IMERSÃO COM ELAS: SENTIDO DO OLHAR – ENCONTRO COM ESTELA SANDRINI E RODA DE CONVERSA ARTE, MUSEUS E ACESSIBILIDADE, VAMOS PRATICAR?


O Museu de Arte da UFPR (MusA) convida para o primeiro evento da programação educativa “Imersão com Elas”, que faz parte da exposição de longa duração “Elas no MusA: apontamentos e pesquisas sobre artistas mulheres no Acervo.”

Este evento especial faz parte da Primavera dos Museus do MusA-UFPR de 2024 – evento nacional e anual fomentado pelo Instituto Brasileiro dos Museus – IBRAM, que a cada ano propõe um tema norteador para os museus e instituições museais pensarem seus eventos durante a semana que abre a estação da primavera do hemisfério sul.

Este ano, o tema proposto foi “Museus, Acessibilidade e Inclusão” e, a partir daí, a equipe do MusA, articulada pela museóloga Lidiane Nascimento, pensou em um evento e uma homenagem à artista plástica Estela Sandrini, cuja trajetória artística é marcada pelo pioneirismo em temas de acessibilidade, inclusão e questões de gênero na arte.

A programação inclui um encontro imersivo com Estela Sandrini na sala de exposições, seguido de uma Roda de Conversa que discutirá a acessibilidade nas exposições de arte e espaços culturais e as possibilidades práticas para tornar os museus e exposições mais acessíveis e inclusivos.

Programação:

14h00: Encontro com a artista Estela Sandrini – Imersão na sala de exposições, proporcionando ao público uma interação direta com sua obra e com a artista.

15h00: Abertura e início da Roda de Conversa

15h10: Sandra Marchi – Pesquisadora e Professora da UFPR apresentará o See Color, linguagem tátil das cores, uma tecnologia assistiva que amplia o acesso de pessoas com deficiência visual à experiência artística.

15h40: Enio Rodrigues da Rosa – Diretor do Instituto Paranaense de Cegos, apresentará os desafios e conquistas no acesso à cultura por parte do público cego e de baixa visão, explorando as barreiras e soluções no contexto dos museus.

16h10: Convidadas especiais: Luzia da Luz Silveira, Andreia Andrade da Rocha e Estela Sandrini – Relatos e reflexões sobre práticas inclusivas e o impacto do design expositivo acessível.

16h30: Estela Sandrini – A artista abordará sua trajetória como uma vanguardista, tanto na arte quanto nas políticas de gênero e inclusão, destacando suas contribuições para tornar a arte mais acessível e representativa.

17h00: Abertura para perguntas – Um momento para interação e diálogo entre os palestrantes e o público, fomentando uma troca rica de experiências e ideias.

17h30: Coffee-break e encerramento.

Mediação do evento: Lidiane Nascimento, especialista em Educação Especial e Inclusiva e Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Lidiane atua no MusA-UFPR há oito anos como museóloga.

Sobre a Exposição:

A exposição “Elas no MusA” explora o acervo do MusA por meio de uma seleção de obras de artistas mulheres, destacando a diversidade de suas origens, formações e práticas artísticas. Com foco em interseccionalidade, a exposição promove o debate sobre a representatividade feminina na arte e questões de inclusão e acessibilidade cultural.

Data: 25 de setembro de 2024
Local: Museu de Arte da UFPR (MusA), Praça Santos Andrade, nº 50
Entrada: Gratuita | Vagas limitadas
Inscrições: No início do evento ou por formulário online:
Formulário de Inscrição
Contato para mais informações: (41) 3310-2660

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*