ARTRIO – Luiz Zerbini lança livro de artista

Foto: Pat Kilgore
Livro_Luiz Zerbini_“Monstera Deliciosa Pândanus Coccothrianax Crinita Útilis Cabeluda Mucuna”

ZERBINI LANÇA LIVRO DE ARTISTA NA ARTRIO 2024

Edição gigante de monotipias, impressa manualmente, com tiragem limitada, será lançada com a presença do artista no estande da galeria Maneco Müller : Múltiplo.

Obra estará exposta na feira de arte carioca de 25 e 29 de setembro, na Marina da Glória. 

No dia 26 de setembro, às 12h, Zerbini promove também uma visita guiada à sua exposição “Pedra, metal e madeira”, em cartaz na galeria.

A Maneco Müller : Mul.ti.plo, que é como passa a se chamar a galeria Mul.ti.plo, no Leblon, traz uma grande novidade para a ArtRio: o lançamento de um livro de artista de Luiz Zerbini. O livro “Monstera Deliciosa Pândanus Coccothrianax Crinita Útilis Cabeluda Mucuna” é uma edição especial, de grandes dimensões, impresso manualmente, com tiragem de apenas 11 exemplares. A obra estará exposta e à venda no estande da galeria durante a ArtRio, de 25 e 29 de setembro. Outra atração é a visita guiada com Zerbini à sua exposição “Pedra, metal e madeira”, em cartaz na galeria. O evento acontece no dia 26 de setembro, às 12h, e pede-se confirmar a presença pelo telefone ou WhatsApp.

No formato de 98 X 75 cm (fechado), o livro “Monstera Deliciosa Pândanus Coccothrianax Crinita Útilis Cabeluda Mucuna” levou três anos para ser realizado. Impresso em papel Hahnemuhle 300g, 100% algodão, com tintas Charbonnel, a obra reúne parte importante da recente produção em monotipia de Zerbini, fruto do encontro dele com o Estúdio Baren, criado pelo editor e impressor carioca João Sánchez. O projeto editorial é do próprio João, com colaboração de Ana Luiza Fonseca.

O livro é costurado à mão com encadernação japonesa pela experiente encadernadora Gabriela Irigoyen. A capa é uma impressão em feltro de lã de carneiro, o mesmo usado para a impressão em prensa calcográfica. A base é de compensado de freijó, tratado e pintado com o mesmo pigmento das impressões das gravuras. Cada edição vem acondicionada em uma embalagem de cartão micro ondulado de PH neutro, material leve e resistente, ideal para conservação de obras em papel. A caixa tem um fecho de imã, que permite ser aberto e fechado de forma rápida e prática, sem a necessidade de retirar o livro de dentro dela.

Há quase uma década, Zerbini e João Sánchez pesquisam diversas formas de imprimir monotipias, misturando técnicas e materiais, papéis, matrizes e pigmentos. Uma das preocupações do artista acerca desse trabalho se relacionava com a forma de exposição das obras. A cada sessão de impressão, eram produzidas por volta de seis monotipias diferentes, formando um grupo coeso de imagens. Entretanto, ao serem separadas, divididas entre diferentes galerias, exibições em museus e feiras de arte, algumas, segundo Zerbini, perdiam parte de sua força. Ele buscava uma forma de apresentação capaz de manter o grupo unido nas diferentes demandas do mercado. Zerbini e João Sanchez decidiram reunir as monotipias, então, numa única obra, uma publicação capaz de manter as múltiplas imagens agrupadas, permitindo uma leitura linear.

E assim eles chegaram ao formato de livro: a primeira experiência importante de Zerbini trabalhando com gravura – e primeira parceria com o Estúdio Baren – foi no livro de artista “Minhas Edições”, da UQ Editions, em 2014. Com isso, veio a necessidade de criar uma matriz que pudesse registrar essas monotipias e que fosse capaz de reproduzi-las em tiragens manuais. Eles começaram, então, a experimentar uma série de técnicas.

Foi então que chegaram à fotogravura, utilizando matrizes de fotopolímero, usadas na indústria gráfica para impressão de embalagens. Com uma impressão em côncavo, como na gravura em metal, e totalmente artesanal, a técnica rende à imagem uma densidade cromática tão intensa como as das monotipias. Para chegar a esse resultado, no formato de 98 x 75 cm, foram necessários muitos meses de pesquisa e investimentos em equipamentos e materiais. O resultado dessa intensa pesquisa, que segue em constante transformação pode ser apreciado em cada página do livro, que mostra detalhadamente seu processo técnico e editorial.

A iniciativa é um desdobramento da exposição do artista, “Pedra, metal e madeira”, que acontece na Maneco Müller : Mul.ti.plo Galeria, de 5 de setembro a 1º de novembro de 2024. A mostra reúne cerca de 20 obras recentes, entre gravuras em metal, litogravuras e monotipias, sendo a maioria inédita. O texto crítico é de Fred Coelho. Quanto ao novo nome da galeria, a mudança simboliza a sociedade entre Maneco Müller e Stella Ramos na Mul.ti.plo, que atuam em parceria desde 2018.

O ARTISTA

Luiz Zerbini nasceu em São Paulo, em 1959. Iniciou sua atividade artística no final dos anos 1970. Expoente da chamada Geração 80, é conhecido por fazer pinturas em grande escala de colorido exuberante, em geral figurativas e com incursões no abstracionismo geométrico. Suas composições incluem a paisagem e as formas da natureza. Sua obra transita entre a pintura, a escultura, a instalação, a fotografia, a produção de textos e vídeos. É um dos integrantes do grupo Chelpa Ferro. Atravessando seus quase 50 anos de produção, a poética de Luiz Zerbini destaca-se por uma voluptuosa e desconcertante paisagística, combinando vegetação, ambientes urbanos, fabulação, memória e alegorias.

Entre as exposições recentes, destacam-se: Paisagens Ruminadas, CCBB RJ (2024); Siamo Foresta, Triennale Milano, Milão (2023); Dry River, Sikkema Jenkins & Co, Nova York (2022); A mesma história nunca é a mesma, MASP, São Paulo (2022); Fire, Stephen Friedman Gallery, Londres, Reino Unido (2020); Nous Les Arbres, Fondation Cartier, Paris (2019); Intuitive Ratio, South London Gallery, Londres (2018); Dreaming Awake, House for Contemporary Culture, Maastricht (2018); Luiz Zerbini, Stephen Friedman Gallery, Londres, Reino Unido (2017); Perhappiness, Sikkema Jenkins & Co, Nova York (2016); Natureza Espiritual da Realidade, Galpão Fortes Vilaça, São Paulo (2015); Pinturas, Casa Daros, Rio de Janeiro (2014); Amor lugar comum, Centro de Arte Contemporânea Inhotim (2013); Amor, MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2012); entre outras.

MANECO MÜLLER : MUL.TI.PLO

Inaugurada em 7 de dezembro de 2010, a Mul.ti.plo Espaço Arte tornou-se ao longo do tempo mais do que uma galeria, onde as obras ficam expostas para a apreciação do público. A Mul.ti.plo é mais que uma galeria, é um ponto de encontro de artistas, estudiosos, colecionadores e apreciadores da arte contemporânea. Movida pelo desejo constante de oferecer ao público formas diferentes de se relacionar com a obra de arte, cada exposição montada é fruto de um trabalho dedicado, cuidadoso e apaixonado, que busca sempre desafiar o olhar do visitante, despertar a reflexão e incentivar a fruição estética. Ao longo de 10 anos, a galeria se consolidou como um espaço que investe no lançamento de edições exclusivas e cultiva preciosidades. Aqui, artistas consagrados e novos talentos oferecem o melhor de sua criação. Com múltiplos, obras em papel, objetos e pinturas, além de projetos especiais, de importantes artistas brasileiros e estrangeiros, a proposta é não só enriquecer coleções já estruturadas, como atrair também não especialistas e despertar novos colecionadores. Em 2017, a galeria expandiu-se para o Vale das Videiras, com a inauguração da A2 + Mul.ti.plo, em Petrópolis. Em 2024, para selar oficialmente a parceria entre os dois sócios Maneco Müller e Stella Ramos, a galeria passa a se chamar Maneco Müller : Mul.tiplo.

Entre os momentos mais emblemáticos da galeria estão as exposições de Waltercio Caldas (2022 e 2012), José Rezende (2022), Cildo Meireles (2019), Carlos Vergara e Roberto Magalhães (2019), Eduardo Sued (2015), Pedro Cabrita Reis (2014), Antonio Dias (2013), além de inúmeras coletivas com artistas renomados. Destacam-se também performances, instalações, mostras e oficinas que se expandiram para novos espaços e outras manifestações artísticas: Chelpa Ferro (Teatro Tom Jobim, 2012); José Pedro Croft (galeria e terreiro do Paço Imperial, 2015), pintura mural de Célia Euvaldo (Oficina Mul.ti.plo Videiras, 2017), exposição e peça de teatro no centenário de Lygia Clark (Fazenda Cachoeira, 2019, Itaipava), O Real Resiste (intervenção nas ruas do Rio de Janeiro, 2020) etc.

SERVIÇO

Lançamento de livro
Título: “Monstera Deliciosa Pândanus Coccothrianax Crinita Útilis Cabeluda Mucuna”
Autor: Luiz Zerbini
Projeto editorial: João Sánchez, com colaboração de Ana Luiza Fonseca
Tiragem: 11 exemplares
Local: Estande da Maneco Müller : Mul.ti.plo Galeria na ArtRio
Endereço: Marina da Glória – Rio de Janeiro
Data:  de 25 e 29 de setembro de 2024


Visita guiada
Dia 26/09 (quinta-feira)
Local: Maneco Müller : Mul.ti.plo Galeria
End: Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon – Rio de Janeiro
Entrada franca
Confirmar: + 55 21 2294 8284 | +55 21 2042 0523 (WhatsApp)

Júnia Azevedo
Escrita Comunicação

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