e respeitável ao longo dos anos. O artista utilizou técnicas mistas para compor o resultado final.
Um dos fatores que inspirou Kobra nesse projeto foi a ligação do hospital com a arte: o prédio foi projetado por Oscar Niemeyer, conta com jardins de Burle Marx e abriga uma obra de Di Cavalcanti em exposição. “Foi especial colaborar com uma comunidade que também valoriza a arte. Ver uma obra minha em um espaço tão respeitado e prestigiado é extremamente motivador”, afirmou o artista.
Além de sua proposta artística, o mural tem o objetivo de impactar positivamente pacientes, funcionários e a comunidade, reforçando a imagem do hospital como um espaço de confiança e cuidado. “Estamos entusiasmados com este presente em comemoração aos 75 anos do Hospital. Kobra, um artista que simboliza inovação e progresso, foi a melhor escolha para abrilhantar nosso ambiente. A arte tem o poder de transformar espaços, inspirar pessoas e criar conexões significativas. Proporcionar essa experiência a todos que passam pelo nosso hospital é investir em uma visão de que o fator humano é essencial e impacta diretamente na vida, felicidade e bem-estar de todos”, declarou Dario A. Ferreira Neto, Diretor Geral do Hospital Edmundo Vasconcelos.
Crédito da imagem: drone.cyrillo |
Kobra já realizou cerca de 3 mil murais em aproximadamente 35 países e em diversos estados brasileiros. Em instituições de saúde na cidade de São Paulo, o artista tem painéis instalados no Hospital das Clínicas, o Hospital 9 de Julho e, agora, o Hospital Edmundo Vasconcelos.
Sobre Eduardo Kobra
Nascido na periferia de São Paulo em 1975, Eduardo Kobra alcançou reconhecimento global como um dos artistas mais renomados da atualidade. Sua jornada artística começou como pichador na adolescência. Ao longo dos anos, Kobra desenvolveu seu estilo marcante de muralismo, caracterizado por cores vibrantes e contrastantes, e sua habilidade em retratar personalidades, fatos históricos e questões sociais em murais gigantescos.
Com obras em cinco continentes, Kobra quebrou recordes em tamanho de murais, incluindo o maior mural grafitado do mundo. Seu trabalho ganhou visibilidade internacional, com destaque para a obra “O Beijo” em Nova York. Além disso, ele recebeu convites de galerias, museus e organizações, incluindo a ONU, para exibir suas obras e participar de projetos de prestígio.
Kobra também se envolve em causas sociais, usando a arte como veículo para promover mudanças positivas. O Instituto Kobra busca aproximar a cultura de quem tem menos acesso e apoiar causas humanitárias, enquanto suas parcerias com empresas contribuem para viabilizar seus projetos públicos de grande escala. Sua trajetória é um exemplo inspirador de como a arte pode transcender fronteiras e causar impacto positivo no mundo.
Brenda Novaes – CDI Comunicação
Deixe um comentário