Oficina de roteiro com Luiz Bertazzo, promovida pelo filme “Casa Izabel”, tem nova edição no FRIACA 2024

Luiz Bertazzo – foto: Julieta Bacchin

O FRIACA – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba recebe a segunda edição da oficina “A Produção de Roteiro com Narrativas LGBTQIA+”, que será conduzida por Luiz Bertazzo, roteirista dos longa-metragens “Alice Junior”, “Casa Izabel” e “Alice Junior 2 – Férias de Verão”, produções da Beija Flor Filmes.

A oficina será gratuita, realizada em 13 de setembro (sexta-feira), das 10h30 às 13h e das 14h às 17h30, no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410, Centro, Curitiba, PR). As inscrições têm início a partir das 14h do dia 04 de setembro (quarta-feira) através do link disponibilizado na bio do perfil de instagram @friaca.festival. Esta atividade é indicada para pessoas a partir de 16 anos. Esta é uma oportunidade para aspirantes a roteiristas e profissionais interessados em explorar as narrativas LGBTQIA+ no cinema e na televisão.

Além de ministrante, Bertazzo atuará como consultor de curtas-metragens no FRIACA LAB – Laboratório de Roteiros. A oficina faz parte da contrapartida social do projeto de lançamento comercial do filme “Casa Izabel” (dirigido por Gil Baroni), viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com produção da Moro Filmes e Olhar Filmes. Esta é a segunda ocasião em que a oficina será ministrada. A primeira edição teve as inscrições esgotadas em poucas horas devido à grande procura, e retorna atendendo a pedidos.


O roteiro como forma de dar voz às próprias histórias
Bertazzo abordará a história e a evolução das narrativas LGBTQIA+ no cinema e na televisão, discutindo os fatores que impactam a construção de personagens, elementos e subtramas. Além disso, será apresentado um estudo de caso baseado no filme “Alice Junior”. Bertazzo demonstrará como a inserção de histórias pessoais e autênticas pode estabelecer uma conexão direta entre o espectador e a obra 

“Estou muito feliz por poder realizar mais uma vez esta oficina na cidade de Curitiba, onde me formei artisticamente e comecei minha carreira como roteirista. A oportunidade de compartilhar minha experiência como roteirista LGBTQIA+ abre caminhos para inspirar novos artistas interessados neste tema, ampliando e difundindo as produções queers”, afirma Bertazzo. “Espero que essas produções deixem de ser vistas como ‘nichadas’ dentro dos festivais e das plataformas de exibição, sendo reconhecidas como legítimas dentro da cultura brasileira. Para isso, trago à oficina a importância de construir personagens que demonstrem suas particularidades dentro da comunidade, mas que também sejam potentes em suas narrativas, a ponto de universalizá-las”, completa.

Com uma carreira de destaque tanto como ator quanto roteirista, Luiz Bertazzo escreveu o longa-metragem “Alice Júnior” (2019), que teve estreia internacional no Festival de Berlim e foi premiado no Festival de Brasília. Em 2021, pelo filme, recebeu o Prêmio Paulo Gustavo de Melhor Roteiro de Comédia pela ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas. Seu segundo longa-metragem “Casa Izabel” (2022) estreou no Cine PE e recebeu cinco prêmios, entre eles o de melhor filme. Em 2021, entrou para a rede de Talentos Paradiso pela incubadora de desenvolvimento de roteiros com o projeto de longa-metragem “Loba”. Em 2024, foi indicado pela ABRA ao prêmio Abraço de Excelência em Roteiro.

Como ator, Bertazzo tem se destacado em importantes produções brasileiras, incluindo as séries “Cidade de Deus: A Luta Não Para” (Max), “Betinho: No Fio da Navalha” (Globoplay), “Notícias Populares” (Canal Brasil), e “Irmandade” (Netflix), além dos filmes “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles e “Baby” de Marcelo Caetano.

Sobre o Filme “Casa Izabel”

Produzido no Paraná, o longa-metragem “Casa Izabel” esteve em cartaz nos cinemas brasileiros entre os meses de junho e julho deste ano.  Sua história retrata um retiro de crossdressers em uma casa isolada, onde homens escapam da realidade opressiva da ditadura militar brasileira dos anos 70 vestindo-se como mulheres. No entanto, a aparente liberdade começa a desmoronar quando o sistema vigente na época se infiltra no local. A direção é de Gil Baroni, com roteiro de Luiz Bertazzo. No elenco estão nomes como Luís Melo, Laura Haddad e Jorge Neto. O filme foi viabilizado através do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba / Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio da Ebanx. É uma produção da Beija Flor Filmes, com coprodução da Duplo Produções, distribuição da Moro Filmes e Olhar Filmes, e apoio do Projeto Paradiso.

Serviço:

Oficina “A Produção de Roteiro com Narrativas LGBTQIA+”, com Luiz Bertazzo, no FRIACA – Festival de Roteiro Audiovisual de Curitiba

Data e horário: 13 de setembro (sexta-feira), das 10h30 às 13h e das 14h às 17h30

Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410, Centro, Curitiba, PR).

Inscrições a partir das 14h de 04/09 (quarta-feira) através do link disponibilizado na bio do perfil de instagram @friaca.festival

Classificação indicativa: para pessoas a partir de 16 anos

Oficina gratuita

Rodrigo Juste Duarte

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*