Curitiba inspirou Francis Ford Coppola em Megalópolis, seu mais recente filme com estreia prevista para o final de outubro no Brasil

31 DE OUTUBRO NOS CINEMAS

Em entrevistas para a imprensa brasileira, o diretor, vencedor do Oscar responsável por clássicos do cinema como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, comentou que sua ideia para a cidade retratada no novo longa-metragem tem como inspiração o projeto de Jaime Lerner para a capital paranaense

Adam Driver e Nathalie Emmanuel em cena de Megalópolis | Créditos: Cortesia Lionsgate US

Megalópolis, novo longa do visionário diretor e roteirista vencedor do Oscar® Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão e Apocalypse Now), conta a história de um conflito épico na imaginária cidade de Nova Roma em que as pessoas precisam escolher entre o lado visionário utópico de Cesar Catilina (Adam Driver), com o projeto de uma nova versão de cidade, Megalópolis, e o pragmatismo realista de Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito). O que poucos sabem é que a inspiração do cineasta para o projeto de Cesar Catilina é brasileira.

Em entrevista para a imprensa em setembro, Coppola comentou que tanto o personagem de Adam Driver quanto o projeto defendido pelo artista na trama foram inspirados, respectivamente, em Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, e na capital do estado, Curitiba. De acordo com Coppola, o projeto da cidade brasileira o inspirou para criar o projeto igualmente utópico defendido por seu personagem principal, Cesar Catilina, que, assim com Jaime Lerner, é um urbanista visionário defensor de uma remodelação de Nova Roma.

Megalópolis teve sua estreia no Festival de Cinema de Cannes deste ano, quando disputou a Palma de Ouro. A história se passa na fictícia Nova Roma, uma cidade que vive um período de mudanças urbanas e uma disputa entre Cesar Catilina (Adam Driver), um urbanista sonhador, e Franklin Cicero (Giancarlo Esposito), ambicioso prefeito de Nova Roma. O elenco inclui Nathalie Emmanuel, Shia LaBeouf, Aubrey Plaza, Jon Voight e Laurence Fishburne. O lançamento nos cinemas está marcado para 31 de outubro, com distribuição da O2 Play.

Sinopse: A cidade de Nova Roma é o cenário de um grande conflito entre Cesar Catilina, artista idealista, e seu rival, o ganancioso prefeito Franklin Cicero. No meio deles está Julia Cicero, que deve escolher entre a lealdade ao pai e o amor por Cesar, enquanto decide que futuro a humanidade merece.

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.

Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo, Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023, Priscilla e Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close e o indicado ao Oscar® 2024 de Melhor Filme Internacional Dias Perfeitos.

Mais informações no site da O2 Play.

ASSISTA AO TRAILER AQUI

Maria Morales – Agência Lema

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*