Rizza Bomfim expõe suas obras na 3ª edição da SP-Arte Rotas Brasileiras
Representada pela Zipper Galeria, artista apresenta sua série Gauss
A artista mineira Rizza Bomfim, representada pela Zipper Galeria, expõe sua série de obras Gauss na 3ª edição da SP-Arte Rotas Brasileiras, que acontece entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro na ARCA, localizada na Vila Leopoldina, em São Paulo.
Gauss representa a continuidade de uma pesquisa óptica realizada por Rizza, que amplia a exploração dos fenômenos da luz em formas curvilíneas e tridimensionais. O trabalho parte dos princípios da geometria óptica, que através da distorção de uma superfície reflexiva possibilita a manipulação da trajetória da luz, provocando uma variedade de efeitos visuais.
Desenvolvida a partir de esferas, a superfície das obras são propositalmente deformadas, para criar curvaturas em reflexões côncavas e convexas, que determinam como a luz será refletida e como as imagens serão formadas. A escolha do alumínio contribui para esse efeito, pois se baseia em um metal único em suas características, desde sua maleabilidade até resistência e leveza.
Aproximando arte, tecnologia e ciência, o processo de criação da escultura envolve uma fusão de técnicas, que inclui modelagem paramétrica, usinagem, impressão 3D, fundição em alumínio e tratamento de superfície. Além disso, a posição do observador em relação à obra também é um ponto determinante de seu conceito, uma vez que o reflexo se altera em tamanho e orientação, conforme o movimento em diferentes posições.
“Busco sempre apresentar obras inéditas. As feiras de arte, com seu intenso fluxo de visitantes, oferecem uma oportunidade única de observar o comportamento da obra fora do ateliê e a interação do público com ela”, afirma Rizza.
O Rotas Brasileiras é uma feira que toma a arte brasileira e suas histórias como ponto de partida, reunindo expositores em ascensão e criadores nacionais renomados e suas inspirações, valorizando a potência e a pluralidade artística do país.
Serviço – 3ª edição SP-Arte Rotas Brasileiras
28 de agosto a 01 de setembro de 2024
28 de agosto: abertura para convidados
29-31 de agosto: das 12h às 20h (entrada até às 19h)
01 de setembro: das 12h às 19h (entrada até às 18h)
Localização: ARCA – Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo, SP
O estacionamento ARCA tem valor de R$70 a diária.
Ingressos:
R$80 (inteira)
R$40 (meia-entrada)
Bilheteria online
Sobre Rizza Bomfim
Natural de Belo Horizonte, Rizza Bomfim reside na capital paulista, se inspira nas relações entre fenômenos ópticos e observador. Sua arte, não se resume a reproduções mecânicas do que vemos ao nosso redor, para a artista, a óptica é uma entidade viva capaz de criar um processo dinâmico que envolve uma complexa interação entre espectador, obra e ambiente. Seu trabalho se desdobra em em diferentes linguagens, de objetos escultóricos à instalação, através da utilização de uma ampla variedade de técnicas que utilizam desde processos clássicos até o uso de tecnologia na construção das suas obras.
Com foco no desenvolvimento de trabalhos que proporcionem a experiência sensorial, suas obras existem de forma simbiótica com o ambiente e o espectador, reagindo às mudanças do entorno, sejam elas provenientes do próprio público ou do local em que estão inseridas. Isso pode incluir instalações que se fundem com o ambiente circundante ou que transformam o espaço expositivo em parte integrante da obra. Seus trabalhos convidam o espectador a mover-se através do espaço, criando representações visuais de movimento e dinamismo.
Em 2017, Rizza Bomfim estreou seu trabalho em uma galeria internacional localizada em Brick Lane, Londres. No ano seguinte, foi convidada para uma residência artística em Tóquio, que resultou em uma exposição coletiva na cidade. Desde então, suas obras foram expostas em diversas cidades como Roma, Atenas, Los Angeles e Miami. Já em 2018, participou de renomadas mostras de design e arquitetura, como CasaCor e Modernos Eternos, e também foi selecionada para a Bienal de Artes de Brasília do SESC, tendo uma de suas obras adquirida para o acervo permanente.
No ano de 2019, teve seu primeiro trabalho de caráter instalativo realizado em São Paulo, a “House of Energy”, assim como sua primeira intervenção pública em Belo Horizonte, contemplada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Em 2020, ocupou a Praça Adolpho Bloch com a obra de grande escala, “A Criação”, trabalho que rendeu instalação também na Praça Victor Civita e sua aquisição permanente em maiores dimensões na Clodomiro Amazonas, na capital paulista.
Estreou individualmente a exposição “Tudo que é uno se divide”, na Zipper Galeria, em 2021, que culminou na representação da artista pela galeria. O trabalho de Rizza está frequentemente presente nas principais feiras de artes brasileiras, como SP-Arte e Arte Rio. No ano de 2024, passou a integrar, com a instalação ‘Fóton’, uma das mais relevantes coleções de arte do país, a Usina de Arte. Projeto fora do eixo Rio – São Paulo, na Zona da Mata pernambucana, que reúne em um grande parque de esculturas obras de artistas contemporâneos locais, brasileiros e internacionais.
Sobre o Rotas Brasileiras
Rotas Brasileiras é uma feira que toma a arte brasileira e suas histórias como ponto de partida, reunindo expositores que valorizam a potência e a pluralidade artística do país. É uma feira de descobertas, com projetos que refletem tanto o que está despontando na cena, como também resgata e homenageia grandes criadores e criadoras da arte brasileira e aquelas que a influenciam.
A 3ª edição do Rotas Brasileiras ocorrerá de 28 de agosto a 01 de setembro de 2024, na ARCA, e contará com a direção artística de Rodrigo Moura. Junto à SP-Arte, Moura vai colaborar com as galerias no desenvolvimento artístico dos projetos para a feira. Rodrigo Moura é curador, editor e crítico de arte brasileiro. Desde 2019, atua como curador-chefe no Museo del Barrio (Nova Iorque).
Para a terceira edição, a feira reafirma o propósito de reunir diversos agentes que formam o sistema das artes, incluindo galerias de arte, instituições culturais e espaços autônomos.
Larissa Vasconcelos Da Silva – Indexo Conectada
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